Com o uso de Inteligência Artificial e novas tecnologias para ampliar a eficiência na prestação de serviços ao cliente em todo o Paraná, foi lançado nesta segunda-feira (19) o Desafio Copel, que abriu a Semana de Inovação da Companhia.
“Nosso foco é o cliente. Se queremos nos estabelecer como referência entre as empresas de capital aberto temos que buscar inspiração para além do setor de energia. Quero pedir que olhemos com todo o carinho a questão da Inteligência Artificial. Estamos diante da maior revolução já vista desde a chegada da internet e na qual já estamos inseridos em larga escala em nossa rede inteligente”, afirmou o diretor-presidente da Copel, Daniel Slaviero, ao lançar o desafio.
A Semana de Inovação segue até quarta-feira (21) e reúne, na sede da empresa, em Curitiba, a alta cúpula de companhias nacionais e multinacionais, representadas pelo CEO da Toyota, Evandro Maggi; do BTG Pactual, Roberto Sallouti, entre outros executivos e especialistas de ponta de segmentos distintos da economia para além do setor energético.
“A semana da inovação não é um fim em si mesmo. A troca de experiências nos sinaliza referências para que possamos ver os gaps que a Copel tem como benchmark e fechar esses gaps. O mais importante vem depois, com a estruturação de projetos mensuráveis e que tragam impactos relevantes para a companhia”, reforçou Slaviero.
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL – O diretor-presidente da Companhia ressaltou que a energia, principal ativo da Copel, como empresa de geração, transmissão, distribuição e venda de serviço essencial, ancora a empresa no processo de evolução da Inteligência Artificial. “Alicerçada em data centers, a IA tem foco no aumento da produtividade, e o agronegócio e a energia irão puxar esse desenvolvimento. É um privilégio fazer parte e poder ser referência para ancorar esse processo”, ressaltou.
O presidente do Conselho de Administração da Copel e um dos fundadores da empresa Bematech, Marcel Martins Malczewski, abriu os painéis da Semana de Inovação reforçando a importância do uso da Inteligência Artificial como ferramenta de desenvolvimento. “A energia é um dos setores mais relevantes do mundo e a Inteligência Artificial vai mudar o mundo muito mais rapidamente do que imaginamos. Para que a IA funcione, precisa de data centers e, para se ter data center, é necessário energia firme, conexão e temperatura amena para a refrigeração dos sistemas”, observou.
Malczewski destacou a inciativa do Desafio Copel como referência em intraempreendedorismo. “Toda empresa moderna tem essa prática. É um momento ímpar para a Copel, iniciar de fato um programa de inovação para ajudar companhia a se posicionar na vanguarda da inovação. Não tenho dúvidas que a Copel será referência nesse setor na América Latina como um todo”.
O DESAFIO – As inscrições ao Desafio Copel estão disponíveis no link www.copel.com/site/desafio e seguem até o próximo dia 6 de junho. “A premiação é para os copelianos. Os agentes externos terão a oportunidade de mostrar produtos e serviços e firmar contratos com a Copel”, explicou o vice-presidente de Estratégia, Novos Negócios e Transformação Digital, Diogo Mac Cord.
Para o desafio deste ano, a Copel elencou 13 temas de áreas de serviços da companhia como focos para a apresentação de projetos inovadores: Poda, Roçada e Limpeza de Faixa; O&M e Emergências na Rede de Distribuição, Geração e Transmissão; Multas, Condenações e Indenizações; Controle Patrimonial e Baixa de Ativos; Medição, Leitura, Entrega da Fatura e Cobrança.
Também fazem parte dos temas Atendimento Virtual e Presencial; Gestão de Frota e Equipamentos; Questões Regulatórias com Impacto Financeiro; TI – Gestão de Ativos, Software e FinOps; Telecomunicações; Gestão logistica e Rastreabilidade do Ativo Imobilizado em Curso; Centro de Serviços Compartilhados (CSC); Gestão de Compras e Fabricação Interna de Itens Estratégicos.
“Na timeline do desafio temos as fases de inscrições, maturidade da ideia, avaliação da banca até o final do processo, que será em setembro. É um período de oportunidade para mostrar que a ideia funciona e pode ser implementada como um business case. Vamos levar a ideia até o fim”, reforça Mac Cord.
Em 15 de agosto, serão confirmados os projetos finalistas. O certame seguirá até 19 de setembro quando haverá a prova de conceito. O Desafio Copel é integrado ao Copel Beyond, a maior programa de transformação digital do setor elétrico brasileiro.
PALESTRANTES – Entre os palestrantes da Semana da Inovação da Copel, que segue até esta quarta-feira (21), estão o fundador da Bematech e presidente do Conselho de Administração da Copel, Marcel Malczewski; os CEOs do BTG Pactual, Roberto Sallouti; da Fu2re, André Sih; VP Latam da Viasat, Leandro Gauszer; o presidente da Toyota no Brasil, Evandro Maggio; o diretor-executivo da Rede Globo, Wanderley Baccala; o diretor da Nokia no Brasil, Rafael Mezasalma.
Também integram a equipe de palestrantes os diretores sênior da Databricks, Flavio Valiati e da Oracle, Davi Carvalho; o líder de Energia da Nvidia, Alaor Neto; o VP de Inovação e Transformação da Arcelor Mittal, Rodrigo Carazolli; o diretor-executivo da Aegea, Luiz Couto; o líder da Google Cloud, Leonardo Almeida; da GE Vernova, os líderes Maria Haro, em Soluções Digitais; e Douglas Junior, em Rede de Automação.
E ainda, o diretor de Digital Grid da Scheneider para a América Latina, João Carlos Marques; o diretor especialista da SAP, Sávio Marques; o diretor de dados e IA da Sales Force, Gabriel Dornella; o diretor Comercial e de Estratégia da PIX Force, Rafael Loureiro e o sócio de governo e Infraestrutura da EY, Alexandre Vidal.