Nesta quarta-feira (2), às 19h30, a Câmara Municipal promove uma sessão solene no Palácio Rio Branco para a entrega de mais um título de Cidadão Honorário de Curitiba. O homenageado da vez é o médico ginecologista Roberto Issamu Yosida. A iniciativa é de Nori Seto (PP), autor do decreto legislativo aprovado em dezembro de 2024 e que concede a honraria ao especialista.
Roberto Yosida é natural de Nova Esperança (PR), é casado e tem duas filhas. O homenageado é o atual presidente do Conselho Deliberativo da Associação Cultural e Beneficente Nipo-Brasileira de Curitiba e também ocupou a presidência do Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR) entre os anos de 2018 e 2023.
Ele se formou em 1985 na Universidade Federal do Paraná (UFPR) e fez residência médica no Hospital das Clínicas (HC) em Ginecologia e Obstetrícia (115.00014.2024). Além da gestão do CRM-PR, também tem, no seu currículo, a presidência do Nikkei Curitiba (2021-2022) e foi diretor de Softbol da instituição e árbitro de softbol federado pela Árbitros de Softbol do Brasil (ASB).
Na área da Medicina, foi presidente da Associação dos Médicos Auditores do Paraná (Sompa); diretor da Associação de Ginecologia e Obstetrícia do Paraná (Sogipa) na Comissão de Ginecologia; membro da Comissão de Avaliação do Ato Cooperativo da Unimed Curitiba; e diretor-financeiro da Assepas-Unidas (União Nacional das Instituições de Autogestão em Saúde Superintendência Paraná).
A Cidadania Honorária é o título mais importante que o Legislativo pode conceder a pessoas nascidas fora da capital paranaense e que tenham contribuído para o desenvolvimento da capital paranaense, nos termos da lei complementar 109/2018. A homenagem ao ex-presidente do CRM-PR está oficializada no decreto legislativo 36/2024. A sessão solene está marcada para às 19h30, no Palácio Rio Branco, sede da CMC.
Como funcionam as sessões solenes?
As sessões solenes, segundo o Regimento Interno do Legislativo de Curitiba, são convocadas para a entrega de honrarias e de “outras homenagens que a Câmara Municipal entender relevantes”. Também são realizadas para dar posse ao prefeito e ao vice-prefeito do Município, instalar legislaturas e comemorar fatos históricos.
Na CMC, a concessão de títulos e prêmios é regulamentada pela lei complementar 109/2018. As honrarias, segundo a legislação municipal, são entregues “sem preconceito de cor, raça, crença ou idade” a cidadãos de destaque em suas áreas e que tenham prestado relevantes serviços à comunidade curitibana.