Com 30 votos “sim”, a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) foi unânime ao ratificar a aprovação do “Mês do Empreendedorismo Feminino”, que será integrado ao calendário oficial da capital paranaense em novembro. A ideia do projeto de lei é levar conscientização à população sobre os desafios enfrentados pelas empreendedoras e fortalecer a presença feminina nas atividades de empreendedorismo.
Aprovada em segundo turno nesta segunda-feira (19), a proposta é de iniciativa do vereador Lórens Nogueira (PP). A data escolhida, o mês de novembro, remete ao Dia Internacional do Empreendedorismo Feminino, celebrado anualmente em 19 de novembro.
Conforme o texto, as ações do Mês do Empreendedorismo Feminino serão pautadas na valorização do protagonismo feminino na economia local, dando visibilidade às mulheres empreendedoras; na oferta de capacitação e suporte técnico para mulheres que desejam empreender ou expandir seus negócios; e no fomento de debates e articulações intersetoriais, envolvendo o poder público, a iniciativa privada, organizações da sociedade civil e instituições de ensino.
Em novembro, serão realizadas campanhas de conscientização e outras ações educativas, como palestras, eventos e encontros comunitários voltados à temática. Na semana passada, durante a votação em primeiro turno, vários vereadores apartearam Lórens Nogueira, em apoio à iniciativa. Com a aprovação em segundo turno, a lei já pode ser sancionada pelo prefeito Eduardo Pimentel. Quando publicada no Diário Oficial de Curitiba, entrará em vigor na mesma data.
Utilidade pública para a associação Planeta Eco segue para sanção
Outra proposta de lei aprovada hoje, em segundo turno, é a de João da 5 Irmãos (MDB) que declara de Utilidade Pública Municipal a Planeta Eco Associação de Catadores de Materiais Recicláveis, para reconhecer oficialmente o trabalho ambiental da cooperativa na coleta e recuperação de materiais recicláveis na capital (014.00063.2023). Veja aqui como foi a votação na última segunda-feira (12).
A matéria recebeu 34 votos favoráveis e agora já pode ser sancionada. Com a ratificação da Utilidade Pública, a entidade passa a ter respaldo documental para ampliar sua participação em programas governamentais e buscar apoio institucional, conforme previsto na lei complementar 117/2020. A norma exige que a entidade interessada comprove sua regularidade jurídica, sede em Curitiba e atuação contínua na prestação de serviços à comunidade.
Ratificada homenagem ao jornalista esportivo jornalista Levi Mulford
A CMC também vai encaminhar para sanção prefeitoral a proposta de denominação de logradouro público que visa destacar o legado do jornalista esportivo Levi Mulford Chrestenzen (009.00026.2024). Depois do debate na semana passada em primeiro turno, nesta segunda, a iniciativa de Sidnei Toaldo (PRD) recebeu 32 votos favoráveis. A votação foi acompanhada por familiares do homenageado.
A indicação do nome de Levi Mulford para um dos endereços de Curitiba ainda será definida posteriormente, em articulação com a Prefeitura. Quando isso ocorrer, a placa de rua conterá a inscrição “Levi Mulford Chrestenzen: Guardião do Futebol Amador Paranaense”. Falecido em 2020, aos 91 anos de idade, o homenageado dedicou 63 anos de sua vida à cobertura jornalística do futebol da capital do Paraná.