Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Informe Curitiba
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Informe CuritibaInforme Curitiba
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Câmara

Notas da CMC: 10 pontos em debate na Câmara de Curitiba neste 30 de abril

30 de abril de 2025
Compartilhar

As notas da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) registram os pronunciamentos dos vereadores, requerimentos, visitas e outros acontecimentos das sessões plenárias do Legislativo da capital do Paraná.

Contents
Vereador comemora criação da Federação União-PP IVereador comemora criação da Federação União-PP IILeis que reforçam combate à violência doméstica repercutem em plenário“Reivindicações têm sido atendidas”, diz Toninho da FarmáciaQual é a destinação de créditos expirados do cartão-transporte?*Medicamentos à base de canabidiol são tema de requerimento*Questionada a coleta de lixo em ruas sem saída*Quantos foram os pedidos para a criação das RPPNMs?*Vereadora anexa manifestação a lei municipal*Visitas à sessão plenáriaInstante de silêncio 

>> Confira os debates na íntegra no nosso YouTube.

Vereador comemora criação da Federação União-PP I

No Grande Expediente da sessão plenária de hoje, Pier Petruziello (PP) registrou o lançamento da Federação União Progressista, que aconteceu ontem (29) em Brasília (DF). A bancada será a maior no Congresso Nacional (com 123 parlamentares, sendo 109 deputados e 14 senadores) e, na Câmara de Curitiba, somará sete vereadores, sendo Lórens Nogueira, Pier e Nori Seto, do PP; e Andressa Bianchessi, Da Costa do Perdeu Piá, Delegada Tathiana Guzella e João Bettega, do União. Pier Petruzziello deixou claro que “a decisão não passou pela Câmara”, mas afirmou que o deputado federal Ricardo Barros (PP-PR), uma das lideranças nacionais do partido, convidou a bancada de Curitiba para conversar sobre a construção da federação. 

Vereador comemora criação da Federação União-PP II

“Esse é um novo desafio do União Brasil e do Progressistas, para que, em 2026, possamos buscar rumos equilibrados, para que a gente possa ter grandes quadros na disputa da presidência da República, na vice-presidência, e ,aqui no Paraná, [para que tenhamos] uma candidatura própria, com muito diálogo, com muita serenidade, ainda observando os movimentos políticos que vão acontecer. […] A gente espera que aconteçam grandes diálogos com uma bancada que realmente ficou muito forte, no Brasil, no PR e aqui na Câmara Municipal”, complementou Pier Petruzziello, que é líder do bloco Pode/PP no Legislativo.

Leis que reforçam combate à violência doméstica repercutem em plenário

A sanção de duas novas leis federais construídas com o objetivo de fortalecer o combate à violência doméstica e de gênero foi comentada em plenário por Vanda de Assis (PT). Publicada no Diário Oficial da União em 25 de abril, a lei 15.123/2025 aumenta a punição para quem cometer violência psicológica contra mulheres usando inteligência artificial ou qualquer outro recurso tecnológico. Na mesma data, foi sancionada a norma lei 15.125/2025, que alterou a Lei Maria da Penha para possibilitar o uso de tornozeleira eletrônica em agressores que estão sob medida protetiva de urgência em casos de violência doméstica e familiar. “Me somo a esse compromisso que visa fortalecer movimentos e lutas que têm o objetivo de superar a violência contra as mulheres e para que tenhamos uma sociedade de pessoas que se respeitam e convivam em segurança”, disse a vereadora, que é a segunda-procuradora-adjunta da Mulher na CMC. 

“Reivindicações têm sido atendidas”, diz Toninho da Farmácia

Líder do bloco PSD/PRD, Toninho da Farmácia (PSD) agradeceu à Fundação Cultural de Curitiba (FCC), à Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito (Setran) e à Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) por atenderem demandas das regionais Tatuquara, CIC e Pinheirinho. Segundo o vereador, “as reivindicações têm sido atendidas com a máxima urgência”. “Normalmente, de um dia para o outro, eles conseguem resolver algumas situações”, complementou, ao contar que uma das paróquias da Cidade Industrial contou com a ajuda da FCC para a instalação de um palco para um evento cultural e que a Setran também atendeu solicitação para fazer a segurança no trânsito durante uma procissão. “As regionais têm atendido, sim, todos os vereadores que as têm procurado”, reforçou.

Qual é a destinação de créditos expirados do cartão-transporte?*

“Por que o crédito inserido no cartão-transporte deixa de existir [expira] para o usuário se ele não for utilizado no prazo de um ano, contado a partir do pagamento da tarifa?”, pergunta o vereador Nori Seto (PP) em pedido de informações oficiais à Prefeitura de Curitiba. Entre outros pontos, ele também busca entender qual é a destinação dos créditos expirados e o que embasou a decisão de se estabelecer o prazo de validade de um ano (062.00956.2025). Em outro requerimento, o parlamentar questiona o que motivou novo recapeamento asfáltico na avenida Toaldo Túlio, nos bairros São Braz e Santa Felicidade, em menos de um ano (062.00955.2025). 

