Para o feriado de 1.º de maio, a maior parte dos equipamentos culturais do Estado funcionará normalmente, com exceção da Biblioteca Pública do Paraná e da Sede Adalice Araújo. Entre os destaques para aproveitar o feriadão está o show de Humberto Gessinger no Guairão, apresentando o acústico Engenheiros do Hawaii, de 2 a 4 de maio.
A semana também traz duas novas aberturas: a partir de 1.º de maio, o MIS-PR inaugura a exposição “Desse Lado do Muro”, como parte do Projeto Cárcere. Já no MON, no dia 8 de maio, abre a mostra “Veemente”, do artista mexicano Gabriel de la Mora, com curadoria de Marcello Dantas.
Para quem quer participar de oficinas, a Biblioteca Pública do Paraná promove no dia 5 de maio a oficina “Arte do Mangá”, com Simonia Fukue. No MAC Paraná, o programa Quarta Pública apresenta, em 7 de maio, a oficina “Carimbando Texturas: Uma Experiência Inspirada em Guita Soifer”.
Confira a programação completa:
Biblioteca Pública do Paraná (BPP)
Devido ao feriado do Dia do Trabalhador(a), a biblioteca estará fechada do dia 1.º de maio (quinta-feira) até o dia 4 (domingo). As atividades retornam normalmente no dia 5 (segunda-feira), às 8h30.
Na edição n.º 160, o “Cândido” celebra a Série Vaga-Lume — coleção de livros infantojuvenis lançada pela Editora Ática em 1973 — como tema da reportagem principal de Flavio Jacobsen, além de uma crônica, assinada também por Jacobsen, que celebra os 100 anos de um dos principais escritores da coleção: Marcos Rey.
A publicação de abril também estreia a série Outras Palavras, que contará com entrevistas curtas realizadas pelo “Cândido”, com as participantes das mesas de conversa do evento “Ocupação Mulheres Arquivadas”. Ana Camargo, Iara Maica, Laura Ridolfi, Luísa Covolan e Tatiane Amaral, presentes no debate “Mulheres nas Artes Visuais: Novos trajetos” são as primeiras a expor seus pontos de vista sobre a cena artística nos dias de hoje.
Na seção de literatura, a crônica “Visions of Johanna”, de Juliano Holanda; dois poemas do escritor Jr. Bellé extraídos do livro “Retorno ao ventre”, com tradução para o kaingang feita por André Luis Caetano, e ainda o conto “Deus corneado”, de Victor Finkler. Na editoria de artes visuais, o jornal traz pinturas de Teca Sandrini, que completa 80 anos. O ensaio fotográfico “Ao eterno, ao efêmero”, de Letícia Negrello, retrata diferentes nuances do Cemitério Municipal São Francisco de Paula, em Curitiba. A arte da capa é de Pedro Furlan.
PROJETOS FIXOS
Roda de leitura 60+
Roda de leitura e atividades para o público 60+.
Dia 5 de maio – toda segunda-feira do mês
Horário: 13h30 às 15h – 15h às 17h
Local: Sala de reuniões, no 2.º andar
Inscrições encerradas.
Oficina Permanente de Poesia
Oficina de poesia coordenada por Lilia Souza, da Academia Paranaense da Poesia.
Dia 8 de maio – toda quinta-feira do mês
Horário: 18h às 19h45
Local: Sala de reuniões, no 2.º andar
Capacidade máxima: 30 pessoas
EVENTOS
Apresentação de dança
Performance de dança com a produtora cultural Bia Reiner.
Dia: 6 e 7 de maio (terça e quarta-feira)
Horário: 16h
Local: Aquário
Palestra “Entre Prosas”
Estudo e bate-papo sobre obras escritas por autores paranaenses. Nesta semana, acontece o primeiro encontro da série, que segue até dezembro, com o livro da vez “Verdades e mentiras”, de Tiago Amorim.
