A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) registrou, nas sessões plenárias desta semana, a entrega de dez Votos de Congratulações e Aplausos. Na sessão de segunda-feira (24), a vereadora Giorgia Prates – Mandata Preta (PT) debateu, aprovou e concedeu o diploma em homenagem ao Clube Athletico Paranaense pelas medidas de combate ao racismo adotadas recentemente, incluindo a campanha “Ame o Athletico e odeie o racismo” e o lançamento do Cartão Antirracismo.
A pedido da autora do requerimento, a votação foi nominal e unânime, com o apoio de 22 vereadores (077.00159.2025). A campanha “Ame o Athletico e odeie o racismo” foi lançada pelo clube depois do zagueiro Léo ser alvo de ofensas racistas durante a partida contra o Coritiba, no dia 25 de janeiro. Já a entrega do Cartão Antirracismo à torcida foi realizada no jogo contra o Maringá, no dia 19 de março, na Ligga Arena. “Esta ação, esta cena que a gente viu no vídeo, é extremamente forte, uma roda com todo mundo erguendo o cartão”, disse Prates.
A campanha, para a vereadora, “de fato rompe com a omissão” e atende à lei Vini Jr. (lei municipal 16.267/2023). “E que este grito contra o racismo nunca se cale”, completou. Os vereadores Camilla Gonda (PSB) e Toninho da Farmácia (PSD) se somaram à autora, no debate da homenagem. Os Votos de Congratulações e Aplausos foram entregues ao diretor executivo da Fundação Club Athletico Paranaense (Funcap), Rubens Neves.
Votos de Congratulações são entregues para mãe atípica
Ainda na sessão de segunda, Meri Martins (Republicanos) entregou o diploma de Congratulações à mãe atípica Rosilene Vieira Zuber, “pelo seu exemplo de força e amor”. A homenageada é mãe de Arthur, de seis anos, diagnosticado com transtorno do espectro autista (TEA) nível dois.
“Para Rosilene e Arthur, enfrentar novas situações e frequentar lugares desconhecidos é um grande desafio, refletindo a realidade das famílias que convivem com o TEA”, relatou. A parlamentar ainda defendeu o projeto de lei de sua autoria que visa implantar uma política municipal de apoio a mães atípicas, iniciativa que reuniria ações como orientação jurídica, apoio psicológico e oficinas (077.00136.2025 e 005.00051.2025).
Atleta de paracanoagem é homenageado na Câmara de Curitiba
Já na sessão desta terça-feira (25), foi a vez de João da 5 Irmãos (MDB) entregar os Votos de Congratulações e Aplausos ao atleta de paracanoagem Miquéias Elias Rodrigues pelo “exemplo de superação, vencendo os obstáculos com coragem e resiliência”. Nascido em Curitiba, Rodrigues atuou em diferentes áreas, sendo jogador do Athletico Paranaense, surfista, salva-vidas em navio cruzeiro e se dedicou às artes marciais, mas um acidente de moto mudou sua vida.
“Após múltiplas fraturas e quatro paradas cardíacas, Miquéias teve que amputar a perna e sofreu sequelas na mão. A perspectiva de nunca mais praticar esportes parecia iminente. No entanto, com muita força de vontade, iniciou uma busca por novas formas de se conectar com a vida e ajudar outras pessoas em situações semelhantes”, relatou o vereador. Em 2019, ele descobriu a paracanoagem e já conquistou diversos prêmios, como a medalha de bronze nos Jogos Paralímpicos de Paris, em 2024 (077.00662.2024).
Advogada é reconhecida pela trajetória acadêmica
Na sessão da última quarta-feira (27), Sidnei Toaldo (PRD) foi quem abriu as entregas de homenagens. O vereador concedeu o diploma de Votos de Congratulações e Aplausos à advogada Daiana Allessi Nicoletti Alves “em reconhecimento à sua relevante trajetória acadêmica, profissional e social, voltada à promoção dos direitos humanos, igualdade de gênero e representatividade feminina na política institucional”.
