Para debater a revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB), a vereadora Andressa Bianchessi (União), presidente da Comissão de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Assuntos Metropolitanos, convocou uma audiência pública no auditório da Câmara Municipal de Curitiba (CMC). O evento acontecerá nesta sexta-feira (25) às 18h30 e será aberto a toda população.
De acordo com a justificativa do requerimento (407.00021.2025), a revisão é muito importante para atualizar as diretrizes e metas do saneamento básico na cidade. “Isso garante que todos tenham acesso aos serviços de água, esgoto, limpeza urbana, manejo de resíduos sólidos e drenagem urbana. Assim, conseguimos promover a saúde pública, proteger o meio ambiente e apoiar o desenvolvimento sustentável”, diz o documento.
A ideia do debate, acrescenta Bianchessi, é adequar o documento ao novo marco legal, aprofundar o diagnóstico do saneamento local e atualizar os indicadores dos serviços de água e esgoto conforme as normas da ANA. A revisão do PMSB também inclui a incorporação de programas e projetos da gestão municipal e o alinhamento das diretrizes de drenagem às Soluções baseadas na Natureza (SbN) e ao Plano Municipal de Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas de Curitiba (PlanClima), promovendo uma abordagem sustentável e integrada.
Para a audiência pública, a vereadora convidou representantes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA), da Secretaria Municipal de Obras Públicas (SMOP) e da Companhia de Saneamento do Paraná (SANEPAR). O debate será transmitido pelas redes sociais (YouTube e Facebook) amanhã, 25 de abril, a partir das 18h30. Clique aqui para saber mais sobre as audiências públicas já realizadas pela CMC em 2025.
Prefeitura também promove debate sobre a revisão do PMSB
Paralelamente à discussão que será promovida na CMC, também acontece um debate em torno do PMSB, de iniciativa da Prefeitura de Curitiba. O Executivo promove três audiências públicas, nos dias 25, 28 e 29 de abril, nos bairros Centro, Santa Felicidade e Capão Raso. E para quem não pode comparecer aos eventos, está aberta uma está sendo realizada uma consulta pública. Pela internet é possível enviar as sugestões até o dia 14 de maio. O login é feito pelo e-Cidadão da Prefeitura.
*Matéria elaborada pela estudante de Jornalismo Mariana Aquino*, especial para a CMC.
Supervisão do estágio: Pedritta Marihá Garcia.
Edição: Pedritta Marihá Garcia.