Entre este sábado (29) e a próxima segunda-feira (31), o Palácio Rio Branco, sede da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), “veste” as cores verde, branco e vermelho, estampadas na bandeira da cidade. A iluminação cênica homenageia o aniversário de 332 anos do Legislativo e da própria capital do Paraná, data celebrada em 29 de março.
O dia oficial da fundação da CMC e de Curitiba remete à primeira eleição para a Câmara de Vereadores, liderada pelo capitão-povoador Matheus Martins Leme, em 1693. Inicialmente batizada com o nome de Vila de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, em 1721 passou a ser chamada de Curitiba”, vindo do Guarani “ku ryt yba”, que significa “grande quantidade de pinheiros”. Em 1842 passou à categoria de cidade e em 1853, com a Emancipação da Província de São Paulo, foi definida como a capital do Paraná.
>> Curitiba 332: participe da festa oficial de aniversário da cidade
As cores refletidas no prédio histórico vêm da bandeira de Curitiba, sendo que as faixas vermelhas e brancas simbolizam o Poder Municipal e o verde, as propriedades rurais que existiam na cidade ela foi criada. O pedido para a iluminação cênica partiu da terceira-secretária da Casa, vereadora Meri Martins (Republicanos).
Câmara celebra Março Azul e Dia Mundial da Água
De 22 a 28 de março, a iluminação na cor azul foi alusiva a duas campanhas. Uma delas, com o nome de Março Azul, é uma iniciativa criada nos Estados Unidos, em 2000, e que 20 anos depois desembarcou no Brasil. A ideia é conscientizar a população sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer colorretal (câncer de intestino). A data-chave da mobilização foi na última quinta-feira (27). A proposta foi da segunda-secretária da instituição, Indiara Barbosa (Novo).
Laís Leão (PDT) também pediu que a Casa fosse iluminada com a cor azul, mas pelo Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de evidenciar a necessidade de se preservar o recurso natural, essencial à manutenção da vida na Terra.
Cores da Itália decoram a Câmara de Curitiba
Na noite do dia 19 de março, o Palácio se “vestiu” com as cores verde, branco e vermelho para a sessão solene em homenagem aos 80 anos do Coral Folclórico Italiano Santa Felicidade. A homenagem reconheceu a trajetória do grupo e a preservação da cultura italiana em Curitiba.
Desde 1945, o coral tem deixado história ao se apresentar em vários lugares de Curitiba. Atualmente o grupo tem várias músicas gravadas e apresentações na cidade que foram reconhecidas, motivo de já ter sido homenageado na Câmara outras vezes.
Tanto a sessão solene quanto a iluminação, alusiva às cores da bandeira da Itália, partiram do vereador Sidnei Toaldo (PRD).
Dia Nacional da Imigração Judaica
O Dia Nacional da Imigração Judaica foi o motivo de o Palácio ter se “vestido” em azul e branco, no dia 18 deste mês. As cores simbolizam, para o judaísmo, uma aliança plural que representa todos os cidadãos dos diversos espectros políticos e várias religiões.
A imigração judaica começou no Brasil a partir do século 16, principalmente no Nordeste, sendo a maioria dos imigrantes vindos de Portugal e outras regiões da península Ibérica. Durante a ocupação holandesa, em Recife, se instalou a primeira comunidade judaica. Na cidade, foi erguida a primeira sinagoga das Américas, Kahal Zur Israel, marcando a presença dos judeus no país.
A imigração se intensificou no século 19, ocupando as demais regiões do país. O dia 18 de março foi escolhido para celebrar a contribuição judaica para o país por ter sido a data de reinauguração da sinagoga Kahal Zur Israel, em 2002. A iluminação cênica foi solicitada por Meri Martins.
Iluminação cênica alerta para mudanças climáticas
Em dois períodos deste mês, o Palácio Rio Branco se iluminou com a cor verde para chamar a atenção para o Dia Nacional de Conscientização sobre as Mudanças Climáticas. Instituída pela lei federal 12.533/2011, a data é celebrada em 16 de março.
A proposta é articular atos, eventos debates e mobilizações relacionados a medidas de proteção dos ecossistemas brasileiros. A data foi criada devido ao processo de reconhecimento do Protocolo de Kyoto, marco internacional no combate ao aquecimento global, em 16 de março de 1997.
A iluminação alusiva ao Dia Nacional de Conscientização sobre as Mudanças Climáticas foi realizada entre 16 e 17 de março e no período de 20 a 21 do mesmo mês. A solicitação foi de autoria de Laís Leão (PDT).
Azul, vermelho e amarelo enfeitam sede da CMC para Dia Mundial do Rim
Comemorado no dia 13 de março, o Dia Mundial do Rim foi a razão de a Câmara de Curitiba ter sido iluminada nas cores azul, vermelho e amarelo. A data tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da prevenção, do diagnóstico e do tratamento da doença renal crônica.
A data foi escolhida pela Sociedade Internacional de Nefrologia (SIN) e pela Federação Internacional de Fundações Renais (FIFR), em 2006. Segundo estimativa da Organização Internacional World Kidney Day, 10% da população mundial tem alguma doença renal crônica que, se não for tratada, pode ser fatal.
O Palácio Rio Branco foi iluminado em apoio à campanha entre os dias 9 e 15 de março. O requerimento foi da Presidência da Casa, atendendo à solicitação da Sociedade Paranaense de Nefrologia.
Dia Internacional da Mulher “pinta” a sede da CMC na cor roxa
Já entre 1º e 8 de março, em celebração ao Dia Internacional da Mulher, o Palácio Rio Branco, prédio histórico que abriga os trabalhos da Câmara de Vereadores de Curitiba, se iluminou com a cor roxa. O objetivo da comemoração está ligado às lutas femininas por igualdade de direitos, melhores condições de trabalho e reconhecimento na sociedade.
O pedido para a iluminação cênica foi da vereadora Meri Martins. Outras atividades, como a exibição de um vídeo institucional em plenário e a tradicional sessão solene da bancada feminina, marcaram o Dia Internacional da Mulher na Câmara de Curitiba.
* Matéria elaborada pela estudante de Jornalismo Julia Yamane*, especial para a CMC
*Supervisão do estágio e edição: Fernanda Foggiato