Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Informe Curitiba
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Informe CuritibaInforme Curitiba
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Câmara

Vereadores de Curitiba votam crédito de R$522 mi para obras contra enchentes

25 de abril de 2025
Vereadores de Curitiba votam crédito de R2 mi para obras contra enchentes
Compartilhar

Em regime de urgência, o plenário da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) vota em primeiro turno, na próxima segunda-feira (28), o projeto de lei que autoriza a Prefeitura a contratar um empréstimo de R$522,5 milhões com a Caixa Econômica Federal. O recurso será destinado a obras de macrodrenagem urbana na região central da capital paranaense. A celeridade na tramitação foi aprovada no último dia 16, a pedido dos vereadores e vereadoras que integram a base governista no Legislativo.

Contents
Urgência na votação foi solicitada pela base governistaHomenagem póstuma e Prêmio Profissional do AnoRedação final da cessão de servidores à Prefeitura será votada

O objetivo da obra é reduzir alagamentos em regiões como a Rua Desembargador Westphalen e a Avenida Presidente Getúlio Vargas. Segundo a justificativa enviada ao Legislativo, o financiamento busca “minimizar a ocorrência de cheias em Curitiba” por meio de intervenções viárias de grande porte (005.00318.2025). A proposta está vinculada ao Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), no eixo “Cidades Sustentáveis e Resilientes”, subeixo “Prevenção a Desastres – Drenagem Urbana”.

De acordo com a mensagem enviada pelo prefeito Eduardo Pimentel à CMC, os recursos serão obtidos via Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), conforme a Portaria MCid nº 765/2024. A União atuará como garantidora do contrato. Como contrapartida, o Município se compromete a oferecer como garantia parte de suas receitas constitucionais, como as do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), em caráter irrevogável e irretratável. Essa contragarantia também será estendida à Caixa, caso a União não cubra todas as obrigações do contrato.

“A composição diversa dos itens dessa operação de crédito se faz necessária para o atendimento aos encaminhamentos já realizados, como por exemplo, e não restritos, à seleção do Novo PAC, destinada à execução de obras de macrodrenagem para minimização da ocorrência de cheias em Curitiba”, afirma a justificativa do projeto. A prefeitura também alerta que a autorização legislativa é condição obrigatória para que a Secretaria do Tesouro Nacional analise o risco e o limite de crédito da operação, o que deve ocorrer dentro do prazo estabelecido pelo Ministério das Cidades.

Urgência na votação foi solicitada pela base governista

No dia 16 de abril, o plenário aprovou o requerimento que pediu a urgência na tramitação da matéria, assinado por 17 vereadores e vereadoras que integram a base do prefeito Eduardo Pimentel na CMC (411.00005.2025). A celeridade na votação foi defendida pelo líder do Governo, Serginho do Posto (PSD), e foi apoiada por integrantes da Oposição, como Giorgia Prates – Mandata Preta (PT), líder do grupo. 

O requerimento de regime de urgência é uma via rápida para levar projetos de lei à votação em plenário. Esse instrumento está à disposição tanto da Prefeitura de Curitiba quanto dos vereadores da capital, mas possui regras diferentes para cada um desses casos, que estão descritas na Lei Orgânica do Município (LOM) e no Regimento Interno (RI) do Legislativo. A urgência permite que a proposta seja votada em plenário independentemente da discussão nas comissões permanentes da Casa. Além de encurtar o trâmite do projeto, o regime de urgência “tranca” a pauta, isto é, abre a ordem do dia e não pode ter a votação adiada. 

Homenagem póstuma e Prêmio Profissional do Ano

A Ordem do Dia de segunda também conta com outras quatro iniciativas, sendo que duas delas também serão deliberadas em primeiro turno. A primeira é de Nori Seto (PP) e denomina um dos logradouros públicos da cidade de Morihiro Suzuki (009.00024.2023). Arquiteto e urbanista, o homenageado faleceu em julho de 2021. Era natural de Assaí (PR) e tinha dupla nacionalidade, por ter sido registrado também no Japão (Hokkaido). O texto estava na pauta da última quarta-feira (23), mas não foi votado a pedido do vereador, que solicitou adiamento por uma sessão plenária.

