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Amazonas

CGE destaca avanços do sistema de Ouvidorias do Governo durante evento em alusão ao Dia do Ouvidor

12 de março de 2024
CGE destaca avanços do sistema de Ouvidorias do Governo durante evento em alusão ao Dia do Ouvidor
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O evento enfatizou a importância do constante aprimoramento do sistema de ouvidorias como um canal efetivo de participação ativa do cidadão

FOTOS: Arthur Castro / SecomA Controladoria-Geral do Estado (CGE) promoveu na manhã desta terça-feira (12/03), evento em homenagem ao Dia Nacional do Ouvidor, que é comemorado no dia 16. O encontro aconteceu no auditório da Casa Civil, na sede do Governo do Estado e contou com a presença de ouvidores e ouvidoras estaduais e, também, com assessores de comunicação das pastas.

O subcontrolador-geral de Transparência e Ouvidoria (SGTO), Albefredo Melo Júnior, em sua fala destacou a importância da Ouvidoria para atender as demandas da população. “É por meio das manifestações de ouvidoria, que o bom gestor conhece as demandas da sociedade e consegue ajustar ou definir as melhores políticas públicas capazes de satisfazer os anseios sociais.”, disse.

Albefredo falou também sobre a Ouvidoria como ferramenta de definição e ajuste de políticas públicas. “Ouvidoria é muito mais do que denúncia, ouvidoria é espaço de escuta, de manifestação do cidadão, então a ouvidoria está sempre à disposição como aliada do gestor público para definir ou ajustar as suas políticas públicas.”, finalizou Albefredo.

O Controlador-Geral do Estado, Jeibson dos Santos Justiniano, que fez a abertura do evento, ressaltou a importância da data e os avanços significativos alcançados pela administração estadual. “É um dia que devemos comemorar bastante. Não poderia passar sem registro e temos a absoluta certeza que o Governo do Estado do Amazonas tem avançado muito e já está totalmente integrado ao Fala.br que é o Portal de Ouvidorias da Controladoria-Geral da União”, afirmou Jeibson.

Além disso, o Controlador enfatizou a importância do constante aprimoramento do sistema de ouvidorias como um canal efetivo de participação ativa do cidadão. “É muito importante aperfeiçoarmos o sistema de ouvidorias como um canal de participação ativa do cidadão visando a melhoria contínua e o aperfeiçoamento dos serviços públicos que o Estado do Amazonas vem prestando no dia a dia à sociedade amazonense”, concluiu.

FOTOS: Arthur Castro / SecomA programação do evento contou com a palestra da Chefe do Departamento de Ouvidoria e Controle Social, Larissa Monteiro, com o tema “Divulgação da Rede Nacional de Ouvidorias (Renouv) e Incentivo à adesão pelos Órgãos/Entidades”. A palestrante destacou o funcionamento da Renouv, o papel que a CGE-AM ocupa e a importância da adesão das ouvidorias estaduais na Rede.

Já o assessor técnico, Robson Carvalho da Silva, ministrou a palestra “Atuação da Controladoria-Geral do Estado (CGE) em ações da Rede Nacional de Ouvidorias (Renouv) sobre a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD)”. Que trouxe informações aos servidores referente a aplicação da Lei N.º 13.709/2018 no âmbito das Ouvidorias Públicas e disponibilizou orientações de boas práticas às Ouvidorias integrantes Renouv para adequação de suas ações, processos e documentos às diretrizes da LGPD.

A última palestra foi ministrada pela assessora de comunicação, Rose Sobrinho, e teve como tema “Importância da Ouvidoria como ferramenta de aprimoramento e divulgação”. Onde foram abordadas formas de divulgação do trabalho desenvolvido, uma vez que a ouvidoria desempenha um papel fundamental na identificação das demandas da população.

FOTOS: Arthur Castro / SecomRenouvA Rede Nacional de Ouvidorias, prevista pelo Decreto n. 9.492/2018, tem a finalidade de integrar as ações de simplificação desenvolvidas pelas ouvidorias dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. A Rede é coordenada pela Ouvidoria-Geral da União, e todas as ouvidorias que fazem a adesão podem utilizar gratuitamente a Plataforma Fala.BR e ter acesso às ações de capacitação para agentes públicos em matéria de ouvidoria, acesso à informação, simplificação de serviços, entre outros.

Fala.BR

O Fala.BR é a Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação do Poder Executivo Federal. Por meio dela, o cidadão pode enviar pedidos de acesso à informação e manifestações de Ouvidoria (denúncias, elogios, reclamações, sugestões e solicitações) aos órgãos e entidades.

Contato para a imprensa: Assessoria de Comunicação da CGE – Rose Sobrinho (92) 98409-1010

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Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
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