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Consulta da LDO 2026 vai até 1º de junho; população pode escolher entre 11 áreas

16 de maio de 2025
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A população da capital do Paraná tem até o dia 1º de junho, que será um domingo, para sugerir aos vereadores da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) quais serviços públicos devem receber mais recursos em 2026. Este é o prazo da consulta pública à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), aberta nesta sexta-feira (16), pela Comissão de Economia, Finanças e Fiscalização do Legislativo. Não haverá urnas nas administrações regionais, apenas pelo formulário online disponibilizado pela CMC (vote aqui).

>>> Vote aqui! Participe da consulta pública da LDO 2026
>>> Confira tudo que já foi publicado sobre o Orçamento de Curitiba


Para facilitar o acompanhamento da população, a CMC reuniu todas as informações relativas à LDO 2026 em um portal na internet, em que constam o cronograma de tramitação, o formulário eletrônico da consulta pública, as explicações sobre o ciclo orçamentário (PPA, LDO e LOA) e o acesso aos documentos relacionados ao projeto das diretrizes orçamentárias para o ano que vem. No ano passado, 692 pessoas participaram da consulta à LDO.

Contents
LDO 2026 de Curitiba: como participar da consulta públicaQuer planejar sua participação na LDO 2026? Conheça as opçõesReceita, despesa, investimento: confira os principais números da LDO 2026

Ainda que a Lei de Diretrizes Orçamentárias não seja o orçamento da cidade propriamente dito (que é votado só no segundo semestre e se chama Lei Orçamentária Anual, a LOA), é nela que está fixada a relação de metas físicas que a Prefeitura de Curitiba promete cumprir no ano que vem (013.00003.2025). A LDO fixa limites à LOA, antecipando à população, no primeiro semestre, onde o Executivo planeja gastar os recursos públicos. E as metas da LDO se reportam àquelas contidas no Plano Plurianual (PPA), com os programas de governo.

LDO 2026 de Curitiba: como participar da consulta pública

Ao clicar no link do formulário, existem duas etapas de identificação. Na primeira, é preciso aceitar os termos de privacidade da Consulta Pública da LDO 2026; na segunda, indicam-se o nome, a faixa etária, o gênero, um e-mail pessoal e o bairro onde reside. Superada essa etapa, o cidadão é convidado a escolher uma prioridade para Curitiba, em uma lista com 11 opções (Assistência Social, Cultura, Direitos Humanos, Educação, Esporte e Lazer, Habitação, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Obras, Saúde, Segurança, e Transporte).

Ao optar por Assistência Social na primeira tela, por exemplo, na seguinte é pedido que se escolha um entre nove segmentos dessa área. A título de exemplo, uma opção da área seria a assistência social ao idoso – mas poderia ser outra, como assistência (à população de rua, às crianças e adolescentes, às pessoas com deficiência, às mulheres, às vítimas de violência doméstica, à população LGBTI+), políticas de emprego ou equipamentos sociais.

Após escolher uma das opções anteriores, na tela seguinte é possível especificá-la ou acrescentar algo redigindo a sugestão no campo em branco oferecido pelo formulário. Por exemplo, considerando o segmento atenção ao idoso, poderia ser “Vagas de Centro-Dia para idosos na Regional Tatuquara”. Seguindo esse passo a passo, os habitantes da cidade estarão colaborando para o aprimoramento do orçamento da cidade.

Quer planejar sua participação na LDO 2026? Conheça as opções

Veja a seguir os temas que cada opção de área prioritária oferece dentro do formulário eletrônico da consulta pública à LDO 2026 na Câmara de Curitiba:

  • Assistência Social: Atendimento à população em situação de rua; Políticas de qualificação e emprego; Melhorias nos equipamentos sociais; Assistência à criança e ao adolescente; Assistência à pessoa com deficiência; Assistência à mulher; Assistência à pessoa idosa; Assistência à pessoa migrante; e Assistência à população LGBTI+.

  • Cultura: Realizar mais eventos culturais; Ampliar número de vagas para oficinas e atividades culturais; Implantar espaços culturais; Revitalizar espaços culturais; Atenção ao patrimônio histórico, artístico e cultural; Incentivar a cultura.

  • Direitos Humanos: Assistência a Vítimas de Violência Doméstica; Políticas de Igualdade Étnico-Racial; e Políticas de Diversidade

  • Educação: Reformar Escola Municipal; Reformar Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI); Ampliar o número de vagas de Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI); Ofertar contraturno escolar; Ampliar a oferta de profissionais (professores, educadores etc.) na rede municipal; e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

  • Esporte e Lazer: Ampliar políticas públicas para a juventude; Realizar mais eventos esportivos, de lazer e recreativos; Implantar equipamentos públicos de esporte e lazer; e Reformar equipamentos públicos de esporte e lazer.

  • Habitação: Ampliar a oferta de moradias populares via Cohab; Realizar mais regularizações de áreas; e Melhorar a estrutura de atendimento da Cohab.

