Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Informe Curitiba
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Informe CuritibaInforme Curitiba
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Câmara

Notas da CMC: 8 temas que repercutiram em Curitiba neste 29 de abril

29 de abril de 2025
Compartilhar

As notas da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) registram os pronunciamentos dos vereadores, requerimentos, visitas e outros acontecimentos da sessão plenária do Legislativo da capital do Paraná desta terça-feira (29).

Contents
Desagravo à deputada federal Marussa Boldrin**Vereador celebra o aniversário de Guaratuba**Votação de Declaração de Utilidade Pública é adiada para quartaDenúncias de discriminação no futebol amador*Vereadora requer detalhes sobre a UPA Cajuru*Vereador pergunta sobre a execução de obras em escola*Política de Assistência Social recebe questionamentos*Vereador ingressa na coautoria de projetos de lei*

Desagravo à deputada federal Marussa Boldrin**

Procuradora-adjunta da Mulher na Câmara de Curitiba, Rafaela Lupion (PSD) participou do pequeno expediente para prestar solidariedade à deputada federal Marussa Boldrin (MDB-GO), que revelou ser vítima de violência psicológica e física por seu ex-marido em suas redes sociais. A vereadora salientou que Boldrin é “uma mulher aguerrida, de valor e uma ótima mãe de família” e ressaltou a importância da deputada expor ao público a situação, saindo do “ciclo do silêncio da violência contra mulheres”. Lupion também sugeriu a criação de uma Câmara Criminal especializada em crimes contra a mulher em Goiás, estado de Marussa Boldrin, assim como a que foi criada recentemente no estado do Paraná.

Vereador celebra o aniversário de Guaratuba**

Jasson Goulart (Republicanos) subiu à tribuna para parabenizar a cidade de Guaratuba pelo aniversário de 254 anos. O vereador destacou a beleza do município, afirmando que é “uma bela cidade do nosso litoral”, e o turismo. Goulart mandou abraços para o prefeito de Guaratuba, Maurício Lense (Pode), e para seu chefe de gabinete, Ido Hepp. Ele aproveitou para destacar que as obras da ponte entre a cidade e Matinhos estão “prestes a ser concluídas”. A melhoria, avaliou o parlamentar, trará “ainda mais resultados econômicos para esta cidade litorânea”.

>> Veja os debates na íntegra no YouTube da CMC.

Votação de Declaração de Utilidade Pública é adiada para quarta

A votação do projeto que declara de utilidade pública a Federação Paranaense de Esportes Radicais  foi adiada, nesta terça-feira (29), na Câmara de Curitiba (014.00072.2024). A proposta não pôde ser analisada em plenário devido à ausência do autor em plenário na hora da votação, vereador Tico Kuzma (PSD). A Declaração de Utilidade Pública reconhece oficialmente o papel social de entidades sem fins lucrativos, possibilitando o acesso a benefícios e parcerias institucionais.

Denúncias de discriminação no futebol amador*

Vanda de Assis (PT) realizou um pedido de informações oficiais externas, direcionado à Federação Paranaense de Futebol (FPF), sobre as providências adotadas diante de denúncia de possível discriminação em competições amadoras de futebol. Ela questiona, entre outros pontos, se a entidade “tomou conhecimento dos áudios supostamente vazados, nos quais um árbitro menciona, de forma discriminatória, clubes de futebol oriundos de comunidades, como Vila Sandra, Vila Torres, Pilarzinho e Uberlândia” (074.00023.2025). A parlamentar propôs outro requerimento de informações externas, voltado à Secretaria de Estado da Educação (SEED) do Paraná. Citando uma denúncia de violência na Escola Estadual Cívico-Militar João Loyola, ela indaga qual é a política adotada para prevenção de situações semelhantes (074.00022.2025).

Vereadora requer detalhes sobre a UPA Cajuru*

 À Prefeitura de Curitiba, Camilla Gonda (PSB) pergunta sobre a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Cajuru. Ela questiona, por exemplo, qual é o número de profissionais da saúde em atuação, qual foi o tempo médio de espera nos últimos meses e se foram identificadas necessidades específicas de reforço de profissionais (062.00952.2025). Em outro pedido de informações, a vereadora trata da retirada de faixa amarela localizada na rua Primeiro de Maio, no Xaxim (062.00953.2025).

