Na semana do Dia Internacional da Mulher, a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) promoverá uma sessão solene em homenagem às mulheres da capital paranaense. A tradicional cerimônia, organizada pela bancada feminina do Legislativo, ocorrerá na terça-feira (11), às 19h30, no Palácio Rio Branco.
O Dia da Mulher, celebrado neste sábado, 8 de março, foi oficializado pela Organização das Nações Unidas (ONU) na década de 1970. A data simboliza a luta histórica das mulheres por direitos iguais e melhores condições de vida e trabalho. Ao longo dos anos, tornou-se um marco para reflexões sobre equidade de gênero e o reconhecimento das conquistas femininas em diversas áreas da sociedade.
Em 2025, as 12 vereadoras de Curitiba prestarão homenagens a 23 personalidades femininas que se destacam em diversas áreas na cidade. Cada parlamentar indicou duas mulheres, com exceção da vereadora Carlise Kwiatkowski (PL), que escolheu uma homenageada.
Confira a lista completa:
- Andressa Bianchessi (União): Flávia Geórgia Toledo e Gardênia Mascarelo
- Camilla Gonda (PSB): Girrany Mikaely Lara de Oliveira e Marilena Indira Winter
- Carlise Kwiatkowski (PL): Mara Lúcia Cordeiro
- Delegada Tathiana Guzella (União): Camila Chies Cecconello e Vivian Cristiane Eisenberg de Almeida Sobreiro
- Giorgia Prates – Mandata Preta (PT): Andréa Regina Ferreira da Silva e Claudete Benvenuto
- Laís Leão (PDT): Regina Maria Arns Alves da Rocha e Rúbia Nathalia Guimarães Divino
- Meri Martins (Republicanos): Keith Sato Urbinati e Vanilda Amaro
- Professora Angela (PSOL): Jô Macário e Líbina da Silva Rocha
- Rafaela Lupion (PSD): Ana Elizabeth Andraschko de Camargo e Jane Sescatto
- Sargento Tânia Guerreiro (Pode): Maria Célia Aucelli e Maria Messias da Silva
- Vanda de Assis (PT): Claudia Cartes Patrício e Cristina Silveira de Oliveira
O Dia Internacional da Mulher: luta por direitos
O Dia Internacional da Mulher é um marco de luta por direitos, igualdade e reconhecimento das mulheres na sociedade. A origem da data remonta ao início do século XX, quando trabalhadoras reivindicavam melhores condições de trabalho, direito ao voto e equidade salarial. Em 1910, a ativista Clara Zetkin propôs a criação de uma data internacional para destacar as causas femininas, e em 1917, protestos de operárias na Rússia consolidaram o 8 de março como um símbolo de resistência. Em 1975, a ONU oficializou a data, reforçando sua importância na promoção da equidade de gênero e no combate às desigualdades.
Apesar das conquistas ao longo dos anos, a luta feminina ainda enfrenta desafios em diversas áreas. Entre os principais temas do Dia da Mulher, destacam-se a busca por igualdade salarial, a luta contra a violência de gênero, a representatividade feminina na política e no mercado de trabalho, além dos direitos reprodutivos e acesso à educação. Movimentos feministas, palestras e campanhas globais promovem debates sobre esses temas, incentivando mudanças sociais e políticas. Na Câmara de Curitiba, a cerimônia tem como objetivo reconhecer a trajetória e as contribuições das homenageadas para a sociedade curitibana.
Entrega de Votos de Congratulações acontece na segunda
Na segunda-feira (10), o vereador Hernani (Republicanos) promoverá uma sessão solene para entregar Votos de Congratulações e Aplausos a diversos empreendimentos, instituições e profissionais de diferentes áreas (061.00003.2025). As homenagens apresentadas pelo vereador foram aprovadas pela Câmara Municipal ao longo de 2024 e neste começo de ano. A solenidade será às 19h30, no Palácio Rio Branco.
As sessões solenes, segundo o Regimento Interno do Legislativo de Curitiba, são convocadas para a entrega de honrarias e de “outras homenagens que a Câmara Municipal entender relevantes”. Também são realizadas para dar posse ao prefeito e ao vice-prefeito do Município, instalar legislaturas e comemorar fatos históricos.
Na CMC, a concessão de títulos e prêmios é regulamentada pela lei complementar 109/2018. As honrarias, segundo a legislação municipal, são entregues “sem preconceito de cor, raça, crença ou idade” a cidadãos de destaque em suas áreas e que tenham prestado relevantes serviços à comunidade curitibana.
As solenidades da próxima semana serão transmitidas pelas redes sociais da Câmara: no YouTube e no Facebook. Clique aqui para ver todas as sessões solenes realizadas em 2024.