A Secretaria de Estado das Cidades (Secid), por meio da Secretaria Geral das Microrregiões de Água e Esgotamento Sanitário, abriu na segunda-feira (19) as inscrições para uma série de oficinas presenciais – que também podem ser acompanhadas de modo online – voltadas ao avanço da meta de universalização dos serviços de água e esgoto. As oficinas contam com a parceria do Paranacidade, a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e o Ministério das Cidades.
O objetivo desses três encontros é capacitar gestores públicos e técnicos municipais e estaduais para a implementação da Lei Complementar Estadual nº 237/2021 e do Novo Marco Nacional do Saneamento Básico, fundamentais para atingir os 99% de atendimento com água potável e 90% com coleta e tratamento de esgoto até 2033.
O primeiro encontro acontece em Curitiba, no dia 2 de junho, no Auditório Mário Lobo, no Palácio das Araucárias, em Curitiba. Em seguida, Londrina, no Norte, sediará a oficina no dia 4 de junho, no Auditório da Faculdade Unicesumar. Finalizando a programação, Cascavel, no Oeste, receberá o evento no dia 6 de junho, no Auditório da Prefeitura.
Para todas as cidades as inscrições, que devem ser feitas pela Escola de Governo do Paraná, estão abertas e seguem até o dia do evento, bastando clicar nos nomes dos municípios acima. Haverá certificação aos participantes.
Especialistas da ANA, Agepar e Orcispar participarão dos encontros, que vão abordar temas como os desafios da regionalização, as normas de referência já publicadas e alternativas como as Parcerias Público-Privadas (PPPs) para garantir a universalização dos serviços de saneamento.
Com essa iniciativa, o Paraná fortalece seu compromisso com a capacitação técnica e a busca por soluções inovadoras para garantir o acesso da população a serviços de saneamento eficientes e sustentáveis.