O Hospital Regional do Centro-Oeste – Deputado Bernardo Ribas Carli (HRCO) tornou-se um pilar da assistência médica em Guarapuava e região. A obra da unidade começou em 2015 e, em 2020, foi parcialmente aberta de forma emergencial para atender casos de Covid-19. Até junho de 2022, registrou mais de 3,6 mil atendimentos. Desde então, sob gestão da Fundação Estatal de Atenção em Saúde do Paraná (Funeas), ampliou sua atuação e passou a oferecer atendimento geral.
Com 16 mil metros quadrados e uma estrutura moderna, o HRCO conta com 122 leitos distribuídos entre clínica cirúrgica (82), clínica médica (30) e UTI adulto (10). Além disso, dispõe de um heliponto para facilitar atendimentos de urgência. Nos últimos anos, o crescimento da unidade impactou diretamente a vida dos cidadãos paranaenses, especialmente nos 20 municípios da 5ª Regional de Saúde de Guarapuava.
Em 2023, foram feitas 171 cirurgias, enquanto em 2024 esse número saltou para 6.215. No mesmo período, o número de internações aumentou de 1.974 para 9.119, consultas ambulatoriais de 1.467 para 20.344, exames laboratoriais de 15.798 para 66.995, e outras terapias de 71.346 para 165.613.
Somente este ano, o HRCO realizou 2.583 cirurgias até abril, numa média de 645 por mês, 24% a mais do que a média do ano passado, que ficou em 517 cirurgias por mês.
“O Hospital Regional do Centro-Oeste segue se consolidando como uma referência na assistência médica para Guarapuava e toda a região, especialmente nas especialidades de ortopedia, urologia e agora atuando também como hospital-escola. Essa unidade foi aberta graças a um esforço do governador Ratinho Junior em regionalizar a saúde e levar o atendimento para todos os cantos do Paraná”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.
Apenas na obra e mobiliário foram investidos cerca de R$ 150 milhões do Governo do Estado. Recentemente a unidade também investiu em equipamentos modernos, incluindo a aquisição de um tomógrafo computadorizado, arco cirúrgico em “C”, desfibriladores e perfuradores ósseos, além de melhorias no mobiliário assistencial distribuído por toda a unidade, num custo de mais de R$ 5,4 milhões.
ACADEMIA – Desde 2024, o HRCO tornou-se um hospital-escola ao firmar parceria com a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). Alunos de graduação de Medicina, Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Farmácia e Serviço Social, além de Pós-graduação com residência em enfermagem em urgência e emergência e Residência Médica em Clínica Médica, têm acesso a um bloco acadêmico dentro a unidade, equipado com salas, biblioteca e auditório. Nesse espaço, participam de aulas, pesquisas e seminários científicos, aprimorando sua formação na prática.
ESPECIALIDADE – A unidade também integra o Programa Estadual Opera Paraná, ampliando o número de procedimentos cirúrgicos em cinco salas especializadas. As especialidades atendidas incluem cirurgia pediátrica, ortopedia, urologia e cirurgia geral.
O destaque do hospital é para cirurgias de prótese de quadril e joelho, sendo a unidade que mais realiza esses procedimentos atualmente no Paraná. No ano passado foram 647 próteses de joelho e 403 de quadril. Neste ano já são 277 de joelho e 190 de quadril.
Além disso, exames complementares como tomografias, radiografias, exames laboratoriais e endoscópicos são realizados, contando com uma equipe multiprofissional composta por enfermeiros, fisioterapeutas, assistentes sociais, psicólogos, nutricionistas, farmacêuticos e estudantes da Unicentro.