Medicamentos à base de canabidiol são tema de requerimento*

Vanda de Assis (PT) requer informações oficiais sobre a prescrição, o fornecimento e o acesso a medicamentos à base de canabidiol (CBD) na rede municipal de saúde de Curitiba. A parlamentar questiona, por exemplo, quais os critérios médicos legais adotados pela Prefeitura de Curitiba para a prescrição (062.00961.2025). Em outros dois pedidos de informações, a vereadora pergunta sobre a oferta de treinamentos às empresas vencedoras de licitações de obras do Novo Inter 2 em Curitiba e sobre os hotéis para o acolhimento de pessoas em situação de rua ou vulnerabilidade social (respectivamente, 062.00959.2025 e 062.00960.2025). 

Questionada a coleta de lixo em ruas sem saída*

Requerimento da vereadora Camilla Gonda (PSB) solicita informações ao Executivo sobre a coleta de lixo nas ruas sem saída em que existem dificuldades para os caminhões realizarem manobras (062.00954.2025). Em outra proposição, ela reitera questionamento sobre a remuneração de servidores lotados na Secretaria Municipal da Saúde (SMS), como agentes administrativos, sociólogos e orientadores em esporte e lazer. A parlamentar pergunta por que tais profissionais “continuam sendo afetados pelo congelamento salarial mesmo tendo atuado assiduamente na área da saúde, inclusive durante a pandemia da covid-19” (062.00957.2025). 

Quantos foram os pedidos para a criação das RPPNMs?*

À Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA), Laís Leão (PDT) pede informações sobre os pedidos de criação das Reservas Particulares do Patrimônio Natural Municipal (RPPNMs) registradas em Curitiba. A vereadora pergunta, por exemplo, qual foi o número de solicitações feitas desde 2007, quantas foram aprovadas e quais as justificativas dadas às eventuais negativas (062.00958.2025).

Vereadora anexa manifestação a lei municipal*

Com o objetivo de complementar uma manifestação anterior e embasar o parecer da Comissão de Economia, Finanças e Fiscalização, Camilla Gonda (PSB) anexou novo estudo de impacto financeiro ao projeto de lei de sua autoria que sugere a ampliação do aluguel social aos jovens egressos das casas-lares de Curitiba (005.00144.2025). A vereadora estima que a medida custaria R$ 2.340.475,20 no ano de 2026 e, por consequência, R$ 2.453.702,28 em 2027 (045.00062.2025). 

Visitas à sessão plenária

Os vereadores Leonidas Dias (Pode) e Jasson Goulart (Republicanos) deram as boas-vindas ao ex-deputado estadual Marcio Pauliki, CEO das Lojas MM. Já Eder Borges (PL) recepcionou em plenário o presidente do Fórum dos Gestores de Cultura do Paraná e vice-presidente da Rede Nacional de Gestores Municipais de Cultura, Fernando Cordeiro. Marcos Vieira (PDT), por sua vez, registrou a presença de três lideranças femininas de Quatro Barras, município da Região Metropolitana de Curitiba (RMC). 

Instante de silêncio 

Rafaela Lupion (PSD) lamentou o falecimento de sua tia, Vera Maria Pimpão, nesta terça-feira (29). Já Leonidas Dias (Pode) pediu a inclusão do nome de Ronaldo Wuicik, falecido nesta segunda-feira (28), no instante de silêncio.

Notas elaboradas pela estudante de Jornalismo Julia Yamane*, especial para a CMC
*Supervisão do estágio e edição: Fernanda Foggiato
Revisão: Ricardo Marques

Leia também

Aprovada moção contra unidade do Mesa Solidária no Terminal Guadalupe

Projeto sobre merenda vegana nas escolas é arquivado na Câmara de Curitiba

Centro Captare será declarado de Utilidade Pública Municipal

Inclusão de empreendedorismo no ensino de Curitiba recebe substitutivo geral

Projeto ajusta Código Florestal de Curitiba à lei federal da Mata Atlântica

Assuntos Câmara
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Aprovada moção contra unidade do Mesa Solidária no Terminal Guadalupe
Câmara

Aprovada moção contra unidade do Mesa Solidária no Terminal Guadalupe

21 de maio de 2025

Projeto sobre merenda vegana nas escolas é arquivado na Câmara de Curitiba

21 de maio de 2025
Centro Captare será declarado de Utilidade Pública Municipal
Câmara

Centro Captare será declarado de Utilidade Pública Municipal

21 de maio de 2025
Inclusão de empreendedorismo no ensino de Curitiba recebe substitutivo geral
Câmara

Inclusão de empreendedorismo no ensino de Curitiba recebe substitutivo geral

21 de maio de 2025
Projeto ajusta Código Florestal de Curitiba à lei federal da Mata Atlântica
Câmara

Projeto ajusta Código Florestal de Curitiba à lei federal da Mata Atlântica

21 de maio de 2025
Projeto prevê multa a donos de terrenos com calçadas irregulares em Curitiba
Câmara

Projeto prevê multa a donos de terrenos com calçadas irregulares em Curitiba

21 de maio de 2025
Informe CuritibaInforme Curitiba