Dia 7 de maio (quarta-feira) – todas as primeiras quartas-feiras do mês
Horário: 16h às 17h30
Local: Sala de reuniões, no 2.º andar
Capacidade máxima: 30 pessoas
Data 8 de maio (quinta-feira)
Horário: 17h
Local: Auditório
Capacidade: 132 pessoas
Mulheres que circulam pela cidade – Exposição
A exposição historiográfica ‘’Mulheres que circulam pela cidade’’, celebra 48 mulheres da cidade, 24 de literatura e 24 de artes visuais. O percurso da exposição é celebrar a produção de mulheres que estão vivas e produzindo na cidade, possibilitar a homenagem de nomes mais antigos e visibilizar novos.
Período: 15 de março a 5 de maio
Horário: 8h30 às 20h
Local: Hall Térreo
SEÇÃO INFANTIL
Oficina “Arte do Mangá”
Curso sobre o universo do mangá com a mestre em língua e cultura japonesa, Simonia Fukue. O evento apresenta a relação dos mangás com a cultura e a arte japonesas, além das técnicas de narrativa e estética características desse estilo de história em quadrinhos.
Dia 5 de maio (segunda-feira)
Horário: 14h às 15h30
Local: Seção Infantil
SEÇÃO BRAILLE
Curso de Braille
A Seção Braille oferece o curso gratuito de leitura e escrita em código Braille, com o professor Anastácio Panfilo Braga. Com turmas de até 3 pessoas, são 24h de aulas com horários personalizados. O curso inclui todos os materiais necessários, e ao final os alunos recebem um certificado.
Dia: segunda a sexta-feira mediante agendamento
Horário: 8h30 às 11h e das 12h30 às 16h
Local: Seção Braille
Inscrições: presencialmente ou pelo telefone (41) 3221-4985
Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC Paraná)
Quarta Pública – Carimbando Texturas: Uma Experiência Inspirada em Guita Soifer – No dia 07 de maio, às 14h30, será realizada a oficina “Carimbando Texturas: Uma Experiência Inspirada em Guita Soifer”, na sala 8 do MAC no MON. A oficina propõe a exploração da visualidade tátil presente na obra de Guita Soifer por meio do uso de carimbos têxteis. Serão utilizadas matrizes com diferentes texturas de tecidos e rendas, possibilitando experimentações de impressão sobre o papel. A atividade busca revelar como as texturas se manifestam no suporte, gerando nuances visuais e composições inspiradas na sensibilidade e na poética material características do trabalho da artista. Trata-se de uma prática que convida à percepção e à transferência das qualidades táteis, evidenciando a beleza e a expressividade das superfícies por meio da ação de imprimir.
Em cartaz – “A Trama Intrincada do Tempo” de Guita Soifer e a exposição coletiva “O Acervo do Mac pelo Olhar de Fernando Velloso”, presentes no MAC no MON. A sede Adalice Araújo está com a exposição coletiva “Somos Este Tipo de Gente”.
Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA)
Bate-papo: A Academia Alfredo Andersen promove no dia 30 de abril (quarta-feira), às 10h, um bate-papo com a artista visual Milena Celli, atual residente artística do espaço, e a artista plástica Elizabeth Titton. O evento é gratuito, aberto ao público e com vagas limitadas a 30 participantes. Não é preciso fazer inscrições. A entrada será por ordem de chegada.
Os participantes poderão conhecer mais sobre a trajetória de Elizabeth Titton, artista que conquistou inúmeros prêmios e criou diversas exposições ao longo da carreira. Ela foi diretora do Museu de Arte Contemporânea do Paraná nos anos 80 e é criadora do Espaço Cultural Pró-Criar.
Museu da Imagem e do Som (MIS-PR)
Desse Lado do Muro – No dia 1.º de maio o MIS-PR inaugura a exposição “Desse Lado do Muro”, como parte do Projeto Cárcere, que ocupa o prédio do antigo Centro de Triagem da Rua Barão do Rio Branco, no Centro de Curitiba. A mostra, realizada em parceria com a Agência Farpa, apresenta uma potente seleção de imagens feitas em 18 presídios de sete países da América Latina pelos fotógrafos Erick Dau, Francisco Proner e Thiago Dezan. Em breve, mais informações sobre agendamento de visitas no site e redes sociais do MIS-PR.
