Com a obtenção do aval da Comissão de Economia, Finanças e Fiscalização, nesta quarta-feira (14), os vereadores da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) poderão votar, antes do mês de maio acabar, o remanejamento de recursos para obras em dez escolas públicas da capital do Paraná. Tendo concluído o trâmite pelas comissões, a proposição ficará à disposição dos parlamentares para emendas, pelo período de três sessões, entrando na Ordem do Dia logo em seguida (013.00002.2025).
Serão atendidas as escolas municipais Batel (Regional Matriz), Rolândia (Boqueirão), Rio Negro (Bairro Novo), Moradias do Ribeirão (CIC), Ulysses Silveira Guimarães (Boa Vista), Padre Francisco Meszner (CIC) e Tereza Matsumoto (Boqueirão), além dos Centros Municipais de Educação Infantil Itamarati (Boqueirão), Cassiopéia (Boa Vista) e Moradias Corbélia II (CIC). As obras previstas incluem melhorias estruturais, reforço em instalações hidráulicas e elétricas, acessibilidade e manutenção predial.
Para a realização desses investimentos, o crédito adicional suplementar remaneja R$ 17 milhões da própria Secretaria Municipal de Educação. O relator do projeto de lei na Comissão de Economia foi o próprio presidente do colegiado, Serginho do Posto (PSD), que teve o apoio unânime de Olimpio Araujo Junior (PL), vice, Hernani (Republicanos), Indiara Barbosa (Novo), João Bettega (União), João da 5 Irmãos (MDB), Leonidas Dias (Pode) e Zezinha Sabará (PSD).
Selo Empresa Amiga e aluguel social para jovens ganham aval de Economia
Além do crédito orçamentário para obras da Educação, a Comissão de Economia deu parecer favorável ao trâmite para mais dois projetos de lei. Ambos são da vereadora Camilla Gonda (PSB), que propôs, à Câmara de Curitiba, a criação do selo Empresa Amiga a Juventude (005.00074.2025) e da concessão do benefício do aluguel social para jovens egressos de Casas Lares (005.00144.2025).
Os membros da Comissão de Economia também pediram a manifestação da Prefeitura de Curitiba sobre a ideia, da Delegada Tathiana Guzella (União), de isentar pessoas com deficiência do pagamento no EstaR (005.00186.2025). Já a Política Municipal de Informação e Transparência sobre Inundações e Enchentes em Áreas de Risco foi devolvida ao autor, Guilherme Kilter (Novo), para que ele inclua a estimativa de impacto orçamentário à proposição (005.00199.2025).
A formalização da campanha de conscientização “Eu freio para animais” (005.00090.2025), proposta por Andressa Bianchessi (União), não chegou a ser debatida, em razão de um pedido de vista regimental. O teor dos pareceres está disponível no Sistema de Proposições Legislativas e a reunião, na íntegra, pode ser vista no canal da CMC no YouTube.