Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Informe Curitiba
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Informe CuritibaInforme Curitiba
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Nacional

“O Governo tem fortalecido a indústria automotiva no Brasil”, destaca ministro Márcio Elias Rosa

24 de junho de 2026
Compartilhar

Durante o programa Bom Dia, Ministro desta quarta-feira (24/6), Márcio Elias Rosa (Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços) afirmou que o Governo do Brasil mantém uma política de fortalecimento da indústria automotiva brasileira, combinando estímulos à produção nacional, ampliação do acesso ao crédito e abertura controlada às importações.
“O Governo Federal tem intensificado e fortalecido muito a indústria automotiva no Brasil. Quem quiser montar, fabricar, produzir aqui no País encontra vantagens em instrumentos de fomento, de apoio. Mas também não criou uma barreira para a importação. Há três anos começamos um cronograma de elevação do imposto de importação, que vai chegar agora em janeiro do ano que vem, 35% para todos os veículos”, disse o ministro.
Ao comentar a decisão anunciada na terça-feira (23/6) sobre as cotas para importação de veículos elétricos, o ministro ressaltou que o cronograma de recomposição gradual das tarifas de importação segue inalterado e que a medida busca equilibrar interesses de consumidores, montadoras instaladas no país e empresas que estão iniciando a produção nacional de veículos híbridos e elétricos.
“Essa decisão foi tomada porque essas montadoras estão se instalando no país para produzir. Tem uma lá em São Paulo, outra na Bahia, que já estão começando a produzir veículos híbridos e híbridos flex aqui no país, o que é bom para a oferta, tanto para o mercado quanto para a geração de emprego e de renda. Aquele que não fabricar no país não vai poder acessar as linhas de financiamento”, afirmou.
[embedded content]
CARRO SUSTENTÁVEL — O ministro destacou que as políticas industriais implementadas pelo governo têm contribuído para a recuperação do setor automotivo, como o programa Carro Sustentável. De acordo com ele, a medida resultou em aumento de 31% nas vendas dos modelos contemplados.
“Para os veículos que têm reciclabilidade, eficiência energética, veículos de entrada, os mais baratos, zero. Isso fez com que nós tivéssemos um aumento de 31% nas vendas. E esse Carro Sustentável só pode ser um carro fabricado inteiramente no país, 90% de conteúdo local”, explicou
AUMENTO NAS VENDAS — “Esse tipo de medida que vem facilitando, vem favorecendo a indústria automotiva, acabou gerando um aumento total nas vendas, agora no mês de maio, de 15,2% de toda a frota. Nós estamos conseguindo emplacar, vender, produzir e emplacar veículos nacionais 15% a mais do que fazíamos no ano anterior. Os números deste ano superam 2019, que tinha sido o melhor ano”, complementou.
GERAÇÃO DE EMPREGO — Márcio Elias também destacou a relevância econômica do segmento, com geração expressiva de empregos e participação no Produto Interno Bruto (PIB). “Essa é uma indústria absolutamente essencial para o país. São mais de 110 mil empregos diretos. Se você pegar toda a cadeia associada a esse setor, nós temos quase 4% do PIB. Então, a gente olha com muita atenção”, ressaltou.
O ministro também citou outras iniciativas estruturantes para o setor, como o Programa Mobilidade Verde e Inovação (Mover), o Move Brasil e os incentivos à produção de carro sustentável.
TÁXI E APLICATIVOS — Durante a entrevista, o ministro também detalhou o funcionamento do Move Brasil Táxi e Aplicativos, iniciativa voltada à renovação da frota nacional e à ampliação do acesso ao crédito para profissionais do transporte individual. Motoristas de aplicativo e taxistas com cadastro aprovado já podem procurar a concessionária do veículo escolhido para dar início à análise de crédito.
Segundo o ministro, mais de 800 mil pessoas já se habilitaram para participar do programa, que contempla taxistas e motoristas de aplicativos. São mais de R$ 30 bilhões em crédito voltados à aquisição de carros novos a juros mais baixos e condições especiais.
“Quais os veículos que podem ser comercializados? Veículos novos, flex, híbrido elétrico, de até R$ 150 mil. Por que R$ 150 mil? Porque isso alcança mais de 60% do mercado e, praticamente, todas as montadoras, 62%. É elegível para obter uma linha de crédito aqueles que estão há, pelo menos, 12 meses no cadastro e com pelo menos 100 corridas na plataforma que usa”, disse.
QUEM PARTICIPOU — O “Bom Dia, Ministro” é uma coprodução da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom/PR) e da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Participaram do programa desta quarta (24/6) a rádio Rádio Bandeirantes (Campinas/SP); o Blog do Didi Galvão (Petrolina/PE); Portal A Gazeta (Vitória/ES); Jornal do Commercio (Manaus/AM); Portal Viver Maringá (Maringá/PR); Grupo IG (Rio de Janeiro/RJ); Rádio Fortaleza (Fortaleza/CE); e A Gazeta do Acre (Rio Branco/AC).

Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Nacional

Saúde inclui segunda dose de reforço contra poliomielite no calendário nacional de vacinação

24 de junho de 2026
Nacional

PR e RS ampliam diálogo federativo e social com Política Nacional LGBTQIA+

24 de junho de 2026
Nacional

Receita inicia publicação dos primeiros contribuintes considerados Devedores Contumazes

24 de junho de 2026
Nacional

Pacto pelo Trabalho Decente em Grandes Eventos será assinado nesta quinta (25)

24 de junho de 2026
Nacional

‘O Governo tem fortalecido a indústria automotiva no Brasil’, destaca Márcio Rosa

24 de junho de 2026
Nacional

Governo institui Comitê de Redução da Mortalidade Materna, Fetal e Infantil Indígena

24 de junho de 2026