Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Informe Curitiba
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Informe CuritibaInforme Curitiba
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Câmara

Aniversário de 332 anos de Curitiba ilumina a Câmara Municipal

28 de março de 2025
Aniversário de 332 anos de Curitiba ilumina a Câmara Municipal
Compartilhar

Entre este sábado (29) e a próxima segunda-feira (31), o Palácio Rio Branco, sede da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), “veste” as cores verde, branco e vermelho, estampadas na bandeira da cidade. A iluminação cênica homenageia o aniversário de 332 anos do Legislativo e da própria capital do Paraná, data celebrada em 29 de março.

Contents
Câmara celebra Março Azul e Dia Mundial da ÁguaCores da Itália decoram a Câmara de CuritibaDia Nacional da Imigração Judaica  Iluminação cênica alerta para mudanças climáticasAzul, vermelho e amarelo enfeitam sede da CMC para Dia Mundial do RimDia Internacional da Mulher “pinta” a sede da CMC na cor roxa

O dia oficial da fundação da CMC e de Curitiba remete à primeira eleição para a Câmara de Vereadores, liderada pelo capitão-povoador Matheus Martins Leme, em 1693. Inicialmente batizada com o nome de Vila de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, em 1721 passou a ser chamada de Curitiba”, vindo do Guarani “ku ryt yba”, que significa “grande quantidade de pinheiros”. Em 1842 passou à categoria de cidade e em 1853, com a Emancipação da Província de São Paulo, foi definida como a capital do Paraná. 

>> Curitiba 332: participe da festa oficial de aniversário da cidade

As cores refletidas no prédio histórico vêm da bandeira de Curitiba, sendo que as faixas vermelhas e brancas simbolizam o Poder Municipal e o verde, as propriedades rurais que existiam na cidade ela foi criada. O pedido para a iluminação cênica partiu da terceira-secretária da Casa, vereadora Meri Martins (Republicanos).

Câmara celebra Março Azul e Dia Mundial da Água

De 22 a 28 de março, a iluminação na cor azul foi alusiva a duas campanhas. Uma delas, com o nome de Março Azul, é uma iniciativa criada nos Estados Unidos, em 2000, e que 20 anos depois desembarcou no Brasil. A ideia é conscientizar a população sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer colorretal (câncer de intestino). A data-chave da mobilização foi na última quinta-feira (27). A proposta foi da segunda-secretária da instituição, Indiara Barbosa (Novo).

Laís Leão (PDT) também pediu que a Casa fosse iluminada com a cor azul, mas pelo Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de evidenciar a necessidade de se preservar o recurso natural, essencial à manutenção da vida na Terra.

Cores da Itália decoram a Câmara de Curitiba

Na noite do dia 19 de março, o Palácio se “vestiu” com as cores verde, branco e vermelho para a sessão solene em homenagem aos 80 anos do Coral Folclórico Italiano Santa Felicidade. A homenagem reconheceu a trajetória do grupo e a preservação da cultura italiana em Curitiba.

Desde 1945, o coral tem deixado história ao se apresentar em vários lugares de Curitiba. Atualmente o grupo tem várias músicas gravadas e apresentações na cidade que foram reconhecidas, motivo de já ter sido homenageado na Câmara outras vezes.

Tanto a sessão solene quanto a iluminação, alusiva às cores da bandeira da Itália, partiram do vereador Sidnei Toaldo (PRD).

Dia Nacional da Imigração Judaica  

O Dia Nacional da Imigração Judaica foi o motivo de o Palácio ter se “vestido” em azul e branco, no dia 18 deste mês. As cores simbolizam, para o judaísmo, uma aliança plural que representa todos os cidadãos dos diversos espectros políticos e várias religiões. 

A imigração judaica começou no Brasil a partir do século 16, principalmente no Nordeste, sendo a maioria dos imigrantes vindos de Portugal e outras regiões da península Ibérica. Durante a ocupação holandesa, em Recife, se instalou a primeira comunidade judaica. Na cidade, foi erguida a primeira sinagoga das Américas, Kahal Zur Israel, marcando a presença dos judeus no país. 

