A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) recebe, a partir das 9h30 da próxima terça-feira (15), a exposição itinerante “A(u)rtistas – O Autismo por Artistas Autistas”. A mostra inédita reúne 40 obras – entre pinturas, fotografias, ilustrações, objetos, instalações, música e poesia – que expressam a visão de artistas autistas, de diferentes estados brasileiros, sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA).
A visitação é gratuita e estará disponível até 22 de abril, das 8h às 18h, nas portarias dos anexos 1 (em frente à praça Eufrásio Correia) e 2 (avenida Visconde de Guarapuava). Organizada pela Gibiteca de Curitiba, a mostra faz parte das ações do Abril Azul, mês de conscientização sobre o autismo.
O evento teve sua primeira exibição no Clube Curitibano e chega à Câmara Municipal por intermédio do vereador Pier Petruzziello (PP), presidente da Comissão de Acessibilidade e Direitos da Pessoa com Deficiência da instituição.
“É uma ação inédita no Brasil, uma exposição de arte de autistas falando sobre o autismo“, explica o quadrinista e coordenador da Gibiteca de Curitiba, Fulvio Pacheco. Ele ressalta a importância da representatividade na arte. “É importante dar voz e representatividade aos autistas para eles mesmos expressarem suas impressões do TEA a partir das mais variadas manifestações, como quadrinhos, pintura, ilustrações e fotografias”, pontua Pacheco. “Esta ação, junto às demais do mês do autismo, são essenciais para difundir informações que ainda necessitam ser divulgadas para a sociedade.”
Petruzziello reforça a importância da exposição. “Primeiro, gostaria de parabenizar o presidente Tico Kuzma [PSD] por ter feito essa iniciativa, por ter aberto as portas da Câmara para este evento”, agradeceu o vereador, que é autor da primeira legislação de Curitiba sobre o autismo, a lei municipal 14.809/2016, que criou a Semana da Conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista, e da primeira lei do diagnóstico precoce do autismo implantada no Brasil, a lei 14.913/2016.
“Tudo que envolve o autismo, seja na cultura, seja na educação, na saúde, é importante”, prossegue Petruzziello. Ele destaca principalmente a relevância da mostra para a valorizar o artista com TEA e o fato de “a Câmara expor isso, mostrando para a sociedade que o autismo não é uma sentença”. “Quando eu vejo que muitas pessoas conseguem, com sua autonomia, fazer um grande trabalho, é uma vitória.”
Serviço: Exposição “A(u)rtistas – O Autismo por Artistas Autistas”
📍 Local: Câmara Municipal de Curitiba – portarias dos anexos 1 e 2
📅 Data: de 15 a 22 de abril
⏰ Horário: abertura às 9h30 da próxima terça (15); nos demais dias, das 8h às 18h
🎟 Entrada gratuita
>> Leia também:
Diagnóstico de síndromes raras e autismo é tema de debate na CMC