Com data marcada para o dia 15 de junho, a Meia Maratona Internacional de Curitiba está oficializada no calendário da cidade. A lei que reconhece a corrida de rua como parte da programação oficial da capital foi aprovada pela Câmara Municipal no começo de abril e já está em vigor, após ter sido sancionada pelo prefeito Eduardo Pimentel.
A Meia Maratona é realizada anualmente em junho e já fazia parte da agenda esportiva de Curitiba há mais de 10 anos. Quem protocolou o projeto de lei que oficializou a competição foi o vereador Pier Petruzziello (PP). A corrida é organizada pela empresa de eventos esportivos Thome & Santos, com o apoio institucional da Prefeitura de Curitiba, e hoje só perde em número de participantes para a Maratona Internacional de Curitiba e para a The Hardest Run.
Durante a votação do projeto de lei em plenário, realizada em dois turnos, nos dias 7 e 8 de abril, o vereador destacou que a competição atrai milhares de pessoas à cidade, “gerando receita para hotéis, restaurantes, o comércio local e outros setores da economia”, além de estimular a saúde e a qualidade de vida por meio da prática esportiva (005.00114.2024).
No ano passado, a Meia Maratona Internacional de Curitiba reuniu cerca de 8 mil pessoas, entre atletas profissionais e amadores, divididos em percursos de 5, 11 e 21 quilômetros. Em 2025, a expectativa é chegar a mais de 10 mil corredores de rua. As inscrições para a competição estão abertas e podem ser feitas até o dia 4 de junho. A largada será diretamente da Pedreira Paulo Leminski.
A lei 16.502/2025, que oficializou a Meia Maratona no calendário oficial de Curitiba, foi publicada no Diário Oficial da cidade de 10 de abril.