  • Meio Ambiente e Sustentabilidade: Ampliar a oferta de coleta de lixo; Realizar mais campanhas educativas sobre a importância da reciclagem; Mais apoio aos catadores de materiais recicláveis e cooperativas; Criar mais hortas urbanas; Intensificar a poda e a manutenção nas árvores; Intensificar a poda e a manutenção das árvores; Ampliar políticas de proteção dos animais; Manutenção ou reforma de parque ou praça; Implantar parque ou praça; Educação ambiental; e Estudos e projetos relacionados a energias renováveis e sustentabilidade.

  • Obras: Implantar pavimentação (asfalto); Manutenção de pavimentação (tapa buracos e pequenos reparos); Implantar calçadas; Recuperar calçadas; Melhorias na drenagem para evitar enchentes; Implantar trincheira ou viaduto; Manutenção de trincheira ou viaduto; Implantar pontes, travessias ou pinguelas; Implantar rotatória; Implantar binário; e Iluminação pública.

  • Saúde: Implantar equipamento de saúde; Reformar equipamento de saúde; Aumentar oferta de consultas médicas; Aumentar número de profissionais nos equipamentos de saúde; e Ampliar o atendimento odontológico na Rede Municipal de Saúde.

  • Segurança: Ampliar o efetivo da Guarda Municipal; Aumentar o número de rondas da Guarda Municipal; Ampliar o sistema de videomonitoramento; Implantar módulo da Guarda Municipal; e Políticas de prevenção ao uso de drogas.

  • Transporte, Mobilidade e Trânsito: Aumentar a frota de ônibus; Implantar nova linha de ônibus; Implantar ciclovias; Manutenção de ciclovias; Manutenção em pontos de ônibus ou terminais; Implantar faixa elevada ou lombada; e Melhorar a sinalização de trânsito.

Todas as respostas serão contabilizadas pela equipe técnica da Comissão de Economia, Finanças e Orçamento para a elaboração de um relatório que será distribuído aos vereadores e divulgado, em plenário, durante uma audiência pública convocada especialmente para esse fim. A previsão é que o resultado seja tornado público no dia 9 de junho. Na mesma audiência, a Prefeitura de Curitiba estará presente, expondo os principais dados da LDO 2026. A votação em plenário está prevista para os dias 24 e 25 de junho.

Receita, despesa, investimento: confira os principais números da LDO 2026

É a primeira vez na história da cidade que o Orçamento de Curitiba atinge o patamar de R$ 15,6 bilhões, o que significa um valor 7,5% superior, em 2026, aos R$ 14,6 bi projetados para este ano. Para saber quanto o Executivo terá em caixa para movimentar, é preciso subtrair desse valor os pagamentos feitos de um órgão público para outro, como os repasses à Previdência. Descontadas essas despesas intraorçamentárias, o orçamento líquido para 2026 será de R$ 13,814 bilhões. É com esse dinheiro que o Município mantém e amplia os serviços públicos ofertados à população.

As áreas que mais receberão recursos são Saúde (21,63%), Previdência (21,04%), Educação (19,14%), Urbanismo (9,64%) e Administração (6,71%). Estão previstos R$ 1,070 bilhão em investimentos, mantendo o recorde alcançado em 2025, e R$ 337,3 milhões para a reserva de contingência, que é uma “poupança” para situações extraordinárias. As despesas com pessoal custarão R$ 7,1 bilhões em 2026, enquanto o pagamento de dívidas demandará R$ 372 milhões (amortização, juros e encargos). Os precatórios serão R$ 90 milhões.

Essas estimativas de despesa tomam como base a previsão, feita com dados oficiais, de que, em 2026, o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil crescerá 1,6%, que a inflação aferida pelo Índice de Preços ao Consumidor (IPCA) ficará em 5,47% e que a taxa de juros básica da economia (Selic) terminará o ano em 13,71%, com o dólar comercial valendo R$ 5,75. Na projeção populacional, a Prefeitura de Curitiba prevê um acréscimo de 7.640 pessoas vivendo na cidade durante o próximo ano, totalizando 1,845 bilhão de pessoas em 2026.

Neste cenário, a Prefeitura de Curitiba projeta que a cidade continuará sendo a maior captadora de recursos, com 56% dos R$ 15,6 bilhões provenientes de arrecadação própria (R$ 7,74 bi), seguido pelos repasses da União (R$ 2,26 bi) e do Estado (R$ 1,9 bi). As receitas de capital, como operações de crédito e rendimentos, estão estimadas em R$ 699 milhões. Somando as compensações e renúncias de receitas em ISS, IPTU, Taxa de Lixo e ITBI, o Executivo estima que R$ 601 milhões em impostos municipais deixarão de ser arrecadados em razão de programas sociais, políticas econômicas ou exigências legais.

Esses números constam no projeto de lei enviado à Câmara de Curitiba. A LDO 2026 é composta por 11 capítulos, divididos em 90 artigos de lei (013.00003.2025). A proposta elaborada pelo Executivo utilizou sugestões recebidas pelo programa Fala Curitiba, de participação popular, que neste ano contabilizou 7.817 participações, que se desdobraram em 21.219 sugestões à LDO 2026. As áreas com mais pedidos de investimento foram Obras Públicas (17%), Esporte e Lazer (12%),  Saúde (11%), Trânsito (10%) e Guarda Municipal (9,96%).

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