Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Informe Curitiba
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Informe CuritibaInforme Curitiba
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Câmara

Educação acata prova para diretores de escolas e Cidadania a Michelle Bolsonaro

29 de abril de 2025
Compartilhar

Em reunião nesta segunda-feira (28), depois da sessão plenária, a Comissão de Educação, Turismo, Cultura, Esporte e Lazer acatou pareceres positivos a 8 projetos e a 4 indicações a prêmios entregues pela Câmara Municipal de Curitiba (CMC). Uma das iniciativas que segue a discussão no Legislativo, com o aval do colegiado, é a que propõe novas regras para a eleição dos diretores das escolas municipais.

De autoria do presidente da Comissão de Educação, vereador Guilherme Kilter (Novo), o projeto altera a lei municipal 14.528/2014. A ideia é criar duas exigências e uma lista de impedimentos aos interessados no processo seletivo dos diretores da rede municipal de ensino. A matéria também determina que os diretores dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) sejam eleitos – os servidores, hoje, são indicados ao cargo pelo Executivo.

Para concorrer à direção das escolas e CMEIs, seria necessário concluir um curso de gestão pública e ser aprovado em teste aplicado pela Secretaria Municipal da Educação (SME). Além disso, seria vedada a participação de candidatos que tenham ocupado cargo em estruturas decisórias de partidos políticos ou participado de campanhas eleitorais nos últimos três anos (005.00064.2025).

O parecer do relator, Renan Ceschin (Pode), cita que a regulamentação “representa um avanço significativo na consolidação da gestão democrática e qualificada nas unidades educacionais”, tanto por estender o processo de eleição quanto por introduzir critérios técnicos no processo seletivo.

Professora Angela (PSOL) apresentou um voto em separado, favorável com restrições, no qual diz ser favorável à ampliação da eleição dos diretores da rede municipal de ensino, mas pontua que o acesso ao curso de formação de gestores precisaria ser “plenamente garantido e oportunizado”. Ela também questiona o direito à associação em partidos políticos e à sindicalização.

Antes de estar apta à votação em plenário, a proposta de lei precisa ser discutida pela Comissão de Serviço Público. Ela já havia recebido o parecer da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Plenário já pode votar Cidadania Honorária a Michelle Bolsonaro

Outro destaque da pauta da Comissão de Educação foi o debate do projeto de decreto legislativo com o objetivo de conceder a Cidadania Honorária de Curitiba à ex-primeira-dama do país e presidente nacional do PL Mulher, Michelle Bolsonaro. Com o parecer pelo trâmite, a homenagem já pode ser incluída na ordem do dia da Câmara Municipal, para a apreciação em plenário (115.00003.2025).

Autora da proposta de lei, a vereadora Carlise Kwiatkowski (PL) justifica que Michelle Bolsonaro “se destacou por sua atuação em causas sociais e por sua presença marcante como uma líder feminina comprometida com a inclusão e a acessibilidade”.  A relatoria foi de Meri Martins (Republicanos). “Michelle possui uma relação especial com a cidade de Curitiba, onde participou de ações e projetos voltados à promoção da cidadania, como o apoio à Associação Paranaense Superando a Mielomeningocele [APSAM] e encontros dedicados à formação de lideranças femininas”, defende o parecer.

Professora Angela, que na última reunião da Comissão de Educação havia pedido vista do projeto, apresentou um voto em separado, contrário ao trâmite da proposta. Para a vereadora, “a concessão do título à Senhora Michelle Bolsonaro, diante das sérias acusações que pesam sobre ela, comprometeria a credibilidade desta Casa Legislativa e desrespeitaria os cidadãos curitibanos”.

Mais dois projetos de decreto legislativo de Cidadania Honorária foram avalizados pela Comissão de Educação e já podem seguir para o debate em plenário. Por iniciativa de Serginho do Posto (PSD), uma das propostas pretende homenagear o jornalista Marden Machado (115.00016.2024). A outra, protocolada por Zezinho Sabará (PSD), quer conceder o título à pastora Marlici Cristina Dias Cavalli dos Santos (115.00012.2024).

A Cidadania Honorária é a principal homenagem da Câmara de Curitiba a pessoas nascidas em outras cidades, enquanto o Vulto Emérito reconhece a contribuição de curitibanos à sociedade. A concessão destes dois títulos e demais honrarias é regulamentada pela lei complementar municipal 109/2018.

A Comissão de Educação também concordou com o trâmite dos projetos com os seguintes objetivos: criar o Dia Municipal do Movimento e da Cultura Flashback, em 29 de abril (005.00189.2025), proposta de Lórens Nogueira (PP); instituir o Programa Desconecta Curitiba, iniciativa de Renan Ceschin (005.00100.2025); batizar uma praça da cidade com o nome de Adelice dos Santos Silva, de Zezinho Sabará (008.00014.2024); e, por proposição de Sidnei Toaldo (PRD), dar o nome de Levi Mulford Chrestenzen a um logradouro não especificado (009.00026.2024).

Para completar a pauta da reunião, os vereadores admitiram 2 indicações ao Prêmio Mérito Esportivo, 1 ao Prêmio Servidor Público Padrão e 1 ao Prêmio Pablo Neruda de Direito Humanos. Assim como a Cidadania Honorária e o Vulto Emérito, as honrarias concedidas pela CMC são regulamentadas pela lei complementar 109/2018.

A Comissão de Educação é responsável por votar matérias relacionadas à educação em geral, desenvolvimento do turismo, cultural, inclusive patrimônio histórico, geográfico, arqueológico, artístico e científico, diversões e espetáculos públicos, práticas esportivas e de lazer, datas comemorativas, homenagens cívicas e denominações de logradouros públicos (saiba mais).

Leia também

Comissão autoriza tramitação de 10 projetos na Câmara de Curitiba

Atualização do Código Tributário de Curitiba tramita com urgência

Notas da CMC: 10 assuntos em pauta no Legislativo neste 21 de maio

Aprovada moção contra unidade do Mesa Solidária no Terminal Guadalupe

Projeto sobre merenda vegana nas escolas é arquivado na Câmara de Curitiba

Assuntos Câmara
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Comissão autoriza tramitação de 10 projetos na Câmara de Curitiba

21 de maio de 2025

Atualização do Código Tributário de Curitiba tramita com urgência

21 de maio de 2025

Notas da CMC: 10 assuntos em pauta no Legislativo neste 21 de maio

21 de maio de 2025
Aprovada moção contra unidade do Mesa Solidária no Terminal Guadalupe
Câmara

Aprovada moção contra unidade do Mesa Solidária no Terminal Guadalupe

21 de maio de 2025

Projeto sobre merenda vegana nas escolas é arquivado na Câmara de Curitiba

21 de maio de 2025
Centro Captare será declarado de Utilidade Pública Municipal
Câmara

Centro Captare será declarado de Utilidade Pública Municipal

21 de maio de 2025
Informe CuritibaInforme Curitiba