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Estado confirma mais 75 km de melhorias rodoviárias em concreto na região de Pitanga

14 de maio de 2025
Estado confirma mais 75 km de melhorias rodoviárias em concreto na região de Pitanga
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O Governo do Estado vai dar continuidade às melhorias da malha rodoviária na região central do Paraná com cerca de 75 quilômetros em novas obras de restauração, ampliação, duplicação e pavimentação em concreto nas PRC-466, PR-460 e PR-487. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (14) pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior em Pitanga, onde ele também inaugurou novas vias marginais da PRC-466 e liberou outros R$ 807 milhões em obras para a mesma rodovia.

“O Centro do Paraná passou décadas sem receber os investimentos necessários do poder público para o seu desenvolvimento. Hoje, estamos reparando esse erro histórico, tratando a região com a prioridade devida, por isso tem sido a que mais recebe obras de infraestrutura pesada do Governo do Estado, o que está promovendo uma verdadeira transformação dos municípios”, afirmou Ratinho Junior.

“Nos países de primeiro mundo, a prioridade sempre foi investir em infraestrutura. E é graças aos investimentos que temos feita nessa área que o Paraná conseguiu aumentar em 63% o seu PIB nos últimos seis anos”, acrescentou o governador.

Os novos trechos contemplados formam um importante eixo em formato de ‘Y’ ligando o Centro do Estado à região Centro-Oeste, via Campo Mourão; e aos municípios do Vale do Ivaí. As obras que serão executadas com recursos estaduais complementam as melhorias que serão executadas em outras rodovias que conectam a região e estão incluídas dentro do novo pacote de concessão rodoviária do Paraná.

Mais cedo, o governador já havia entregado as obras de pavimentação de 43 quilômetros da rodovia PR-239, entre Pitanga e Mato Rico, a primeira ligação asfáltica da cidade de Mato Rico. No mesmo evento, Ratinho Junior também autorizou o início das obras de pavimentação de outros 20 quilômetros da PR-239 entre Mato Rico e Roncador.

Na avaliação do secretário estadual da Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, as obras representam um novo ciclo de desenvolvimento econômico para a região. “A melhoria da infraestrutura viária propiciada por estes dois novos projetos vai atrair mais indústrias para a região, gerando empregos, renda, além de facilitar a logística de escoamento da produção do agronegócio regional com destino ao Porto de Paranaguá”, disse.

CENTRO-OESTE – Entre os projetos anunciados, o mais avançado compreende 51,5 quilômetros das PR-487 e PR-460, entre Pitanga e o Rio Muquilão, nas proximidades de Iretama. A licitação, conduzida pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), já tem empresa vencedora: a TCPAV Tecnologia em Construção e Pavimentação. O contrato, com prazo total de 27 meses, prevê quatro meses para a elaboração dos projetos executivos e 23 meses para a execução das obras, ao custo de R$ 248 milhões.

O objetivo é ampliar a capacidade da rodovia, mantendo, em grande parte, o traçado atual. O pavimento será totalmente restaurado com a técnica whitetopping, que aplica placas de concreto sobre a estrutura asfáltica existente.

Essa solução já foi utilizada pelo Governo do Estado em rodovias como a PRC-280, na região Sudoeste, e a Rodovia dos Minérios, na Região Metropolitana de Curitiba. Entre suas principais vantagens estão a maior durabilidade do pavimento, a redução dos custos de manutenção e o melhor desempenho em trechos com tráfego intenso e variações climáticas. Além disso, o método tem menor impacto ambiental, pois reaproveita parte da estrutura já existente.

Também estão previstas melhorias em curvas, para aumentar a visibilidade e a segurança viária; correções em trechos com terceiras faixas; e a construção de áreas para embarque e desembarque de ônibus. Serão implantados novos acessos a Nova Tebas e ao distrito de Catuporanga, que faz parte do município, e contará com nova iluminação pública em seu perímetro urbano.



Obra entre Pitanga e Iretama vai melhorar ligações da região. Foto: Reprodução

VALE DO IVAÍ – Outro processo licitatório em andamento prevê mais 43,1 quilômetros de obras na PRC-466, entre Pitanga e a localidade de Furnas. A via é uma conexão estratégica entre o Centro do Estado e a região do Vale do Ivaí, incluindo Ivaiporã, Jardim Alegre e Lidianópolis, além de dar acesso direto à cidade vizinha de Manoel Ribas.

O projeto inclui restauração com whitetopping, implantação de novas faixas em ambos os sentidos e terceiras faixas em pontos estratégicos para ultrapassagens, além de obras de drenagem e áreas para paradas de ônibus rodoviários. A empresa executora será definida após a conclusão da licitação e o prazo de execução será de 29 meses após a assinatura do contrato.

CUIDADO AMBIENTAL – Tanto as obras do trecho sentido Centro-Oeste quanto as que ligam Pitanga ao Vale do Ivaí contam com o acompanhamento do Instituto Água e Terra (IAT). O órgão é responsável pela avaliação dos projetos e emissão das licenças ambientais que autorizam o início dos trabalhos dentro das normativas vigentes do setor, conforme informou o presidente do IAT, Everton Souza.

“O compromisso do IAT é fazer com que o Paraná continue crescendo economicamente a partir da realização de grandes obras estruturantes, mas que respeitem o patrimônio natural do Estado, com ações de preservação e eventualmente compensatórias das obras que são necessárias em todas as regiões”, garantiu.

PRESENÇAS – Participaram da solenidade o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Alexandre Curi; os secretários estaduais da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona; e da Agricultura e do Abastecimento, Marcio Nunes; o prefeito de Pitanga, Sargento Moraes; o deputado federal Sérgio Souza; e os deputados estaduais Artagão Júnior e Luís Corti.

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