Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Informe Curitiba
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Informe CuritibaInforme Curitiba
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Geral

Bonde Urbano Digital fica ocioso enquanto ônibus sofre com superlotação

3 de junho de 2026
Compartilhar

Enquanto os passageiros da Linha São Roque/Pinhais viajam em ônibus superlotados nos horários de pico, o novo Bonde Urbano Digital (BUD) passa a maior parte do dia parado no terminal. O veículo elétrico encerra nesta semana seu período de testes de seis meses, deixando um rastro de queixas de quem depende do transporte coletivo e esperava que a novidade, estreada em janeiro, aliviasse o sistema. Desde o início da sua operação, o BUD realiza quatro viagens ao dia, cinco vezes na semana – exceto às segundas e sextas-feiras. As saídas acontecem às 10h15 e 14h15 do Terminal São Roque, em Piraquara. Em contrapartida, a Linha São Roque/Pinhais, gerenciada pela Agência de Assuntos Metropolitano do Paraná (AMEP), realiza em dias úteis 141 viagens por dia (somando ida e volta). Para quem depende do ônibus e passa pelo terminal apenas nos horários de pico, a sensação é de que o BUD não está mais funcionando. “Eu nunca vi ele saindo do terminal. Eu pego a Linha São Roque/Pinhais todos os dias, sempre às 5h40. Ele vai sempre lotado, na ida e na volta. Se o BUD operasse nesses horários de maior movimento seria muito melhor”.Karina*, 28 anos, professoraA reportagem da Tribuna do Paraná esteve no Terminal São Roque e localizou um totem eletrônico que deveria exibir os dias e horários de partida do BUD para os usuários. O equipamento, no entanto, estava desligado. Totem que deveria exibir os dias e horários de funcionamento do BUD estava desligado. Foto: Eloá Cruz / Tribuna do Paraná.Enquanto o usuário fica sem informação e o totem permanece apagado, os trajetos da Linha São Roque continuam lotados. Um ônibus da linha convencional tem capacidade de 80 a 120 passageiros, enquanto o BUD tem espaço para até 280 pessoas. O veículo elétrico é articulado, tem mais área interna e 30 metros de comprimento. O bonde de alta tecnologia faz parte de um contrato entre CRRC Nanjing Puzhen CO. LTD e a Global Ace Participações e Investimentos LTDA a um valor de R$ 6 milhões por um prazo de 15 meses. Ana Carolina* é moradora em Pinhais e precisa se deslocar todos os dias até Piraquara para deixar a filha na escola. Como motorista de aplicativo, ela acredita que a operação do novo bonde poderia melhorar a mobilidade de toda a região. “Fizeram tanta festa para inaugurar. Mudaram o terminal, mudaram os pontos de ônibus de lugar. Tudo para a chegada desse BUD. No fim, nunca vi ele funcionar”Ana carolina*, 37 anos, motorista de aplicativoPara poder abrigar o novo veículo, o Terminal São Roque, em Piraquara, passou por obras ao longo do segundo semestre de 2025. O espaço passou a funcionar como uma oficina de manutenção e base de carregamento do BUD, que é 100% elétrico. Em paralelo com as obras da garagem do BUD, uma das salas do terminal foi adaptada para servir como Centro e Controle Operacional (CCO) do veículo. Ímãs foram instalados na pista do terminal e também no asfalto da Rodovia Deputado João Leopoldo Jacomel, para a tecnologia de condução autônoma do veículo. Os terminais de ônibus também passaram por adaptações e o pavimento da Avenida Ayrton Senna da Silva, em Pinhais, passou por melhorias para que o BUD possa chegar até o terminal sem dificuldades. Recentemente, o BUD passou por testes de carga nos quais foram utilizados 18 toneladas de sacos de areia no interior do veículo. O objetivo era avaliar o comportamento do sistema de frenagem, torque e estabilidade nas curvas, checando se as especificações de fábrica batiam com a realidade das ruas. O material hoje se encontra empilhado em sem uso no