Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Informe Curitiba
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Informe CuritibaInforme Curitiba
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Nacional

Ministra do Meio Ambiente conhece projetos de sustentabilidade do hospital da Rede Ebserh em Brasília

19 de fevereiro de 2026
Compartilhar

A visita serviu para firmar parcerias entre as partes na busca pela concretização dos objetivos sustentáveisO Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB) recebeu a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), Marina Silva, para a apresentação de projetos voltados à consolidação da unidade, que é vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), como referência em sustentabilidade na rede pública hospitalar.
A visita institucional ocorrida no dia 13 teve como foco a articulação de parcerias com o ministério para viabilizar as propostas. “Acreditamos muito ser possível ter aqui uma experiência modelo, que pode ser replicada nos hospitais públicos em todo o país”, avaliou a ministra. 
Durante a visita, a gestão do hospital apresentou um conjunto de iniciativas voltadas à eficiência energética, ao reaproveitamento hídrico, à ampliação do Horto Agroflorestal Medicinal Biodinâmico e ao fortalecimento de práticas de compostagem hospitalar.
O objetivo, segundo a direção, é integrar assistência, ensino e pesquisa a soluções ambientalmente responsáveis, alinhadas às diretrizes nacionais de sustentabilidade e enfrentamento às mudanças climáticas.
“Eu fiquei muito feliz com a visita da ministra Marina Silva. Ela tem interesse de transformar não só o nosso horto num sistema ecologicamente correto, mas de pensar em um hospital promotor da saúde, verde e saudável.”, comentou Fátima Sousa, superintendente do HUB.
Projetos
Ao longo do encontro, foram detalhados três projetos estratégicos, elaborados com o intuito de receber apoio técnico e institucional do MMA. O primeiro contempla o reaproveitamento hídrico, a ampliação do Horto Agroflorestal Biodinâmico Medicinal do HUB e ações de educação ambiental.
A proposta prevê a implantação de sistema de captação de águas pluviais para irrigação sustentável da horta, instalação de miniestufas para cultivo de plantas e a criação de uma trilha ecológica educativa com sinalização. Atualmente, o horto cultiva espécies medicinais, condimentos alimentares e hortaliças, além de desenvolver ações educativas voltadas à comunidade do HUB e a usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
Essa parceria já está acontecendo, a gente já está trabalhando juntos. A nossa Secretaria de Qualidade Ambiental, nosso Departamento de Educação Ambiental está inteiramente à disposição para o projeto de educação ambiental.”, adiantou a ministra Marina Silva.
O segundo é voltado à eficiência energética. Entre as medidas apresentadas estão a instalação de luminárias LED em todo o hospital para reduzir o consumo de energia, a implantação de sensores de presença para otimizar o uso da iluminação e a expansão do sistema fotovoltaico, ampliando a geração de energia limpa e renovável na unidade. Já o terceiro projeto trata da compostagem de resíduos orgânicos hospitalares com tecnologia avançada.
Contem comigo e parabéns pelos projetos.”, destacou a titular da pasta do Meio Ambiente e Mudança do Clima manifestando apoio às parcerias e mobilizações entre a pasta e o HUB para a concretização dos objetivos sustentáveis, que são avaliados em R$ 2,3 milhões.
“O Ministério ele trabalha na parte de formulação de políticas públicas, nós prestamos muito suporte técnico para que as coisas possam ficar em conformidade e sempre é possível alguma parceria”, adiantou a ministra, que frisou que esse é um ponto a ser avaliado e desdobrado pela equipe técnica da pasta.
Horto
Durante a visita, Marina Silva também conheceu o Horto Agroflorestal Medicinal Biodinâmico (Hamb) do HUB, inaugurado em 2024, conversou com gestores e equipes técnicas e destacou a importância de iniciativas que aliem saúde pública e sustentabilidade ambiental.
“O fato da visita da Marina Silva, como a maior autoridade na questão da preservação ambiental [no Brasil], do cuidado da terra, toma outro sentido. Porque a fala dela foi clara no sentido de que ela vai buscar parceiros também para que o hospital seja cada vez mais sustentável. É um marco para o HUB.”, frisou Fátima Sousa.
Sobre a Ebserh
O HUB-UnB faz parte da Rede Ebserh desde janeiro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Nacional

Tenda Lilás leva acolhimento às mulheres durante os festejos juninos em João Pessoa (PB)

26 de junho de 2026
Nacional

Força Nacional capacita profissionais para investigação de crimes ambientais

26 de junho de 2026
Nacional

Presidente Lula e ministro George Santoro entregam primeiro lote da duplicação da BR-470/SC

26 de junho de 2026
Nacional

INSS faz mutirão neste fim de semana com 44 mil vagas nas cinco regiões do País

26 de junho de 2026
Nacional

Governo brasileiro envia equipes e uma tonelada de remédios e insumos para a Venezuela

26 de junho de 2026
Nacional

União doa áreas para regularização fundiária e criação de novo bairro em Macapá

26 de junho de 2026