Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Informe Curitiba
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Informe CuritibaInforme Curitiba
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Câmara

Aldeia Kakané Porã recebe homenagem na Câmara Municipal de Curitiba

16 de abril de 2025
Aldeia Kakané Porã recebe homenagem na Câmara Municipal de Curitiba
Compartilhar

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) registrou, nas sessões plenárias desta semana, quatro entregas de Votos de Congratulações e Aplausos. Nesta quarta-feira (16), os vereadores Camilla Gonda (PSB), Angelo Vanhoni (PT), Giorgia Prates – Mandata Preta (PT), Professora Angela (PSOL) e Vanda de Assis (PT) homenagearam a aldeia Kakané Porã, localizada no bairro Campo de Santana e reconhecida como a primeira aldeia indígena urbana do Paraná e a segunda da Região Sul do país.

Contents
Reconhecimento a Idalino Zanotto, o “Babi”Embaixada Flachurrasco recebe os Votos de Congratulações Marco Assef é homenageado por livro da trajetória do Capitão HidaldoVereadores debatem Votos de Congratulações e Aplausos

“Desde 2008 abriga famílias Kaingang, Guarani e Xetá. Três povos originários que enfrentaram o colonialismo, o apagamento a violência institucional e que seguem de pé com coragem, dignidade, mantendo vivas suas culturas línguas rituais e modos de vidas”, afirma Giorgia Prates. O seu nome “Kakané Porã”, explicou a vereadora, significa “fruto bom da terra” na língua Kaingang.

“Em nome dos nossos povos indígenas agradeço a oportunidade. […] A Kakané Porã se arrasta há 16 anos em uma terra que já foi nossa e que ainda não temos como uma aldeia constituída. Precisamos da demarcação dessa terra para que nossos direitos sejam constituídos”, pediu o cacique Arykã José de Paula. Ele também fez o convite para o evento “Festa do Dia dos Povos Indígenas”, que ocorrerá de sexta-feira (18) a domingo (20) na aldeia Kakané Porã, localizada na estrada Delegado Bruno de Almeida, n° 5.400. Além do cacique, a entrega da homenagem reuniu Eloi Nhandewa Jacinto, Jovina Kaingang e Surri Horato (077.00209.2025).

Reconhecimento a Idalino Zanotto, o “Babi”

Na sessão desta terça-feira (15), foi a vez de Sidnei Toaldo (PRD) homenagear Idalino Zanotto, o ‘Babi’, pela celebração de seus 95 anos de vida, com os Votos de Congratulações. A idade, disse o vereador, é “um marco que simboliza não apenas a longevidade, mas também uma trajetória de sabedoria, dedicação e contribuição para a comunidade”.

Toaldo revelou que o apelido “Babi” foi dado quando Zanotto jogava futebol amador pelo Trieste, por se parecer com um jogador que atuava no Coritiba. Além disso, o homenageado foi alfaiate e dono de um posto de combustíveis. “Todos os dias, ainda cuida com esmero da horta, reza o terço e bebe sua taça de vinho colono. Gratidão e que venham os 100 [anos]”, congratulou o parlamentar (077.00190.2025).

Embaixada Flachurrasco recebe os Votos de Congratulações 

Também nesta terça, João da 5 Irmãos (MDB) entregou o diploma de Votos de Congratulações e Aplausos à Embaixada Flachurrasco Curitiba, onde costumam se reunir torcedores flamenguistas. “A Flachurrasco desempenha um papel importante na promoção da paz entre as torcidas locais, organizando eventos em colaboração com as forças de segurança pública e mantendo um excelente relacionamento com torcedores de todos os times do Paraná e do Brasil”, ressaltou o vereador.

Os encontros reúnem, semanalmente, milhares de torcedores, sendo um dos pontos turísticos da cidade para os flamenguistas locais e visitantes. A Embaixada Flachurrasco Curitiba, relatou João da 5 Irmãos, também apoia campanhas como o Setembro Amarelo e realiza ações na Páscoa, Dia das Crianças e Natal. O diploma foi entregue a Luana e a Felipe Menezes (077.00188.2025).

Marco Assef é homenageado por livro da trajetória do Capitão Hidaldo

O presidente Tico Kuzma (PSD) abriu as entregas de Votos de Congratulações, na última segunda-feira (14), com a homenagem ao jornalista Marco Antonio Assef Bruginski pela publicação do livro ‘Capitão Hidalgo – A História da Vitória‘. “Formado pela Universidade Federal do Paraná [UFPR], ele atuou com destaque nos principais veículos de comunicação do estado, como os jornais ‘O Estado do Paraná’, ‘Tribuna do Paraná’, ‘Gazeta do Povo’, ‘Diário Popular’, ‘Diário Indústria e Comércio’ e ‘Jornal do Ônibus’”, citou o vereador.

O jornalista também já atuou nas emissoras Band, RICtv, Rede Massa, CNT e TV Tambaú; além das rádios Cultura, Cidade, Independência, entre outros, além da assessoria de imprensa de instituições como a Polícia Militar do Paraná. Atualmente, é colunista de economia no Diário Indústria e Comércio e repórter da Rádio CBN Curitiba. “A publicação de seu primeiro livro solo representa a consolidação de uma carreira dedicada à informação, à história e à valorização da cultura e da memória paranaense”, congratulou Kuzma. Personagem de seu livro, o Capitão Hidalgo acompanhou a entrega da homenagem (077.00220.2025). O lançamento da obra foi realizado nesta terça, durante sessão solene na Câmara Municipal (veja as fotos do evento).

