Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Informe Curitiba
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Informe CuritibaInforme Curitiba
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Câmara

Notas da CMC: 11 temas que repercutiram em Curitiba neste 25 de março

25 de março de 2025
Compartilhar

As notas da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) registram os pronunciamentos dos vereadores, requerimentos, visitas e outros acontecimentos das sessões plenárias do Legislativo da capital do Paraná.

Contents
Vereador celebra Smart City Expo**Indiara Barbosa comenta viagem à Alemanha**Toninho da Farmácia reforça sugestão ao Executivo**Agradecimentos à efetividade da Prefeitura**Dom Peruzzo celebra missa na manhã desta quarta (26)Filas de espera para cirurgias pautam requerimento*Questionada a situação dos servidores do magistério de Curitiba*Fila de espera do aparelho de pressão positiva contínua nas vias aéreas*Vereador se soma à coautoria de projeto de lei*Pedido de retirada de projeto de lei*Vereadores lamentam falecimentos

Vereador celebra Smart City Expo**

Pier Petruzziello (PP) comentou, no pequeno expediente, sobre a abertura da 6ª edição da Smart City Expo Curitiba, evento de ciência e tecnologia que ocorre entre os dias 25 e 27 de março, na Ligga Arena. “Essa feira é muito importante para a cidade. Teremos milhares de pessoas participando”, afirmou. “Curitiba pulsa, Curitiba avança, e a Câmara tem o papel fundamental de incentivar o Smart City”, destacou o parlamentar, que disse que, após as obrigações da sessão plenária, ele e os demais vereadores do Legislativo iriam participar do evento.

>> Veja a íntegra dos debates no Youtube da CMC.

Indiara Barbosa comenta viagem à Alemanha**

A vereadora Indiara Barbosa (Novo) subiu à tribuna para apresentar balanço de sua viagem para a Alemanha, entre os dias 8 e 22 de março, como anteriormente havia informado à Mesa Diretora (041.00003.2025). A parlamentar foi convidada a participar do seminário “Política local e participação cidadã”, sendo a única representante brasileira no evento, com as despesas totalmente custeadas pela Fundação Friedrich Naumann, uma das organizadoras da atividade. Barbosa afirmou que a viagem foi muito interessante, por ter a “oportunidade de ver temas da cidade, que vamos discutir em Curitiba neste ano, em outros espaços”. A parlamentar afirmou que transporte coletivo, gestão de resíduos, planejamento urbano e a promoção de uma cidade para os seus habitantes foram alguns dos temas discutidos durante o evento.

Toninho da Farmácia reforça sugestão ao Executivo**

O vereador Toninho da Farmácia (PSD) usou da tribuna, durante o pequeno expediente, para destacar a necessidade de obras e médicos na Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila Verde, no bairro CIC, ação que pautou uma de suas sugestões ao Executivo (205.00114.2025). O parlamentar reforçou que as obras na UBS são de extrema importância para trazer mais qualidade e infraestrutura para os profissionais em atuação e os cidadãos que fazem uso do posto de saúde. Toninho também comentou que infelizmente existem dias em que não há médicos no local, algo “inadmissível e que precisa mudar”, salientou.

Agradecimentos à efetividade da Prefeitura**

Toninho da Farmácia também aproveitou seu tempo na tribuna para agradecer as respostas e trabalhos das administrações regionais do Tatuquara e do CIC, do secretário de obras públicas, Luiz Fernando Jamur, do atual prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, e de sua equipe. Sobre o líder do Executivo municipal, o vereador comemorou que “o prefeito tem diálogo com Câmara Municipal”, destacando sua abertura com ele e os demais parlamentares da Casa.

Dom Peruzzo celebra missa na manhã desta quarta (26)

O arcebispo metropolitano de Curitiba, Dom José Antonio Peruzzo, celebra missa na Câmara de Curitiba, às 8h desta quarta-feira (26). Aberta à população, a atividade ocorre no Espaço Ecumênico, localizado no 4º andar do anexo 2 (entrada pela avenida Visconde de Guarapuava, esquina com a rua Lourenço Pinto). O registro foi realizado pelo vereador Leonidas Dias (Pode).

Filas de espera para cirurgias pautam requerimento*

Em pedido de informações oficiais à Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Guilherme Kilter (Novo) busca saber o número de pacientes atualmente em fila de espera para procedimentos cirúrgicos nas cinco especialidades com maior demanda. O vereador também pergunta como as filas de espera são atualizadas, como os pacientes conseguem acompanhar o seu andamento e se existe algum planejamento para modernizar o sistema. A justificativa do requerimento cita “o elevado número de cidadãos que têm procurado este gabinete relatando longos períodos de espera para procedimentos cirúrgicos, sem informações claras sobre prazos ou possibilidade de acompanhamento” (062.00708.2025).