“Advogada atuante na área do Direito de Família, Daiana Allessi se destaca pela abordagem humanizada e sensível, que busca não apenas a solução de conflitos, mas também a promoção da equidade entre as partes”, destacou Toaldo. Allessi é a vice-presidente da Comissão das Mulheres Advogadas da seccional Paraná da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/PR). A entrega foi acompanhada pela mãe da homenageada, Narcisa Budel Allessi; por seu pai, José Agustinho Allessi; e por seu marido, Rodrigo Nicoletti Alves (077.00059.2025).
Artesã é reconhecida na Câmara de Curitiba
Na manhã de quarta, foi a vez de Meri Martins (Republicanos) homenagear a artesã Célia Regina de Oliveira pelo exemplo de determinação e inspiração em sua trajetória profissional. Há 25 anos, o artesanato era o hobby de Célia, mas acabou se tornando sua profissão.
Sua trajetória no artesanato teve início no Rio de Janeiro, onde conquistou sua primeira barraca para vendas, tornando a fabricação de bijuterias uma fonte adicional de renda. Em 2019, ela se mudou para Curitiba e passou a expor seu trabalho nas feiras do Jardim Botânico e do Largo da Ordem. “Seu percurso não apenas reflete sua paixão pelo que faz, mas também a transforma em um exemplo de determinação e inspiração para aqueles que buscam realizar seus sonhos”, congratulou a parlamentar (077.00125.2025).
Professora, historiadora e folclorista gaúcha é homenageada
Meri Martins (Republicanos) também homenageou, na sessão desta quarta, a professora e historiadora Beatriz Carvalho pela contribuição à valorização e perpetuação da tradição gaúcha. A vereadora relatou que Beatriz iniciou sua trajetória cultural e artística em 1991, no Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Querência Santa Mônica, em Colombo. Ela já conquistou diversos prêmios, sendo cinco vezes vencedora em competições de Prenda Adulta, entre 1992 e 1998.
“Seu trabalho garante a transmissão de valores, costumes e expressões que moldam nossa identidade, preservando as raízes históricas que nos conectam ao passado e assegurando seu legado para as futuras gerações”, argumenta a parlamentar na justificativa dos Votos de Congratulações. A entrega dos Votos de Congratulações e Aplausos foi acompanhada pelo marido e pela filha de Beatriz, respectivamente Eduardo e Maria Clara Fraçon (077.0124.2025).
Soldado é homenageado após resgatar banhista
Também na sessão desta quarta, a Sargento Tânia Guerreiro (Pode), homenageou o soldado Cristian Raphael da Silva Fernandes Medeiros, da 2ª Cia do 22º Batalhão de Polícia Militar do Paraná (22º BPM/PR), pelo resgate de banhista que estava se afogando no Balneário Shangri-lá, no litoral do estado. “Graças a esse ato de bravura, Medeiros salvaguardou a vida deste desconhecido”, congratulou a vereadora.
Guerreiro explicou que o Soldado Medeiros é curitibano e atua na 2ª Cia do 22º BPM/PR, que abrange a cidade de Almirante Tamandaré. Aproveitando alguns dias de folga, ele estava no litoral paranaense quando percebeu que um banhista se afogava. Então, utilizou sua prancha para auxiliar no socorro do homem, retirando-o da água. O Corpo de Bombeiros foi chamado e encaminhou o banhista até uma Unidade de Pronto Atendimento, onde a vítima do afogamento foi estabilizada (077.00137.2025).
Batalhão de Patrulha Escolar e Comunitária
Na sequência, a Sargento Tânia Guerreiro (Pode) entregou os Votos de Congratulações e Aplausos ao Batalhão de Patrulha Escolar e Comunitária (BPEC) pelo aniversário de 17 anos. Inaugurado em 19 de março de 2008, o BPEC é especializado na aplicação do policiamento comunitário escolar no Paraná, a exemplo do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD)
“O PROERD consiste em uma das ações que compõem as políticas públicas estaduais sobre drogas e violência no estado Paraná e trabalha na perspectiva de prevenção primária em segurança pública, no espaço privilegiado das escolas”, afirmou a vereadora de Curitiba na entrega da homenagem (077.00119.2025).
Policlínica Capão Raso é homenageada na Câmara de Curitiba
O presidente da Câmara de Curitiba, Tico Kuzma (PSD), fez a entrega dos Votos de Congratulações e Aplausos à Policlínica Capão Raso, durante a sessão desta quarta. O reconhecimento se deve à conquista da Certificação Acreditado Pleno, conferida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). O vereador pontuou que a instituição possui mais de 100 profissionais e está “sempre em movimento e à frente do seu tempo”.
