A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) realizou mais uma cerimônia especial para celebrar os 70 anos da Igreja do Evangelho Quadrangular no Paraná, agora contando com a participação do Instituto Teológico Quadrangular Ecoville. O evento de iniciativa do vereador Fernando Klinger (PL) aconteceu na última quarta-feira (7), no Palácio Rio Branco, com transmissão ao vivo pelas redes sociais do Legislativo.
Na mesa de cerimônia, além do parlamentar, estavam convidados como o deputado estadual Gilson de Souza (PL), pastor e secretário estadual de Cidadania da Igreja do Evangelho Quadrangular; e os pastores Carlos Eduardo, Itamar Paim e Rosane Dginkel. Na saudação oficial da casa, Fernando Klinger relatou a importância de comemorar a vida de mais fiés na CMC.
“Para mim é motivo de muito orgulho estar com estas pessoas comemorando os 70 anos da Igreja, sinto que é minha missão fazer com que mais pessoas tementes a Deus sejam lembradas e homenageadas aqui, nesta Casa. Mostrar o quanto o ensino religioso transforma vidas é um passo importante para o meio social”, completou o vereador, que já homenageou, neste ano, os institutos do Juvevê e do Água Verde.
Para o pastor Carlos Eduardo, o momento é de mostrar que o ensino religioso promove uma sociedade mais resiliente e preparada para lutar por mudanças. “A educação muda as fases da vida. Vejo que a resiliência que o cristianismo trouxe não cura somente o indivíduo, mas ela cura por onde ele passa. A palavra de Deus que nós ensinamos traz luz por onde passamos”, expressou.
Completando a fala dele, a pastora Rosane Dginkel ressaltou que a palavra de Deus merece ser reconhecida como instrumento de educação, não só pela igreja, mas por toda cidade de Curitiba. Logo após, o deputado Gilson de Souza prestou suas felicitações pelo aniversário de 70 anos da Igreja do Evangelho Quadrangular Ecoville.
“Eu tive o privilégio de crescer dentro da igreja, de obter o conhecimento teológico. Quero demonstrar minha gratidão por esta igreja, por Deus e pelo evangelho. Esta igreja cresceu no coração de Deus e continuará crescendo pela graça divina. Parabéns a todos os homenageados nesta noite”, afirmou o parlamentar estadual. Além da gratidão à igreja, a sua prestação de serviços à sociedade também foi reconhecida pelo pastor Itamar Paim.
Homenageados receberam certificados de reconhecimento
Durante a sessão solene, os cantores e a orquestra da Igreja Quadrangular do Ecoville fizeram apresentações musicais para louvar a Deus. Além disso, todos os membros da mesa de autoridades foram homenageados e receberam seus certificados na presença dos convidados. Na fala final, Klinger agradeceu a todos que participaram do evento e compartilhou uma mensagem sobre o cristianismo. Ele afirmou que o amor de Deus tem o poder de transformar vidas e a sociedade, promovendo valores como amor, compaixão, justiça, perdão e reconciliação.
Clique na imagem abaixo para acessar o álbum completo da solenidade no Flickr da CMC.
Como funcionam as sessões solenes?
As sessões solenes, segundo o Regimento Interno do Legislativo de Curitiba, são convocadas para a entrega de honrarias e de “outras homenagens que a Câmara Municipal entender relevantes”. Também são realizadas para dar posse ao prefeito e ao vice-prefeito do Município, instalar legislaturas e comemorar fatos históricos.
Na CMC, a concessão de títulos e prêmios é regulamentada pela lei complementar 109/2018. As honrarias, segundo a legislação municipal, são entregues “sem preconceito de cor, raça, crença ou idade” a cidadãos de destaque em suas áreas e que tenham prestado relevantes serviços à comunidade curitibana.
*Matéria elaborada pela estudante de Jornalismo Mariana Aquino*, especial para a CMC.
Supervisão do estágio: Pedritta Marihá Garcia.
Edição: Pedritta Marihá Garcia.
Revisão: Ricardo Marques