O ex-vereador e atual deputado estadual Goura (PDT) compareceu à sessão plenária desta segunda-feira (31) para fazer a entrega de exemplares físicos da plataforma “Curitiba que queremos” aos vereadores da Câmara Municipal de Curitiba (CMC). A sessão foi suspensa pelo presidente da CMC, Tico Kuzma (PSD), para que o ex-parlamentar falasse aos vereadores, como é de praxe nessas visitas ao Legislativo.A plataforma “Curitiba que queremos”, desenvolvida em parceria com as comunidades, universidades, organizações e movimentos sociais da cidade, busca trazer a perspectiva pública sobre demandas e desafios que a capital do Paraná enfrenta, com foco nas pautas sociais e ambientais, servindo como um possível norteador de proposições e requerimentos futuros do Legislativo.
Para Goura, a plataforma “Curitiba que queremos” traz em seu conteúdo os assuntos que Curitiba “precisa enfrentar nesses próximos quatro anos”, período do mandato dos vereadores em exercício, mas também trabalha com tópicos que “trarão consequências para os próximos 10, 20 e 30 anos”. “Isso aqui é o acúmulo de muitas discussões sérias pautadas nos desafios que Curitiba enfrenta. Os desafios ambientais, junto com os sociais, devem nortear as nossas ações como vereadores e deputados”, destacou.
“A revisão do Plano Diretor deve unir todos nós”
O parlamentar deu ênfase para um dos assuntos de repercussão no Legislativo em 2025: a revisão do Plano Diretor de Curitiba. Classificada como uma “temporada de extrema importância para a Casa”, as discussões sobre esta lei municipal, que orienta o crescimento e o desenvolvimento urbano da cidade, devem, de acordo com Goura, unir todos os vereadores, a fim de promover o interesse da população. “A revisão do Plano Diretor é um momento de unidade e deve trazer à nossa consciência, de forma intensa, os problemas que a cidade têm e as soluções que a Câmara e a Assembleia Legislativa do Paraná devem apresentar à população.”
Destacando a importância desse tema, Goura reforçou que é preciso olhar para todas as áreas da capital, inclusive as integrações com a região metropolitana. “Curitiba não é apenas a cidade entre os rios Atuba e Passaúna. É a grande cidade integrada, a metrópole que bebe a água de Piraquara e descarta seu lixo na Fazenda Rio Grande”, afirmou. “Estamos falando dos temas urgentes do nosso tempo. Os esforços de todos devem buscar incansavelmente aquilo que a Curitiba precisa”, disse o deputado estadual.
Goura, que foi candidato a vice-prefeito de Curitiba nas eleições municipais de 2024, concluiu a entrega dos materiais da plataforma “Curitiba que queremos” afirmando que “passado esse tempo [das eleições], agora é hora de união”.
*Notícia elaborada pela estudante de Jornalismo Pietra Hara, especial para a CMC.
Supervisão do estágio: Michelle Stival
Edição: José Lázaro Jr