A imigração se intensificou no século 19, ocupando as demais regiões do país. O dia 18 de março foi escolhido para celebrar a contribuição judaica para o país por ter sido a data de reinauguração da sinagoga Kahal Zur Israel, em 2002. A iluminação cênica foi solicitada por Meri Martins.

Iluminação cênica alerta para mudanças climáticas

Em dois períodos deste mês, o Palácio Rio Branco se iluminou com a cor verde para chamar a atenção para o Dia Nacional de Conscientização sobre as Mudanças Climáticas. Instituída pela lei federal 12.533/2011, a data é celebrada em 16 de março.

A proposta é articular atos, eventos debates e mobilizações relacionados a medidas de proteção dos ecossistemas brasileiros. A data foi criada devido ao processo de reconhecimento do Protocolo de Kyoto, marco internacional no combate ao aquecimento global, em 16 de março de 1997. 

A iluminação alusiva ao Dia Nacional de Conscientização sobre as Mudanças Climáticas foi realizada entre 16 e 17 de março e no período de 20 a 21 do mesmo mês. A solicitação foi de autoria de Laís Leão (PDT). 

Azul, vermelho e amarelo enfeitam sede da CMC para Dia Mundial do Rim

Comemorado no dia 13 de março, o Dia Mundial do Rim foi a razão de a Câmara de Curitiba ter sido iluminada nas cores azul, vermelho e amarelo. A data tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da prevenção, do diagnóstico e do tratamento da doença renal crônica. 

A data foi escolhida pela Sociedade Internacional de Nefrologia (SIN) e pela Federação Internacional de Fundações Renais (FIFR), em 2006. Segundo estimativa da Organização Internacional World Kidney Day, 10% da população mundial tem alguma doença renal crônica que, se não for tratada, pode ser fatal. 

O Palácio Rio Branco foi iluminado em apoio à campanha entre os dias 9 e 15 de março. O requerimento foi da Presidência da Casa, atendendo à solicitação da Sociedade Paranaense de Nefrologia.

Dia Internacional da Mulher “pinta” a sede da CMC na cor roxa

Já entre 1º e 8 de março, em celebração ao Dia Internacional da Mulher, o Palácio Rio Branco, prédio histórico que abriga os trabalhos da Câmara de Vereadores de Curitiba, se iluminou com a cor roxa. O objetivo da comemoração está ligado às lutas femininas por igualdade de direitos, melhores condições de trabalho e reconhecimento na sociedade.

O pedido para a iluminação cênica foi da vereadora Meri Martins. Outras atividades, como a exibição de um vídeo institucional em plenário e a tradicional sessão solene da bancada feminina, marcaram o Dia Internacional da Mulher na Câmara de Curitiba.

* Matéria elaborada pela estudante de Jornalismo Julia Yamane*, especial para a CMC
*Supervisão do estágio e edição: Fernanda Foggiato

Leia também

Na terça, Prefeitura de Curitiba e CMC apresentam balanço do 1º quadrimestre

Selo da Empresa Amiga das Pessoas com TEA avança na CMC

Acidentes na Linha Verde aumentam 21% em 2025, alerta Guarda Municipal

No Maio Amarelo, CMC destaca ações do Grupo de Trânsito da Guarda Municipal

Piso da Enfermagem: uso do superávit de fundos municipais recebe urgência

Assuntos Câmara
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Na terça, Prefeitura de Curitiba e CMC apresentam balanço do 1º quadrimestre

23 de maio de 2025

Selo da Empresa Amiga das Pessoas com TEA avança na CMC

23 de maio de 2025
Acidentes na Linha Verde aumentam 21% em 2025, alerta Guarda Municipal
Câmara

Acidentes na Linha Verde aumentam 21% em 2025, alerta Guarda Municipal

22 de maio de 2025
No Maio Amarelo, CMC destaca ações do Grupo de Trânsito da Guarda Municipal
Câmara

No Maio Amarelo, CMC destaca ações do Grupo de Trânsito da Guarda Municipal

22 de maio de 2025

Piso da Enfermagem: uso do superávit de fundos municipais recebe urgência

22 de maio de 2025
Em Curitiba, solenes homenageiam profissionais de RH e assistentes sociais
Câmara

Em Curitiba, solenes homenageiam profissionais de RH e assistentes sociais

22 de maio de 2025
Informe CuritibaInforme Curitiba