Vereador pergunta sobre a execução de obras em escola*

Nori Seto (PP) solicita informações sobre a cobertura da quadra de esportes da Escola Municipal Colônia Augusta, no bairro Augusta. O parlamentar cita que a previsão era para a obra ser executada em 2024. “A cobertura da quadra de esportes da escola Colônia Augusta é aguardada pela comunidade escolar faz muitos anos. Em 2022, após mobilização popular, esta obra entrou entre as prioridades da Regional CIC no Fala Curitiba”, afirma a justificativa da proposição (062.00951.2025).

Política de Assistência Social recebe questionamentos*

Vanda de Assis (PT) apresentou quatro pedidos de informações ao Executivo Municipal. Dois deles têm como mote a assistência social do Município. A vereadora requer o orçamento previsto e executado, entre 2020 e 2024, além dos profissionais lotados em cada um dos equipamento ligados à execução da Polícia Municipal de Assistência Social (062.00949.2025 e 062.00950.2025). Em outras duas proposições, ela trata do meio ambiente. Vanda de Assis pergunta sobre a emissão de Autorizações Ambientais para a Execução de Obras (AEO) e de Autorizações Ambientais para Remoção de Vegetação Particular (ARP) relacionadas às obras do Inter 2, no período de janeiro a abril de 2025 (062.00947.2025). Por fim, a parlamentar busca informações junto à Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA) de Curitiba (062.00948.2025) “sobre as medidas adotadas pela SMMA, a partir de janeiro de 2025, para assegurar o cumprimento dos preceitos fundamentais e das legislações ambientais vigentes”.

Vereador ingressa na coautoria de projetos de lei*

O vereador Sidnei Toaldo (PRD) solicitou o ingresso na coautoria de quatro projetos de lei em discussão na Câmara de Curitiba. As proposições têm como mote o atendimento em saúde mental, incluindo assistência psicológica e psiquiátrica, aos policiais militares, policiais civis, guardas municipais e vigilantes (414.00101.2025 e 005.00308.2025); a concessão do benefício da meia-entrada aos profissionais da segurança pública e privada (414.00102.2025 e 005.00324.2025); a isenção da taxa de inscrição em concursos públicos e processos seletivos para vigilantes e seus filhos (414.00103.2025 e 005.323.2025); e a isenção do pagamento de tarifa no transporte coletivo municipal para os vigilantes (414.00104.2025 e 005.00325.2025). As iniciativas foram protocoladas pela vereadora Delegada Tathiana Guzella (União).

Notas elaboradas pelas estudantes de Jornalismo Julia Yamane* e Pietra Hara**, especial para a CMC
*Supervisão do estágio: Fernanda Foggiato
**Supervisão do estágio: Michelle Stival
Edição: Fernanda Foggiato
Revisão: Ricardo Marques

Leia também

Comissão autoriza tramitação de 10 projetos na Câmara de Curitiba

Atualização do Código Tributário de Curitiba tramita com urgência

Notas da CMC: 10 assuntos em pauta no Legislativo neste 21 de maio

Aprovada moção contra unidade do Mesa Solidária no Terminal Guadalupe

Projeto sobre merenda vegana nas escolas é arquivado na Câmara de Curitiba

Assuntos Câmara
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Comissão autoriza tramitação de 10 projetos na Câmara de Curitiba

21 de maio de 2025

Atualização do Código Tributário de Curitiba tramita com urgência

21 de maio de 2025

Notas da CMC: 10 assuntos em pauta no Legislativo neste 21 de maio

21 de maio de 2025
Aprovada moção contra unidade do Mesa Solidária no Terminal Guadalupe
Câmara

Aprovada moção contra unidade do Mesa Solidária no Terminal Guadalupe

21 de maio de 2025

Projeto sobre merenda vegana nas escolas é arquivado na Câmara de Curitiba

21 de maio de 2025
Centro Captare será declarado de Utilidade Pública Municipal
Câmara

Centro Captare será declarado de Utilidade Pública Municipal

21 de maio de 2025
Informe CuritibaInforme Curitiba