terminal de Piraquara. Sacos de areia empilhados ao lado do BUD, no Terminal São Roque, em Piraquara. Foto: Eloá Cruz / Tribuna do Paraná.Para poder conduzir o gigante elétrico, apenas três motoristas da viação Expresso Azul estão habilitados e passaram por treinamento específico. Lentidão e a manobra da marcha ré Embora o BUD tenha a vantagem teórica de realizar a viagem expressa entre os terminais — sem as paradas consecutivas da linha convencional —, na prática o trajeto do veículo elétrico é mais lento. O motivo é o limite de velocidade: por segurança, o bonde trafega a no máximo 30 km/h. Além da lentidão na pista, a engenharia do veículo impõe um problema de manobra para os horários de maior movimento. O BUD não faz marcha à ré. “Para realizar uma manobra no terminal, o condutor precisa sair da cabine e ir até a outra ponta, caminhando os 30 metros de comprimento do bonde. Tudo isso demanda tempo.”operador do terminal*Todo esse processo é demorado e, se fosse executado nos horários de pico, travaria a circulação das dezenas de ônibus convencionais que entram e saem das plataformas a cada minuto. Essa limitação ajuda a explicar por que o veículo elétrico de alta capacidade é confinado aos horários de calmaria. Usado poucas vezes, o Bonde Urbano Digital ainda mantém o cheiro de novo em seu interior. Foto: Eloá Cruz / Tribuna do Paraná. Cabine de condução do bonde. Foto: Eloá Cruz / Tribuna do Paraná. Equipamento com escritos em chinês é utilizado para fazer o carregamento elétrico do bonde. Foto: Eloá Cruz / Tribuna do Paraná. Bonde Urbano Digital estacionado no Terminal São Roque, em Piraquara. Foto: Eloá Cruz / Tribuna do Paraná.*Os usuários e técnicos que deram entrevista para a Tribuna do Paraná não quiseram divulgar seus nomes completos. AMEP ainda avalia renovação de contrato Em nota enviada para a reportagem da Tribuna do Paraná, a Agência de Assuntos Metropolitano do Paraná (AMEP) disse que está avaliando se vai renovar o contrato do Bonde Urbano Digital. Segundo a agência, o contrato ainda prevê três meses adicionais [após o período de seis meses de testes] para a tomada de decisão. Sobre a possibilidade de fazer com que BUD opere em mais horários durante a semana, especialmente em períodos de maior movimento, a AMEP explica que o Bonde ainda é um sistema em teste. “As operações fora do horário de pico buscam trazer menos conflito com a operação dos ônibus no local”. A AMEP explicou que o BUD passou por testes recentes, que avaliam as condições do veículo transportando a capacidade máxima prevista pelo fabricante. Os resultados ainda estão sendo tratados pela empresa responsável. A aquisição dos sacos de areia estavam previstos dentro do contrato com a empresa responsável pelos testes. A agência reforçou que é a empresa a responsável pela destinação do material. Entrevista “Nunca imaginei viver mais de 30 anos”, Renato Freitas relembra infância e comenta vida política Tribuna Entrevista “Eu não costumo tirar segundo lugar”, diz Rafael Greca, pré-candidato ao governo do Paraná Cafeicultura Paraná mira em cafés especiais para recuperar relevância após Geada Negra Siga a Tribuna no Google, e acompanhe as últimas notícias de Curitiba e região! Seguir no Google

Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Geral

Resultado Mega Sena 3023: Veja os números sorteados nesta quinta (25/06)

25 de junho de 2026
Geral

Governo pode bloquear contas de sites de apostas ilegais em 24 horas

25 de junho de 2026
Geral

Produtor rural precisa usar foto com GPS para pedir seguro no Paraná

25 de junho de 2026
Geral

PGR rejeita delação do ex-presidente do BRB por falta de ineditismo

25 de junho de 2026
Geral

Caixa paga novo lote de cotas esquecidas do antigo PIS e Pasep

25 de junho de 2026
Geral

Tesouro Direto bate recorde em maio com vendas de R$ 10,22 bilhões

25 de junho de 2026