Vereadores debatem Votos de Congratulações e Aplausos

Nas sessões plenárias desta semana, os vereadores também aprovaram novos requerimentos de Votos de Congratulações e Aplausos. Na manhã da última segunda-feira, por exemplo, foi a vez de Giorgia Prates – Mandata Preta discutir a homenagem “justa e necessária” ao Núcleo Curitiba do Observatório das Metrópoles, da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

“A gente falar sobre o Observatório das Metrópoles é também reconhecer o compromisso contínuo com a justiça urbana, a justiça social e a moradia digna, […] o Núcleo Curitiba tem atuado de uma maneira incansável na elaboração de diagnósticos e de análises que iluminam questões muitas vezes invisibilizadas”, declarou a parlamentar (077.00139.2025). 

Em apoio à homenagem, Laís Leão (PDT) destacou que o Observatório das Metrópoles possui uma “expertise bastante profunda” sobre o Estatuto da Metrópole, uma legislação ainda recente, mas importante para a revisão do Plano Diretor de Curitiba. Seguindo a mesma linha de raciocínio, Professora Angela frisou o trabalho de “democratização da cidade”.

Ainda na última segunda, Laís Leão fez a defesa dos Votos de Congratulações aos 90 anos de fundação do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Paraná (Senge-PR). A vereadora ressaltou o “apoio técnico a demandas urgentes da população, especialmente da população mais vulnerável” (077.00237.2025). “Nada mais justo que esta Casa valorize nove décadas de atuação de um sindicato tão importante, de uma categoria que constroi, literalmente, Curitiba.”

Sidnei Toaldo, na sequência, destacou a comemoração dos 62 anos do Restaurante Velho Madalosso, em Santa Felicidade (077.00223.2025). Ele destacou o legado do estabelecimento para a geração de empregos e a tradição da gastronomia italiana na cidade de Curitiba. O vereador ainda defendeu a homenagem aos 40 anos de trajetória de Silvia de Lima Matioski no futebol paranaense (077.00234.2025). “A Silvia faz parte desta história do futebol amador, é uma excelente profissional.”

Por fim, ainda na sessão desta segunda, Professora Angela debateu as Congratulações à Federação de Xadrez do Paraná (Fexpar) pelos resultados obtidos no Campeonato Paranaense de Xadrez, realizado no último fim de semana do mês de março, em Curitiba (077.00235.2025). A competição, disse a vereadora, reuniu centenas de atletas, muitos deles da própria capital.

Nesta terça-feira, Marcos Vieira (PDT) falou do requerimento para conceder os Votos de Congratulações e Aplausos pelos 25 anos do grupo de Teatro Arte e Vida, criado por jovens “amadores da periferia”. O espetáculo da Paixão de Cristo, destacou, leva uma média de 10 mil milhares de pessoas à Rua da Cidadania do Bairro Novo, no bairro Sítio Cercado (077.00238.2025).

Nesta quarta, foi a fez do vereador Nori Seto (PP)  discutir o requerimento de Congratulações à Cervejaria Bodebrown e a seu fundador, Samuel Cavalcanti, pela realização dos Festivais Culturais Bodebrown, que completam 10 anos de existência em 2025 (077.00246.2025). “Evento que reúne gastronomia, cultura, a boa música, gera entretenimento, lazer, renda, emprego, movimenta a economia e a região”, frisou. Eder Borges (PL) e Angelo Vanhoni também defenderam que a Bodebrown é um patrimônio curitibano.

*Matéria elaborada pela estudante de Jornalismo Julia Yamane*, especial para a CMC

Supervisão do estágio e edição: Fernanda Foggiato

Leia também

Nesta quarta-feira, Câmara debate futuro do futebol amador de Curitiba

Enfermagem e tributos: Câmara vota projetos da Prefeitura de Curitiba na quarta

SUS de Curitiba presta contas do 1º quadrimestre de 2025 na segunda-feira

Na terça, Prefeitura de Curitiba e CMC apresentam balanço do 1º quadrimestre

Selo da Empresa Amiga das Pessoas com TEA avança na CMC

Assuntos Câmara
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Nesta quarta-feira, Câmara debate futuro do futebol amador de Curitiba

23 de maio de 2025

Enfermagem e tributos: Câmara vota projetos da Prefeitura de Curitiba na quarta

23 de maio de 2025

SUS de Curitiba presta contas do 1º quadrimestre de 2025 na segunda-feira

23 de maio de 2025

Na terça, Prefeitura de Curitiba e CMC apresentam balanço do 1º quadrimestre

23 de maio de 2025

Selo da Empresa Amiga das Pessoas com TEA avança na CMC

23 de maio de 2025
Acidentes na Linha Verde aumentam 21% em 2025, alerta Guarda Municipal
Câmara

Acidentes na Linha Verde aumentam 21% em 2025, alerta Guarda Municipal

22 de maio de 2025
Informe CuritibaInforme Curitiba