Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Informe Curitiba
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Informe CuritibaInforme Curitiba
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Câmara

Dia de Conscientização do Autismo “pinta” a Câmara de Curitiba de azul

30 de abril de 2025
Dia de Conscientização do Autismo
Compartilhar

De 2 a 6 de abril, o Palácio Rio Branco, sede da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), “brilhou” com a cor azul, alusiva ao Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo. Criada em 2007 pela Organização das Nações Unidas (ONU), a data foi celebrada no último dia 2 e tem como objetivo promover conhecimento e reduzir a discriminação e o preconceito em torno do transtorno do espectro autista (TEA). 

Contents
Abril Verde marca presença nas iluminações do Palácio Rio BrancoCâmara de Curitiba alerta ao Dia Mundial da Hemofilia Iluminação na cor vermelha simboliza o sangue de CristoPrédio histórico icônico, Palácio Rio Branco é sede da CMC 

Com diferentes graus, o TEA é um distúrbio que se manifesta na infância. Ele é caracterizado pela alteração das funções do neurodesenvolvimento do indivíduo e pode interferir na capacidade de comunicação, linguagem, interação social e comportamento, por exemplo. No entanto, o diagnóstico precoce permite que as pessoas com autismo recebam estímulos para adquirir mais para independência e qualidade de vida.

A iluminação cênica foi solicitada pela Presidência da Casa e pelo vereador Renan Ceschin (Pode). A Câmara de Curitiba contou com outras atividades alusivas ao Abril Azul, como a exposição “A(u)rtistas – O Autismo por Artistas Autistas”, organizada pela Gibiteca de Curitiba, e uma audiência pública sobre a inclusão e o diagnóstico precoce do autismo, proposta por Pier Petruzziello (PP). Por meio do Setor de Gestão de Pessoas, a instituição também anunciou um programa de estágio voltado exclusivamente para pessoas com TEA.

Abril Verde marca presença nas iluminações do Palácio Rio Branco

Entre os dias 7 e 12 de abril, a Câmara de Curitiba foi iluminada em apoio ao Abril Verde, campanha de conscientização à saúde e à segurança no trabalho. O objetivo da data é prevenir acidentes e doenças ocupacionais.  

Comemorado pela primeira vez em 1950, o Abril Verde foi criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A escolha do mês está ligada à celebração, em 28 de abril, do Dia Internacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho. Além disso, a data foi estabelecida para coincidir com a fundação da própria OMS. O requerimento de iluminação do Palácio Rio Branco foi realizado pela Divisão de Saúde Ocupacional (DSO) e a Comissão Especial de Proteção da Atividade Funcional (Copraf).

Câmara de Curitiba alerta ao Dia Mundial da Hemofilia 

O fachada do Palácio Rio Branco também se “vestiu” em vermelho, entre 13 e 20 de abril. A iluminação cênica do prédio histórico simbolizou o apoio ao Dia Mundial da Hemofilia, comemorado no último dia 17. A data remete ao nascimento de Frank Schnabel, hemofílico e fundador da Federação Mundial de Hemofilia. 

A hemofilia é uma doença genético-hereditária que se caracteriza pela desordem no mecanismo de coagulação do sangue. A proposta do Dia Mundial da Hemofilia é ampliar a discussão sobre o tema e ressaltar a importância de se investir constantemente na melhoria do tratamento dessas pessoas. O pedido da iluminação foi realizado por meio da Presidência da CMC e do vereador Renan Ceschin, atendendo à solicitação Associação Paranaense dos Hemofílicos.

Iluminação na cor vermelha simboliza o sangue de Cristo

Por fim, no dia 29 de abril, a Câmara de Curitiba recebeu uma iluminação especial, novamente em vermelho, em função da sessão solene em homenagem aos 70 anos da Igreja do Evangelho Quadrangular no Paraná. A cor simbolizou o sangue de Jesus Cristo.

Criada em 1923 por Aimée Semple McPherson, nos Estados Unidos, a Igreja do Evangelho Quadrangular chegou ao Brasil em 1951. Presente no Paraná há 70 anos, ela possui grande atuação tanto em Curitiba quanto em cidades do interior do estado. Tanto a iniciativa da sessão solene quanto o pedido da iluminação cênica partiram do vereador Fernando Klinger (PL). 

Prédio histórico icônico, Palácio Rio Branco é sede da CMC 

O Palácio Rio Branco é a sede da Câmara de Curitiba desde 1963. O prédio, inicialmente chamado de Palácio do Congresso, foi construído para abrigar a Assembleia Legislativa. Pelo valor histórico e cultural, foi tombado pelo patrimônio estadual, em 1978 (saiba mais).

Desde 2019, a fachada do edifício histórico é iluminada para destacar o apoio a campanhas de diferentes segmentos. O pedido precisa ser feito por um vereador, diretamente à Diretoria de Comunicação Social, setor a quem compete organizar o calendário anual da iluminação cênica. A solicitação deve ser feita por meio do sistema de chamados.

 * Matéria elaborada pela estudante de Jornalismo Julia Yamane*, especial para a CMC
*Supervisão do estágio e edição: Fernanda Foggiato

Leia também

Comissão autoriza tramitação de 10 projetos na Câmara de Curitiba

Atualização do Código Tributário de Curitiba tramita com urgência

Notas da CMC: 10 assuntos em pauta no Legislativo neste 21 de maio

Aprovada moção contra unidade do Mesa Solidária no Terminal Guadalupe

Projeto sobre merenda vegana nas escolas é arquivado na Câmara de Curitiba

Assuntos Câmara
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Comissão autoriza tramitação de 10 projetos na Câmara de Curitiba

21 de maio de 2025

Atualização do Código Tributário de Curitiba tramita com urgência

21 de maio de 2025

Notas da CMC: 10 assuntos em pauta no Legislativo neste 21 de maio

21 de maio de 2025
Aprovada moção contra unidade do Mesa Solidária no Terminal Guadalupe
Câmara

Aprovada moção contra unidade do Mesa Solidária no Terminal Guadalupe

21 de maio de 2025

Projeto sobre merenda vegana nas escolas é arquivado na Câmara de Curitiba

21 de maio de 2025
Centro Captare será declarado de Utilidade Pública Municipal
Câmara

Centro Captare será declarado de Utilidade Pública Municipal

21 de maio de 2025
Informe CuritibaInforme Curitiba