A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) promoveu uma sessão solene em homenagem aos 70 anos da Igreja do Evangelho Quadrangular no Paraná, com a participação do Instituto Teológico Quadrangular Juvevê (ITQ Juvevê). A solenidade aconteceu na última terça-feira (29), no Palácio Rio Branco, com transmissão ao vivo pelo Youtube da CMC.
De iniciativa do vereador Fernando Klinger (PL), a homenagem teve como intuito ressaltar o papel do instituto na formação de líderes e voluntários que atuam em diversas frentes sociais para o desenvolvimento da cidade de Curitiba. “A gente tem que honrar cada uma dessas pessoas que têm influenciado vidas e na formação de uma sociedade que ama ao próximo”, disse o vereador na abertura da sessão solene.
Além do parlamentar, a cerimônia contou com a presença dos seguintes convidados: Pastor Ailton Araújo, ex-vereador de Curitiba, ex-presidente da CMC e professor emérito do ITQ Juvevê; deputado estadual Gilson de Souza (PL), pastor e secretário estadual de Cidadania da Igreja do Evangelho Quadrangular; e pastor Carlos Gaspar, professor do ITQ Juvevê.
Também compuseram a mesa os pastores Isaac Raphael Costa Rehem, mestre em teologia e vice-diretor do ITQ Juvevê, Maurício André de Souza, Silas Zdrojewski; além das pastoras Rosane Dginkel, secretária estadual de Educação e Cultura da Igreja do Evangelho Quadrangular, Maria Aparecida Serrato e Jane Alves Camargo.
O pastor Silas realizou uma oração e prestou suas felicitações em homenagem ao aniversário da igreja. “Reconheço a importância do papel do estudo teológico para aprendermos mais sobre o que é um cidadão de bem, um cidadão que ama e cuida do próximo”, afirmou. Completando a fala dele, o pastor Ailton Araújo disse que, além do papel de amar ao próximo, a igreja tem a missão de transformar Curitiba com o amor de Deus e suas obras.
Para a pastora Rosane Dinkel, celebrar o aniversário da Igreja é uma forma de mostrar como o estudo bíblico modifica uma cidade. “Eu acredito que uma cidade instruída para o bem e para o amor de Deus é capaz de produzir frutos gloriosos. Sei que o ensino não só transforma um indivíduo, mas ele tem o poder de gerir uma comunidade inteira, por isso devemos sempre enaltecer e reconhecer o trabalho da Igreja para a transformação”, finaliza.
Alegria e adoração: em momento de louvor, homenageados recebem certificados
Na sessão solene, as cantoras e a orquestra da Igreja Quadrangular do Água Verde fizeram apresentações musicais para louvar a Deus. Todos os membros da mesa de autoridades foram homenageados e receberam seus certificados na presença dos convidados. Ao todo 40 pessoas foram agraciadas na cerimônia de aniversário da Igreja do Evangelho Quadrangular Juvevê.
Em declaração final, Fernando Klinger agradeceu a cada pessoa que compareceu ao evento e deixou uma mensagem sobre o cristianismo. “O amor de Deus pode transformar vidas e a sociedade, promovendo valores como amor, compaixão, justiça, perdão e reconciliação”, finalizou. Na oração de encerramento da sessão, o pastor Maurício André de Souza abençoou toda a cidade de Curitiba.
Como funcionam as sessões solenes?
As sessões solenes, segundo o Regimento Interno do Legislativo de Curitiba, são convocadas para a entrega de honrarias e de “outras homenagens que a Câmara Municipal entender relevantes”. Também são realizadas para dar posse ao prefeito e ao vice-prefeito do Município, instalar legislaturas e comemorar fatos históricos.
Na CMC, a concessão de títulos e prêmios é regulamentada pela lei complementar 109/2018. As honrarias, segundo a legislação municipal, são entregues “sem preconceito de cor, raça, crença ou idade” a cidadãos de destaque em suas áreas e que tenham prestado relevantes serviços à comunidade curitibana.
*Matéria elaborada pela estudante de Jornalismo Mariana Aquino*, especial para a CMC.
Supervisão do estágio: Pedritta Marihá Garcia.
Edição: Pedritta Marihá Garcia.
Revisão: Ricardo Marques