O Governo do Estado vai dar continuidade às melhorias da malha rodoviária na região central do Paraná com cerca de 75 quilômetros em novas obras de restauração, ampliação, duplicação e pavimentação em concreto nas PRC-466, PR-460 e PR-487. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (14) pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior em Pitanga, onde ele também inaugurou novas vias marginais da PRC-466 e liberou outros R$ 807 milhões em obras para a mesma rodovia.
“O Centro do Paraná passou décadas sem receber os investimentos necessários do poder público para o seu desenvolvimento. Hoje, estamos reparando esse erro histórico, tratando a região com a prioridade devida, por isso tem sido a que mais recebe obras de infraestrutura pesada do Governo do Estado, o que está promovendo uma verdadeira transformação dos municípios”, afirmou Ratinho Junior.
“Nos países de primeiro mundo, a prioridade sempre foi investir em infraestrutura. E é graças aos investimentos que temos feita nessa área que o Paraná conseguiu aumentar em 63% o seu PIB nos últimos seis anos”, acrescentou o governador.
Os novos trechos contemplados formam um importante eixo em formato de ‘Y’ ligando o Centro do Estado à região Centro-Oeste, via Campo Mourão; e aos municípios do Vale do Ivaí. As obras que serão executadas com recursos estaduais complementam as melhorias que serão executadas em outras rodovias que conectam a região e estão incluídas dentro do novo pacote de concessão rodoviária do Paraná.
Mais cedo, o governador já havia entregado as obras de pavimentação de 43 quilômetros da rodovia PR-239, entre Pitanga e Mato Rico, a primeira ligação asfáltica da cidade de Mato Rico. No mesmo evento, Ratinho Junior também autorizou o início das obras de pavimentação de outros 20 quilômetros da PR-239 entre Mato Rico e Roncador.
Na avaliação do secretário estadual da Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, as obras representam um novo ciclo de desenvolvimento econômico para a região. “A melhoria da infraestrutura viária propiciada por estes dois novos projetos vai atrair mais indústrias para a região, gerando empregos, renda, além de facilitar a logística de escoamento da produção do agronegócio regional com destino ao Porto de Paranaguá”, disse.
CENTRO-OESTE – Entre os projetos anunciados, o mais avançado compreende 51,5 quilômetros das PR-487 e PR-460, entre Pitanga e o Rio Muquilão, nas proximidades de Iretama. A licitação, conduzida pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), já tem empresa vencedora: a TCPAV Tecnologia em Construção e Pavimentação. O contrato, com prazo total de 27 meses, prevê quatro meses para a elaboração dos projetos executivos e 23 meses para a execução das obras, ao custo de R$ 248 milhões.
O objetivo é ampliar a capacidade da rodovia, mantendo, em grande parte, o traçado atual. O pavimento será totalmente restaurado com a técnica whitetopping, que aplica placas de concreto sobre a estrutura asfáltica existente.
Essa solução já foi utilizada pelo Governo do Estado em rodovias como a PRC-280, na região Sudoeste, e a Rodovia dos Minérios, na Região Metropolitana de Curitiba. Entre suas principais vantagens estão a maior durabilidade do pavimento, a redução dos custos de manutenção e o melhor desempenho em trechos com tráfego intenso e variações climáticas. Além disso, o método tem menor impacto ambiental, pois reaproveita parte da estrutura já existente.
Também estão previstas melhorias em curvas, para aumentar a visibilidade e a segurança viária; correções em trechos com terceiras faixas; e a construção de áreas para embarque e desembarque de ônibus. Serão implantados novos acessos a Nova Tebas e ao distrito de Catuporanga, que faz parte do município, e contará com nova iluminação pública em seu perímetro urbano.
VALE DO IVAÍ – Outro processo licitatório em andamento prevê mais 43,1 quilômetros de obras na PRC-466, entre Pitanga e a localidade de Furnas. A via é uma conexão estratégica entre o Centro do Estado e a região do Vale do Ivaí, incluindo Ivaiporã, Jardim Alegre e Lidianópolis, além de dar acesso direto à cidade vizinha de Manoel Ribas.
O projeto inclui restauração com whitetopping, implantação de novas faixas em ambos os sentidos e terceiras faixas em pontos estratégicos para ultrapassagens, além de obras de drenagem e áreas para paradas de ônibus rodoviários. A empresa executora será definida após a conclusão da licitação e o prazo de execução será de 29 meses após a assinatura do contrato.
CUIDADO AMBIENTAL – Tanto as obras do trecho sentido Centro-Oeste quanto as que ligam Pitanga ao Vale do Ivaí contam com o acompanhamento do Instituto Água e Terra (IAT). O órgão é responsável pela avaliação dos projetos e emissão das licenças ambientais que autorizam o início dos trabalhos dentro das normativas vigentes do setor, conforme informou o presidente do IAT, Everton Souza.
“O compromisso do IAT é fazer com que o Paraná continue crescendo economicamente a partir da realização de grandes obras estruturantes, mas que respeitem o patrimônio natural do Estado, com ações de preservação e eventualmente compensatórias das obras que são necessárias em todas as regiões”, garantiu.
PRESENÇAS – Participaram da solenidade o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Alexandre Curi; os secretários estaduais da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona; e da Agricultura e do Abastecimento, Marcio Nunes; o prefeito de Pitanga, Sargento Moraes; o deputado federal Sérgio Souza; e os deputados estaduais Artagão Júnior e Luís Corti.