Na noite da última terça-feira (19), a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) promoveu uma sessão solene no Palácio Rio Branco para a entrega do Prêmio Cidade de Curitiba. A solenidade já é tradicional no calendário do Legislativo, pois marca as comemorações do Aniversário de Curitiba. Para a edição de 2025, 24 pessoas foram indicadas para receber a homenagem.
A cerimônia ocorreu no Palácio Rio Branco e foi transmitida via YouTube. O Prêmio Cidade de Curitiba foi entregue para personalidades que se destacaram em diversas áreas, como as artes, a cultura, a assistência social, a ciência, a medicina, o direito e o esporte. Os nomes indicados pelos vereadores foram aprovados pelo plenário em dezembro do ano passado, e promulgados no decreto legislativo 33/2024.
Além do presidente da CMC, Tico Kuzma (PSD), a mesa de autoridades contou com a presença do vereador Leonidas Dias (Pode), primeiro vice-presidente do Legislativo; de Nori Seto (PP), segundo vice-presidente; da vereadora Sargento Tania Guerreiro (Pode); de Camilo Turmina, ex-presidente da Associação Comercial do Paraná (ACP); e dos ex-vereadores Tito Zeglin e Roberto Hinça.
Para a saudação oficial da Casa, Leonidas Dias cumprimentou todos os presentes e enalteceu cada homenageado e homenageada, pelo trabalho prestado para o município. “Este prêmio tem como objetivo agraciar pessoas físicas que se destacaram nas mais diversas áreas de atuação. Faço questão de agradecer cada um por sua dedicação a nossa cidade”, disse.
Após a saudação, um vídeo de congratulações do prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, foi transmitido na solenidade. O vereador Marcos Vieira (PDT) fez a leitura dos currículos de cada homenageado, anunciando a entrega de cada prêmio. Ao todo 24 pessoas foram indicadas para receber a homenagem, mas somente 17 estiveram presentes na solenidade.
Confira quem esteve no Palácio Rio Branco:
- Adilson Nagib Sabbagh – ex-vereador Rodrigo Reis;
- Antenor Junior – João da 5 Irmãos (MDB);
- Antônio Carlos Leme Neto – Sidnei Toaldo (PRD);
- Eduardo Motiejaus Juodis Stremel – Leonidas Dias (Pode);
- Eidrian Diego Izaias – ex-vereador Osias Moraes;
- Everson Keiti Takayama – Nori Seto (PP);
- Giselle Cristina Suardi dos Santos Silva – ex-vereadora Noemia Rocha;
- Helton Rech – vereador Marcos Vieira;
- Leon Knopfholz – ex-vereador Jornalista Márcio Barros;
- Leopoldo Vettorello Neto – Sargento Tânia Guerreiro;
- Marcos Jorge – ex-vereador Herivelto Oliveira;
- Mariana Martins – Tico Kuzma;
- Mere Helen Bezerra Rocha Alves – ex-vereador Bruno Pessuti;
- Rodrigo Bonacin – Zezinho Sabará (PSD);
- Ryoji Yamauchi – ex-vereador Tito Zeglin;
- Vera Paixão – Giorgia Prates – Mandata Preta (PT);
- Vinicius Domingos Silvestrini – ex-vereador Oscalino do Povo.
Em nome de todos os homenageados, Mariana Martins prestou suas felicitações. “Agradeço, em nome de todos, o convite para estarmos presentes aqui hoje. É um momento histórico e acredito que a cultura e a comunicação são ferramentas importantíssimas para o desenvolvimento da nossa cidade e do mundo. O reconhecimento que estamos recebendo aqui, vai além da honra, é um sentimento de gratidão pelo dever cumprido”, discursou.
Clique na imagem abaixo para ver o álbum completo da solenidade.
Como funcionam as sessões solenes?
As sessões solenes, segundo o Regimento Interno do Legislativo de Curitiba, são convocadas para a entrega de honrarias e de “outras homenagens que a Câmara Municipal entender relevantes”. Também são realizadas para dar posse ao prefeito e ao vice-prefeito do Município, instalar legislaturas e comemorar fatos históricos.
Na CMC, a concessão de títulos e prêmios é regulamentada pela lei complementar 109/2018. As honrarias, segundo a legislação municipal, são entregues “sem preconceito de cor, raça, crença ou idade” a cidadãos de destaque em suas áreas e que tenham prestado relevantes serviços à comunidade curitibana.
*Matéria elaborada pela estudante de Jornalismo Mariana Aquino*, especial para a CMC.
Supervisão do estágio: Pedritta Marihá Garcia.
Edição: Pedritta Marihá Garcia.