Para valorizar o papel fundamental da juventude na construção da sociedade, tanto nas mudanças sociais quanto nas culturais, econômicas e políticas, a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) promoveu uma solenidade em homenagem ao Dia do Jovem. O evento aconteceu na última sexta-feira (11), no Palácio Rio Branco, com transmissão pelo Youtube do Legislativo.
De iniciativa de Camilla Gonda (PSB), a sessão solene teve como intuito reforçar a importância de políticas públicas voltadas para a educação, o emprego, a cultura, a inclusão social e a participação política da juventude.
Além da parlamentar, a mesa de autoridades contou com a presença dos vereadores Giorgia Prates – Mandata Preta (PT) e Lórens Nogueira (PP); da vice-presidente do Conselho Municipal da Juventude, Laura Valente; da presidente da União Paranaense dos Estudantes Secundaristas (UPES), Vitória Carvalho Bonfim; de Rogerio Sech, presidente do Conselho Municipal da Juventude e diretor do Departamento de Juventude da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj); e dos ex-vereadores Herivelto Oliveira e Maria Leticia.
No início do evento, Giorgia Prates enalteceu cada jovem ali presente pelo seu papel dentro da cidade de Curitiba. “Hoje é dia de olhar nos olhos de vocês e dizer que vemos vocês, estamos na luta por vocês e com vocês. A gente celebra o Dia do Jovem, não com flores e silêncio, mas com firmeza e com respeito, porque não dá para falar sobre o futuro de vocês, se não garantirmos o seu presente”, destacou a vereadora.
Laura Valente agradeceu o convite para estar na solenidade e prestou uma homenagem a Camilla Gonda por ser uma das vereadoras mais jovens da atual legislatura. “Camilla tem uma trajetória marcante de conquistas, coragem e compromisso com as causas sociais. Ela impulsiona outros jovens a ocuparem o poder, mostrando, com seu exemplo, que a juventude não é só o futuro, mas a mudança no presente também. E como Guimarães Rosa nos ensinou: ‘O correr da vida embrulha tudo, a vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem’”, completou.
Ser jovem é ter força para lutar pela diferença, afirma presidente da UPES
Durante a sessão solene, Vitória Bonfim afirmou que os jovens enfrentam contínuas dificuldades para garantir um futuro seguro. “A educação básica, os cursos técnicos e a graduação já não são mais sinônimos de um futuro seguro. Nós estamos lidando com a privatização das escolas no Paraná, muitos estudantes estão deixando de ter a oportunidade de estudar. Estamos hoje aqui para mostrar que temos voz. Ser jovem é ter força para lutar pela diferença”, afirmou.
Lorens Nogueira acrescentou que, durante o seu tempo de escola, foi presidente do grêmio estudantil e que, após os anos de colégio, fundou o Instituto Grupo Solidário com o objetivo de ajudar a população local com iniciativas de estudo e projetos sociais. “Acredito que devemos seguir nossos sonhos e assim teremos um objetivo de vida. Sigam os sonhos de vocês, que vocês serão vencedores.” Os ex-vereadores Herivelto e Maria Letícia concordaram com a importância do papel do jovem na mudança da sociedade.
Em nome dos homenageados, Maria Eduarda de 23 anos, portadora de Síndrome de Down, prestou seu agradecimento. “Eu sou diferente de vocês e vocês são diferentes de mim, mas isso não faz da gente desiguais. Somos estudantes, jovens e devemos lutar pelo nosso futuro”, disse. Ao todo, 61 pessoas foram agraciados com um diploma de congratulações. Confira a lista abaixo, por ordem alfabética:
- Akemi Okamura
- Amanda Cristina dos Santos Kissua
- Ana Eloisa Gonçalves da Silva
- Bárbara Emanuelle da Silva e Silva
- Bruno Drozdek
- Camille Fagundes Lucatelli
- Carla Louyse Soares dos Santos
- Carlos Eduardo dos Santos Nascimento
- Caroline Alberini Campitelli
- Cleyson Luiz Rossetto
- Dalila Lapuse
- Dayane Moreira Feitosa
- Eduarda Al Farah Garcia
- Emanuelly Rodrigues Alves
- Felipe Drozdek
- Felippy Strapasson
- Fernanda da Cunha Albini
- Gustavo Antonio Pereira Gomes
- Helton Stais
- Jeane Islena Vasilewski
- Jheniffer Cristina Bernardi da Silva
- Julia Varela Morais
- Kailaine Paula
- Kennedy Pierri
- Lana Vitoria Czelusniak
- Larissa Ceccon Santana
- Laura Valente
- Liliany Ramos Panzenhagen
- Luan Azevedo
- Luana Lucila Ribeiro Annes dos Santos
- Lucas Gustavo Ribeiro de Oliveira
- Lucas Miguel Gonçalves Bugalski
- Lucas Silveira Montesdioca
- Luis Miguel Reis Mazza
- Luiz Henrique de Araujo Oliveira
- Marcos Gillio
- Maria Eduarda Mercante de Souza
- Matheus Faustino
- Nahomi Helena de Santana
- Natália Bianchini
- Nathalia Gonçalves
- Paulo Carlos de Oliveira Filho
- Pedro de Moraes Custódio
- Rafaela Clímaco Julião
- Raphael Augusto Nester Miotto
- Regina Montrucchio Aguiar
- Renan Fellipe Brandão
- Rogerio Sech
- Rulianna Caldeira de Lima
- Thais Darós Fernandes
- Thaysa de Paula Bocuti
- Thiago Correia de Oliveira
- Umberto Bittencourt Meneghini
- Vanessa Filla de Paula
- Victoria Wendler
- Victor Augusto Fleiter
- Vitor Augusto Fleiter
- Vitória Carvalho Bonfim
- Vitória Gonçalves Catto
- Wilian Martins Faria
- Yasmin Duma Antocheski Ribeiro
Como funcionam as sessões solenes?
As sessões solenes, segundo o Regimento Interno do Legislativo de Curitiba, são convocadas para a entrega de honrarias e de “outras homenagens que a Câmara Municipal entender relevantes”. Também são realizadas para dar posse ao prefeito e ao vice-prefeito do Município, instalar legislaturas e comemorar fatos históricos.
Na CMC, a concessão de títulos e prêmios é regulamentada pela lei complementar 109/2018. As honrarias, segundo a legislação municipal, são entregues “sem preconceito de cor, raça, crença ou idade” a cidadãos de destaque em suas áreas e que tenham prestado relevantes serviços à comunidade curitibana.
*Matéria elaborada pela estudante de Jornalismo Mariana Aquino*, especial para a CMC.
Supervisão do estágio: Pedritta Marihá Garcia.
Edição: Pedritta Marihá Garcia.
Revisão: Ricardo Marques