Questionada a situação dos servidores do magistério de Curitiba*

Giorgia Prates – Mandata Preta (PT) realizou dois pedidos de informações sobre o magistério de Curitiba. No primeiro, ela questiona o motivo para o reajuste nacional do piso da categoria, no índice de 7,53%, não ter sido repassado aos professores da rede municipal de ensino (062.00713.2025). Na segunda proposição, a vereadora questiona a quantidade de professores da Educação Infantil, o motivo para alguns deles acumularem funções administrativas e pedagógicas, afastamentos por questões ligadas à saúde mental, pedidos de exoneração e aposentadoria antecipada, entre outros pontos (062.00714.2025).

Fila de espera do aparelho de pressão positiva contínua nas vias aéreas*

À Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Laís Leão (PDT) solicita informações sobre a fila de espera para a disponibilização do aparelho de pressão positiva contínua nas vias aéreas (CPAP). “A ausência do fornecimento desse equipamento pelo SUS para pacientes com indicação médica representa não apenas um gargalo na rede pública de saúde, mas também uma violação ao direito ao cuidado integral, contínuo e humanizado”, cita a justificativa (062.00709.2025). Além desta solicitação, Leão realizou requerimentos sobre: os estudos técnicos que embasaram a negativa de implantação de travessias elevadas na avenida José Gulin e na rua Achilles Stenghel, no bairro Boa Vista (062.00710.2025); o cronograma de execução das obras nas ruas Hugo Kinzelmann e Estanislau Pampuche, no Campina do Siqueira (062.00711.2025); a implementação da sinalização sonora para pessoas com deficiência visual na rua XV de Novembro, no Centro (062.00712.2025); e a requalificação da calçada em frente à Escola Municipal Romário Martins, no Cachoeira (062.00715.2025).

Vereador se soma à coautoria de projeto de lei*

Guilherme Kilter (Novo) ingressou na coautoria de projeto de lei, da Delegada Tathiana Guzella (União), que tem a intenção de estabelecer diretrizes para criação do Programa Municipal das Escolas Cívico-Militares (414.00093.2025). Na justificativa da proposição, a vereadora cita que a medida já foi implementada por legislação estadual, em 2022, e que o objetivo é “oferecer uma educação básica de qualidade” (005.00149.2025). 

Pedido de retirada de projeto de lei*

Requerimento de Eder Borges (PL) pediu retirada de projeto de lei de sua autoria para “melhor análise da proposta” (072.00121.2025). A matéria tinha como objetivo a instituir a comemoração do Dia Municipal da Língua Portuguesa em toda rede de ensino público e privado de Curitiba (005.00119.2025).

Vereadores lamentam falecimentos

Nori Seto (PP) pediu a inclusão do nome de Ana Caroline Pepplow no instante de silêncio. Já Indiara Barbosa (Novo) lamentou o falecimento de Rafael Linck Cecinas.

Notas elaboradas pelas estudantes de Jornalismo Julia Yamane* e Pietra Hara**, especial para a CMC
*Supervisão do estágio: Fernanda Foggiato
**Supervisão do estágio: Michelle Stival
Edição: Fernanda Foggiato

Leia também

Agenda da Câmara de Curitiba tem audiência sobre salários da Guarda Municipal

Dia das Cidades Inteligentes será votado na próxima quarta-feira

Câmara de Curitiba arquiva queixa de transfobia contra vereador Eder Borges

Confira tudo sobre o orçamento de Curitiba para 2026: metas, valores e prazos

Consulta da LDO 2026 vai até 1º de junho; população pode escolher entre 11 áreas

Assuntos Câmara
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Agenda da Câmara de Curitiba tem audiência sobre salários da Guarda Municipal

16 de maio de 2025

Dia das Cidades Inteligentes será votado na próxima quarta-feira

16 de maio de 2025

Câmara de Curitiba arquiva queixa de transfobia contra vereador Eder Borges

16 de maio de 2025

Confira tudo sobre o orçamento de Curitiba para 2026: metas, valores e prazos

16 de maio de 2025

Consulta da LDO 2026 vai até 1º de junho; população pode escolher entre 11 áreas

16 de maio de 2025

Edição 2025 do Prêmio Papa João Paulo II é entregue na Câmara

16 de maio de 2025
Informe CuritibaInforme Curitiba