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Com início das novas fases, conexão Guarapuava-Pitanga terá duplicação integral em concreto

14 de maio de 2025
Com início das novas fases, conexão Guarapuava-Pitanga terá duplicação integral em concreto
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A duplicação da PRC-466, entre Guarapuava e Pitanga, no Centro do Estado, vai avançar para novas fases nos próximos meses. O governador Carlos Massa Ratinho Junior esteve nesta quarta-feira (14) em Pitanga para assinar a ordem de serviço das obras no trecho entre o distrito de Palmeirinha e Turvo e lançar a pedra fundamental da última etapa, entre Turvo e Pitanga. A duplicação entre Guarapuava e Palmeirinha já está em andamento. Ao todo, o investimento na rodovia chega perto de R$ 1 bilhão.

O governador também inaugurou as vias marginais da rodovia na cidade, que recebeu investimento de R$ 21,9 milhões num trecho de 4,22 quilômetros. Além disso, anunciou novas obras na região, com a continuidade da duplicação da PRC-466 até a localidade de Furnas, no entroncamento com a PR-460, e a restauração e ampliação de capacidade da PR-487 e da PR-460, de Pitanga até o Rio Muquilão.

Ratinho Junior salientou que a melhoria na infraestrutura trará desenvolvimento para o Estado. A PRC-466 faz ligação de municípios da região com a BR-277, que segue até o Porto de Paranaguá e, a Oeste, até a fronteira com Paraguai e Argentina. Um dos setores mais beneficiados é o agronegócio, já que Pitanga está entre os municípios paranaenses com mais de R$ 1 bilhão de Valor Bruto de Produção (VBP).

“É uma transformação para a região central do Estado, que por muitos anos ficou praticamente esquecida, sem investimentos. Estamos reparando esse erro histórico e esta região se tornou a que mais recebe investimentos de infraestrutura no Paraná”, afirmou. “E não teremos uma estrada convencional, mas uma rodovia de concreto, de primeiro mundo, como as da Alemanha e dos Estados Unidos”. 

“Investir em logística é o que atrai investimentos para as cidades. Com estrada boa, naturalmente vem mais indústrias, que geram mais empregos. E o agronegócio, que é a nossa vocação, também tem seus custos de logística reduzidos, conseguindo escoar a produção com mais agilidade e qualidade”, ressaltou.

As obras representam um novo ciclo para a região, destacou o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex. “Estamos fazendo um investimento alto na região central, que ajuda a atrair indústrias, melhora a mobilidade, a logística e a segurança viária. Um local que era chamado de corredor da fome agora será uma artéria de desenvolvimento do Paraná”, disse.

O prefeito de Pitanga, Sargento Moraes, ressaltou que a rodovia conecta a cidade a um dos principais eixos de escoamento da safra, através da BR-277. “As pistas duplicadas dão mais segurança aos usuários da via, além de ampliar a movimentação econômica de toda a região central do Estado. Pitanga e todos os municípios daqui têm muito a agradecer por esses grandes investimentos”, afirmou.

TURVO A PITANGA – Para o trecho entre Turvo e Pitanga, que tem 45,5 quilômetros de extensão, a duplicação e restauração em concreto da rodovia terá um investimento de R$ 514 milhões. Está prevista uma nova pista paralela à existente, com duas faixas de tráfego em pavimento rígido com placas de concreto de cimento Portland de 22 centímetros de espessura, o que vai garantir uma vida útil projetada de 30 anos. 

Também serão construídas duas novas pontes paralelas às já existentes, uma delas sobre o Rio Carazinho e outra sobre o Rio Bonito. A obra contempla, ainda, nova sinalização horizontal e vertical, dispositivos de segurança viária, calçadas, ciclovia, pontos de ônibus, iluminação pública nas vias marginais e interseções e paisagismo.

Neste momento já estão em andamento as etapas de elaboração de projeto executivo de engenharia e os programas ambientais. Por se tratar de uma contratação integrada de projeto mais obra, os primeiros 90 dias do contrato são destinados para estudos, análises e levantamentos necessários para a elaboração do projeto. Após ele ser aprovado, começam os serviços principais no trecho, com prazo de 660 dias para a execução.

Veja como vai ficar a duplicação:

PALMEIRINHA A TURVO – Já a duplicação entre Palmeirinha e Turvo terá investimento de R$ 293 milhões para atender o trecho de 27,02 quilômetros. A obra contempla a duplicação integral da rodovia, com a implantação de pavimento rígido, visando maior durabilidade, conforto e segurança aos usuários. As novas pistas contarão com duas faixas de rolamento por sentido, com 3,60 metros de largura cada, além de faixas de segurança e acostamentos amplos.

Nos segmentos existentes com pavimento flexível, será aplicada a técnica de whitetopping, que consiste na sobreposição de placas de concreto, transformando o revestimento atual em base estrutural para a nova camada em concreto.

A segurança viária será reforçada por meio da separação dos sentidos da via com canteiro central. Em áreas urbanas, onde há restrições de espaço, a separação será feita por barreiras de concreto do tipo New Jersey. Estão previstas vias marginais com 5 metros de largura e calçadas para garantir o acesso local e a mobilidade urbana.

O projeto inclui ainda retornos em nível a cada 6 quilômetros, dois viadutos nos perímetros urbanos de Turvo e Palmeirinha, com rótulas de acesso às vias marginais, e a construção de uma nova ponte sobre o Rio Turvo, paralela à existente, para ampliar a capacidade de escoamento e a segurança da travessia.

Veja como vai ficar a duplicação:

PALMEIRINHA A GUARAPUAVA – As duas novas obras dão continuidade à duplicação em concreto de toda a PRC-466, de Guarapuava a Pitanga. São três grandes obras para a revitalização completa da região.

O primeiro trecho, entre Guarapuava e o distrito de Palmeirinha, já recebeu as primeiras placas de concreto de 21 centímetros de espessura. O investimento na obra é de R$ 139 milhões, atendendo um trecho de 11,52 quilômetros de extensão. A obra está com 17,5% de execução, com previsão de ser finalizada no primeiro semestre do ano que vem.

O projeto contempla diversas melhorias, como implantação de vias laterais, correção de traçado em curvas, aprimoramento de visibilidade, reformulação geométrica, implantação de interseções e retornos, pistas de aceleração e desaceleração, adequação de acessos, calçadas com piso tátil, reformulação da sinalização vertical e horizontal, ampliação dos sistemas de drenagem, realocação de interferências existentes e implantação de nova iluminação pública.

MARGINAIS DE PITANGA – As obras das marginais de Pitanga na PRC-466 contemplaram pavimentação, instalação dos dispositivos de drenagem com sarjeta no canteiro central, calçadas com piso tátil, ciclovias, meios-fios, abrigos de ônibus, defensas metálicas, além da sinalização vertical e horizontal. Elas foram implantadas nos dois lados do perímetro urbano em trecho de 4,2 quilômetros de extensão.

PRESENÇAS – Participaram da solenidade o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Alexandre Curi; os secretários eataduais da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona; e da Agricultura e do Abastecimento, Marcio Nunes; o diretor-presidente do Instituto Água e Terra (IAT), Everton Souza; o subchefe da Casa Civil, Lúcio Tasso; o deputado federal Sérgio Souza; os deputados estaduais Artagão Júnior e Luís Corti.

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