O curso promovido pela Cátedra de Empoderamento e Empreendedorismo Feminino (Ceef), da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), formou sua primeira turma de 2025 no município de Pinhão, no Centro-Sul.
Ao longo de quatro encontros, 86 mulheres participaram da formação voltada ao fortalecimento do empreendedorismo feminino e ao desenvolvimento pessoal, resultado de uma parceria entre a universidade, as secretarias de estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi) e a Secretaria da Mulher do município.
Pinhão foi o primeiro dos 23 municípios paranaenses que participam da formação neste ano, que é divida em 4 módulos: empoderamento feminino; empreendedorismo feminino; mentoria de carreira; e mentoria estratégica de modo integrado e colaborativo.
A cerimônia de formatura foi marcada pelos sentimentos de superação e pertencimento. “Foi um curso que despertou nas mulheres o desejo de seguir em frente”, explicou a secretária da Mulher de Pinhão, Dianna Barbiéri Miotto de Oliveira. “Muitas chegaram machucadas por dentro e hoje estão aqui, com autoestima elevada, acreditando em si mesmas. Elas vieram esperando um curso teórico e encontraram acolhimento, troca, escuta e empoderamento. Isso muda uma mulher — e muda uma comunidade”.
Para o reitor da Unicentro, Fábio Hernandes, essa é uma das maiores missões da universidade pública. “É muito gratificante ver o impacto direto de uma ação da universidade na vida das pessoas. A Unicentro tem o compromisso com a formação acadêmica, mas também com a transformação social. Quando estendemos nossas ações para além dos muros da instituição, como aconteceu aqui em Pinhão, cumprimos nosso papel como universidade pública e gratuita”, comentou.
A coordenadora da Ceef Unicentro, Loide Salache, lembra que o curso tem por objetivo promover o resgate da autoestima feminina, a formação cidadã e o incentivo ao empreendedorismo. “O primeiro de tudo é que nós levamos para essas meninas uma perspectiva de vida, uma recuperação da sua dignidade enquanto ser humano e enquanto mulher, tudo para que elas percebam que elas conseguirão também transformar suas vidas”, pontuou.
Ciltiele Carmago é proprietária de um salão de beleza. Emocionada, contou que participar das formações da Cátedra foi um divisor de águas. “Eu entrei com uma expectativa e saí com outra totalmente diferente. Eu gostei do dia que aprendemos sobre negócio, pois entendi o quanto planejamento é importante para o meu salão”, comentou.
O prefeito de Pinhão, Valdecir Biasebetti, também participou da solenidade de formatura. Para ele, investir na formação das mulheres é investir no futuro do município. “O que aconteceu aqui com esse projeto é histórico. A parceria com a Unicentro foi fundamental, porque sozinhos não conseguiríamos realizar algo com tamanha qualidade. A universidade trouxe conhecimento, sensibilidade e compromisso com a causa das mulheres. Isso precisa continuar”, afirmou.
A Cátedra de Empoderamento e Empreendedorismo Feminino da Unicentro estará em mais 22 municípios em 2025. As próximas formaturas serão em Campina do Simão, 24 de maio, e em Cantagalo, no dia 31 do mesmo mês.