Outro item da pauta é o projeto de decreto legislativo que lista os nomes dos 26 homenageados e homenageadas de 2025 para o Prêmio Profissional do Ano (110.00001.2025, com emenda 033.00006.2025). A proposição é da Comissão de Educação, Turismo, Cultura, Esporte e Lazer, que reúne as indicações feitas pelos vereadores e vereadoras. Criada em 1999, a honraria é alusiva ao Dia Internacional do Trabalho e destinada a personalidades que se destacaram em trabalhos desempenhados nas áreas de indústria, de comércio e de serviços da cidade.

Se os projetos da Prefeitura de Curitiba, de Seto e do colegiado forem acatados, serão deliberados novamente na terça-feira (29), em segundo turno, antes seguirem para sanção/promulgação.

Redação final da cessão de servidores à Prefeitura será votada

Ainda na segunda, será votada a redação final da proposta de lei do Executivo que padroniza a remuneração de servidores públicos de outros entes da federação que estejam cedidos para cargos comissionados na Prefeitura (005.00259.2025). Esta terceira votação é necessária porque o texto recebeu uma emenda modificativa na sessão do dia 23, em segundo turno. O projeto de lei, na prática, altera a lei municipal 12.072/2006.

A proposição oferece três opções de remuneração aos servidores cedidos à Prefeitura: manter o salário do cargo original; receber apenas a diferença entre a sua remuneração e o valor do cargo comissionado; ou combinar o salário de origem com um adicional de 90% do valor do cargo de secretário ou presidente. A medida pode afetar diretamente quem ocupa funções como as de secretários municipais, presidentes de autarquias e de fundações públicas. Caberá ao próprio servidor optar por um dos três formatos. 

Completa a pauta a Declaração de Utilidade Pública Municipal à Associação Quebrada do Basquete. A iniciativa é de autoria do vereador licenciado e secretário municipal de Governo, Marcelo Fachinello (Pode), e do primeiro vice-presidente do Legislativo, Leonidas Dias (414.00066.2024). Fundada em 2017, a entidade sem fins lucrativos atende jovens em Curitiba e outras três cidades da Região Metropolitana: Quatro Barras, Campina Grande do Sul e Colombo (014.00060.2024). A iniciativa será votada em segundo turno.

Ambas as matérias listadas acima estarão prontas para sanção prefeitoral, se aprovadas na segunda-feira. Confira as ordens do dia de segunda, terça e quarta-feira (30).

Leia também

Acidentes na Linha Verde aumentam 21% em 2025, alerta Guarda Municipal

No Maio Amarelo, CMC destaca ações do Grupo de Trânsito da Guarda Municipal

Piso da Enfermagem: uso do superávit de fundos municipais recebe urgência

Em Curitiba, solenes homenageiam profissionais de RH e assistentes sociais

Com emenda da CMC, sancionada lei da cessão de servidores à Prefeitura

Assuntos Câmara
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Acidentes na Linha Verde aumentam 21% em 2025, alerta Guarda Municipal
Câmara

Acidentes na Linha Verde aumentam 21% em 2025, alerta Guarda Municipal

22 de maio de 2025
No Maio Amarelo, CMC destaca ações do Grupo de Trânsito da Guarda Municipal
Câmara

No Maio Amarelo, CMC destaca ações do Grupo de Trânsito da Guarda Municipal

22 de maio de 2025

Piso da Enfermagem: uso do superávit de fundos municipais recebe urgência

22 de maio de 2025
Em Curitiba, solenes homenageiam profissionais de RH e assistentes sociais
Câmara

Em Curitiba, solenes homenageiam profissionais de RH e assistentes sociais

22 de maio de 2025

Com emenda da CMC, sancionada lei da cessão de servidores à Prefeitura

22 de maio de 2025

Maio Amarelo: como Curitiba pode zerar as mortes no trânsito?

22 de maio de 2025
Informe CuritibaInforme Curitiba