“A Policlínica busca oferecer a seus pacientes inovações e práticas cada vez mais seguras e eficientes na prevenção e no cuidado com a saúde”, congratulou Kuzma. Em 2008, a Policlínica Capão Raso implantou o Sistema de Gestão da Qualidade, conquistando a Certificação NBR ISO 9001:2008. Também já obteve o selo “Melhores Empresas Para Trabalhar” (GPTW). O diploma foi entregue à diretora administrativa da instituição, Catarina Harue Yagueshita; e à responsável técnica, Andrea Guarnieri (077.00091.2025).
Grupo Cuidar Bem é homenageado pelo atendimento humanizado
Ainda na sessão desta quarta, Sidnei Toaldo (PRD) registrou a entrega dos Votos de Congratulações e Aplausos ao Grupo Cuidar Bem, que celebra cinco anos de uma trajetória dedicada à prestação de serviços essenciais na área da saúde. Conforme a proposição, o grupo se destaca pelo “atendimento humanizado e especializado, oferecendo home care, consultoria em gestão de pessoas voltada para a saúde, terceirização de casas de repouso e de apoio, fabricação de insumos hospitalares, remoção com ambulâncias próprias e de parceiros, além de atender 52 Instituições de Longa Permanência em Curitiba e Região Metropolitana”.
“Fundada em 2020, durante um dos momentos mais desafiadores da pandemia de covid-19, a então Home Care Cuidar Bem iniciou suas atividades com apenas três colaboradores. Rapidamente, diante da alta demanda, a equipe cresceu para 47 profissionais e, com o passar dos anos, consolidou-se como Grupo Cuidar Bem, contando atualmente com mais de 214 colaboradores e uma ampla gama de serviços”, completa justificativa do requerimento. O diploma foi entregue ao proprietário do Grupo Cuidar Bem, Arnaldo Alípio Milki (077.00056.2025).
Vereadores debatem novos Votos de Congratulações e Aplausos
Ao longo da semana, outros requerimentos de Votos de Congratulações e Aplausos estiveram em pauta na Câmara de Curitiba. Na segunda, por exemplo, Jasson Goulart (Republicanos) solicitou apoio à homenagem de sua autoria aos 60 anos da Paróquia Imaculada Conceição. “Com 18 pastorais, grupos e movimentos, a Paróquia busca atender às necessidades espirituais e sociais dos fiéis”, disse ele (077.00156.2025).
Na mesma sessão, foi rejeitada iniciativa de Vanda de Assis (PT) com o objetivo de congratular o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, pela proposta de isentar rendimentos mensais de até R$ 5 mil do Imposto de Renda. “A proposta mantém a responsabilidade fiscal ao estabelecer mecanismos de compensação na arrecadação, assegurando que a medida não comprometa o equilíbrio das contas públicas”, alegou a autora. Indiara Barbosa (Novo) também foi à tribuna debater o requerimento. Ela defendeu o corte de impostos, mas afirmou que o texto precisa de ajustes e que não aprovaria Votos de Congratulações ao presidente Lula.
Em apartes, Professora Angela (PSOL) e Giorgia Prates – Mandata Preta declararam apoio à iniciativa, enquanto Bruno Secco (PMB), Renan Ceschin (Pode), João Bettega (União), Rodrigo Marcial (Novo), Guilherme Kilter (Novo) e Eder Borges (PL) se posicionaram contra os Votos de Congratulações. Secco, por exemplo, classificou a medida como “estelionato eleitoral”. A pedido da vereadora Vanda de Assis, a deliberação foi nominal e o placar registrou 17 votos contrários e 3 favoráveis (077.00153.2025).
Ainda entre as homenagens debatidas, Indiara Barbosa declarou, na sequência, apoio aos Votos de Congratulações e Aplausos à empresa 360 WayUp pelo sucesso na distribuição e divulgação do filme “Fé para o Impossível” nos cinemas brasileiros (077.00162.2025). O requerimento é de autoria de Guilherme Kilter, Sargento Tania Guerreiro, Fernando Klinger (PL), Jasson Goulart e Rafaela Lupion (PSD)