Nesta quarta-feira (7), o coordenador do Núcleo Curitiba do Observatório das Metrópoles, Luiz Belmiro Teixeira, trará aos vereadores da capital do Paraná a visão de pesquisadores das universidades da cidade sobre a revisão do Plano Diretor. Ele falará na Tribuna Livre da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), com transmissão ao vivo pelo canal da CMC no YouTube, a partir das 9h. A vereadora Giorgia Prates – Mandata Preta (PT) é a autora do convite (076.00017.2025).
O Núcleo Curitiba do Observatório das Metrópoles (NC-OM) é formado por pesquisadores da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e Instituto Federal do Paraná (IFPR), com a participação de organizações sociais, como a Terra de Direitos e o Mobiliza Curitiba. Criado em 2002, o Observatório das Metrópoles tem núcleos em 18 cidades do Brasil.
Será a segunda visita do NC-OM ao Legislativo, pois Teixeira, Leandro Franklin Gorsdorf e Rosa Moura apresentaram o trabalho do Observatório das Metrópoles a vereadores, no dia 11 de março, em um encontro na Sala de Reuniões da Presidência da CMC. Na ocasião, o NC-OM defendeu que “o Plano Diretor de Curitiba precisa ser revisto e ajustado para que efetive a função social da propriedade urbana e amplie o alcance de direitos, ora limitados, como o direito à moradia e à mobilidade urbana para todos os moradores”.
Como são agendadas as Tribunas Livres da Câmara de Curitiba?
Criada pela Câmara de Curitiba para ser um espaço de integração dos vereadores com temas propostos pela sociedade, a Tribuna Livre é agendada a pedido dos parlamentares, que por meio de um requerimento indicam uma pessoa ou entidade para discursar e dialogar no plenário. As falas neste espaço podem servir de prestação de contas de uma entidade que recebe recursos públicos, apresentação de uma campanha de conscientização, discussão sobre projeto de lei em trâmite na Casa etc.
Conforme o Regimento Interno do Legislativo, as Tribunas Livres ocorrem nas quartas-feiras, durante a sessão plenária – geralmente, antes da votação dos projetos de lei e demais proposições, a menos que ocorra a inversão da pauta. Se você participa de uma entidade, representa uma causa ou atividade coletiva, entre em contato com um dos vereadores para sugerir a realização da Tribuna Livre. O Regimento Interno veda o uso desse espaço por representantes de partidos políticos; candidatos a cargos eletivos; e integrantes de chapas aprovadas em convenção partidária.