As sessões plenárias da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) somaram, nesta semana, cinco entregas de Votos de Congratulações e Aplausos. Na sessão de quarta-feira (14), por exemplo, o arcebispo da capital, Dom José Antônio Peruzzo, recebeu de Rodrigo Marcial (Novo) o diploma em homenagem ao Papa Leão XIV, eleito na semana passada. A ideia é que a homenagem chegue ao pontífice por meio da Cúria da Igreja Católica de Curitiba.
Marcial reforçou que esta foi a primeira entrega de Votos de Congratulações de seu mandato. “Sua elevação ao papado, com menos de dois anos como cardeal, reforça a confiança que seus pares depositam em sua espiritualidade, integridade e capacidade de liderar e pacificar questões internas”, congratulou o parlamentar.
Marcial completou que o Papa Leão XIV possui “profunda formação teológica”, além de “larga experiência missionária e diplomática” (077.00303.2025). O requerimento de Congratulações foi debatido e aprovado na sessão da última segunda-feira (12). Encabeçada por Marcial, a discussão também contou com a manifestação dos vereadores Laís Leão (PDT), Bruno Secco (PMB), Marcos Vieira (PDT), Sidnei Toaldo (PRD), Serginho do Posto (PSD) e Delegada Tathiana Guzella (União).
Protocolado por Rodrigo Marcial, o requerimento de Congratulações também foi assinado pelos vereadores Beto Moraes (PSD), Bruno Rossi (Agir), Bruno Secco, Delegada Tathiana Guzella, Eder Borges (PL), Hernani (Republicanos), Indiara Barbosa (Novo), Jasson Goulart (Republicanos), João Bettega (União), João da 5 Irmãos (MDB), Lórens Nogueira (PP), Marcos Vieira, Olimpio Araujo Junior (PL), Pier Petruzziello (PP), Rafaela Lupion (PSD), Renan Ceschin (Pode), Serginho do Posto, Sidnei Toaldo, Tico Kuzma (PSD), Vanda de Assis (PT) e Zezinho Sabará (PSD).
Vereador homenageia grupo de dança gaúcho Passos da Liberdade
Na sequência, foi a vez de Marcos Vieira (PDT) realizar a homenagem ao Passos da Liberdade, grupo de dança gaúcha. Ele foi fundado em 2024 com o objetivo de promover a arte da dança e manter viva a herança cultural do Rio Grande do Sul. “A ‘liberdade’ no nome do grupo simboliza a coragem e a independência de seguir em frente, de inovar sem perder o respeito pelas origens”, destacou o vereador.
O grupo reúne pessoas de diferentes idades e histórias com o propósito de “celebrar a liberdade através do movimento, sem perder as raízes da cultura tradicional, fazer e cultivar amizades e levar alegria em cada apresentação, em cada baile”, disse Vieira. Estiveram presentes na entrega do diploma de Votos de Congratulações e Aplausos o patrão Roberto Lopes e a patroa Edinéia Roza; os posteiros Franciele Teixeira da Silva e Everton Leandro da Luz; o capataz Volmar Brasil; a dançarina Dilva Melo; e, do financeiro, Antonio Acir Cosmo e Claudete Rosa (077.00204.2025).
Vanessa Saad é homenageada pela ONG Projeto União Solidária
Em seguida, a vereadora Meri Martins (Republicanos) homenageou, com os Votos de Congratulações e Aplausos, Vanessa Ribas Saad, fundadora da ONG Projeto União Solidária. A parlamentar ressaltou o compromisso e a dedicação da convidada na assistência a crianças e adolescentes com doenças oncológicas e síndromes raras em situação de vulnerabilidade social.
“A Vanessa sempre nutriu o sonho de transformar a sociedade e, desde cedo, demonstrou um forte senso de solidariedade”, explicou Martins. A doença de seu filho fez com que ela se ligasse a organizações do Terceiro Setor, às quais se dedicou, por 15 anos, até criar a ONG União Solidária. Além de Vanessa, André Eduardo Saad e Alan Roberto Bauer acompanharam a entrega da homenagem (077.00215.2025).
ADVB/PR é reconhecida na Câmara de Curitiba
Na sessão desta terça-feira (13), foi a vez do presidente da Câmara de Curitiba, Tico Kuzma (PSD), conceder os Votos de Congratulações e Aplausos pelos 60 anos da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB/PR). O vereador justificou a homenagem em função “pela relevante contribuição da ADVB/PR ao desenvolvimento profissional e empresarial do Paraná, especialmente nas áreas de vendas e marketing“.
Entre outras áreas de atuação da entidade, Kuzma frisou as atividades de capacitação, o networking e criação do “Manual de Venda Ética”, que orienta os profissionais sobre práticas responsáveis no mercado. Bruno Rossi (Agir) deu sequência à homenagem com a exibição de um vídeo em que a presidente Gislayne Muraro e o ex-presidente Itaci Cardoso agradeceram pelo reconhecimento público. Rossi também enumerou os nomes dos presidentes que estiveram à frente da ADVB/PR ao longo de seus 60 anos de história, diversos deles presentes na homenagem (077.00255.2025).
Associação Fênix ganha reconhecimento na CMC
Ainda na sessão desta terça-feira, Meri Martins foi à tribuna para homenagear a Associação Fênix “pelo exemplo de dedicação e compromisso com a vida, a dignidade e os direitos humanos”. Reconhecida com os Votos de Congratulações e Aplausos, a organização social atua junto a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, com foco no enfrentamento da violência sexual, doméstica e de conflitos familiares.
A Associação Fênix oferta atendimento psicológico, assistência jurídica, oficinas educativas e visitas domiciliares, entre outras ações. “Seu trabalho não apenas acolhe e orienta vítimas, mas também resgata a autoestima, promove o fortalecimento de vínculos familiares e contribui para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária”, enfatizou Martins. O diploma foi entregue às assistentes sociais Elisa Araújo e Andreza Taborda; as psicólogas Melanie Lesle Bobiechesk e Alane Fernanda Henrique; e o educador Rodrigo Ferreira de Souza (077.00221.2025).
*Matéria elaborada pela estudante de Jornalismo Julia Yamane*, especial para a CMC
Supervisão do estágio e edição: Fernanda Foggiato