A Câmara Municipal de Curitiba reconheceu a atuação da Defesa Civil com Votos de Congratulações e Aplausos, durante a sessão plenária desta quarta-feira (26). Proposta pelo vereador Sidnei Toaldo (PRD), a homenagem foi entregue ao coordenador da instituição, o inspetor Nelson de Lima Ribeiro, em alusão ao Dia Nacional da Defesa Civil. As Congratulações também destacam o seu “trabalho árduo no atendimento das necessidades da população”.
Comemorado em 1° de fevereiro, o Dia Nacional da Defesa Civil remete ao incêndio no edifício Joelma, em São Paulo, em 1973. Toaldo destacou que a Defesa Civil representa a esperança, a organização e o cuidado com a vida e o bem-estar de todos os cidadãos, especialmente em situações de vulnerabilidade. Ele ainda afirmou que o trabalho dos agentes, em Curitiba, tem sido “fundamental para minimizar impactos de eventos adversos, sempre com profissionalismo e eficiência”. A entrega foi acompanhada por Simone Beck Ribeiro, esposa do inspetor Nelson, e por Jennifer Saydelles, Jerson Cunha, Paulo Souza, Antonio Malassa e Ruan Prochman, representantes da Defesa Civil (077.00052.2025).
Tradutor de Libras recebe Votos de Congratulações e Aplausos
Na sequência, João Bettega (União) fez a entrega dos Votos de Congratulações e Aplausos a Gustavo Rodrigues Guerra Nogueira, da Sinalize – Tradução de Voz e Texto para Libras. O vereador ressaltou o esforço e o comprometimento de Nogueira pela inclusão da pessoa com deficiência auditiva.
Nogueira começou a atuar na inclusão de pessoas surdas em 2022, e o projeto se tornou seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Futuramente, a Sinalize foi implementada na Universidade Federal do Piauí e em outras instituições. Para Bettega, o “impacto social que ela pode gerar é inegável, representando um avanço significativo na luta por acessibilidade e equidade na educação” (077.00031.2025). O homenageado recebeu o diploma acompanhado de sua família.
Mercado e açougue Tatuquara recebe reconhecimento da CMC
Completando 35 anos de atividade, o mercado e açougue Tatuquara recebeu o diploma de Votos de Congratulações e Aplausos da Câmara Municipal de Curitiba, também na sessão desta quarta (26). De autoria de Tico Kuzma (PSD), a homenagem foi entregue à fundadora do estabelecimento, Maria Bernadete Rodrigues dos Santos Oliveira.
Kuzma aponta que o mercado, aberto em 1990, ajudou no crescimento da região e, com isso, o movimento do mercado também cresceu. O vereador destaca que, desde que foi fundado, “os moradores da região encontram um excelente atendimento”, e que a costela vendida pelo estabelecimento atrai clientes de outros bairros (077.00019.2025).
Congratulações ao Proerd
Já na sessão plenária desta segunda-feira (24), João da 5 Irmãos (MDB) entregou o diploma de Votos de Congratulações e Aplausos ao tenente-coronel Ricardo da Costa e ao sargento Dirlei Pereira da Silva pelos 25 anos do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd).
O Proerd, no Brasil, foi implantado em 1992, pela Polícia Militar do Rio de Janeiro, como uma ação preventiva ao uso de drogas. No Paraná, a iniciativa começou em 2000. Hoje, o programa é adotado em todo o país e conduzido por policiais militares voluntários, com o objetivo de identificar pressões e influências que podem levar crianças e adolescentes ao uso de drogas e à violência (077.00033.2025).
Time de futebol Primeira IEQ FC recebe homenagem
Também na sessão pĺenária da última segunda (24), o vereador Sidnei Toaldo (PRD) entregou os Votos de Congratulações e Aplausos ao time de futebol Primeira IEQ FC, da Primeira Igreja do Evangelho Quadrangular de Curitiba, pela conquista do campeonato da Liga das Igrejas 2024.
O Primeira IEQ FC foi criado em 2023. Para Toaldo, a equipe é “um símbolo de superação, trabalho em equipe e fé”. O diploma foi entregue ao pastor-sênior da Primeira IEQ, Silvas Zdrojewski, ao técnico da equipe, Wagner Cabral Donato; e a Saulo Cunha (077.0661.2024). O vereador Fernando Klinger (PL) destacou a presença do pastor Silas em plenário.
*Matéria elaborada pela estudante de Jornalismo Julia Yamane*, especial para a CMC
Supervisão do estágio e edição: Fernanda Foggiato
Revisão: Ricardo Marques