Tons Vizinhos – O MIS-PR retorna com a programação semanal de música no museu, uma parceria com os estudantes e professores da Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap), da Universidade Estadual do Paraná (Unespar). Na quarta (30), haverá mais uma apresentação musical às 18h, com Samuel Strapasson Trio. A entrada é gratuita e não é necessário inscrição.
Ciclo(s) – Percepções da Alma em Movimento – A exposição reúne obras das artistas Lu Berlese e Michelle Serena, que propõem uma imersão sensível sobre os ciclos da vida, da natureza e da arte. Por meio de fotografias, vídeos, performances e instalações, o público é convidado a refletir sobre o tempo, a memória e a transformação. A entrada é gratuita e está aberta para visitas de terça a sexta-feira, das 10h às 19h; e sábados e domingos: das 10h às 18h.
Aproveite o feriado de 1.º de maio para visitar o Museu Paranaense que estará aberto normalmente. O horário de funcionamento é das 10h às 17h30.
Em cartaz – “Objeto sujeito”; “Antes ecos e ocos”; “Nosso estado: vento e/em movimento”; “Mejtere: Histórias recontadas”, “Ephemera/perpétua”, “Lange de Morretes: entre paisagens”; “Numismática e cultura material”.
O MON estará aberto normalmente no feriado do dia 1.º de maio. O horário de funcionamento é das 10h às 18h, com acesso até as 17h30.
Abertura de exposição: Veemente – Na quinta-feira, dia 08 de maio, às 19h, o MON inaugura a mais nova exposição “Veemente”, do artista mexicano Gabriel de la Mora, com curadoria de Marcello Dantas. São 77 obras, entre instalações, telas com técnicas mistas e esculturas, a maioria produzida entre 2000 e 2025.
Em cartaz – Diversas exposições estão em cartaz: “Veemente”; “Miguel Bakun: O Olhar de uma Coleção”; “Alex Flemming 70 Anos”; “Afinidades III – Cochicho”, “Afeganistão – Tapetes de Paz e Guerra”, “África – Expressões Artísticas de um Continente”; “Ásia: a Terra, os Homens, os Deuses”; “Trilhos e Traços – Poty 100 anos”; “O Mundo Mágico dos Ningyos”; “Espaço Niemeyer”; “Pátio das Esculturas” e “MON sem Paredes”.
Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão)
Humberto Gessinger: Acústico Engenheiros do Hawaii – Humberto Gessinger vai trazer a Curitiba um dos shows especiais da turnê “Acústicos Engenheiros do Hawaii”. O cantor, que completa quatro décadas de estrada, chega na cidade para celebrar os álbuns “Acústico Engenheiros do Hawaii” (2004) e “Acústico Novos Horizontes” (2007). A curta temporada de apresentações acontece nos dias 02 e 03 de maio às 21h15, com ingressos esgotados, com direito a sessão extra no dia 04 de maio, às 19h15, no Teatro Guaíra. Os últimos ingressos estão disponíveis no site Disk Ingressos.
Auditório Salvador de Ferrante (Guairinha)
Serginho Lacerda em: Vida de Pai – Serginho Lacerda, mais conhecido como o “Pai do Bento”, é comediante desde 2010 e viaja por todo o país com seu show solo de comédia “Vida de Pai”. Nesse espetáculo, Serginho conta suas histórias divertidas sobre a paternidade, com a participação das crianças no palco. A apresentação será no sábado (03), às 20 horas. Ingressos à venda no site DeuBalada.
Teatro José Maria Santos (Zé Maria)
Os Vivos e os Mortos – Adaptação do conto “The Dead”, de James Joyce, o espetáculo “Os Vivos e os Mortos” é uma poética reflexão sobre o amor e a morte. A partir do funeral de uma grande escritora de romances de amor, o casal central da história refaz seus sentimentos de amor e felicidade. As apresentações acontecem de quinta a sábado (1.º a 03 de maio), às 20h, e no domingo (04), às 19h. A classificação etária é de 14 anos. Os ingressos estão à venda no site Disk Ingressos.
Teatro da Praça, em Araucária
Guaíra para Todos: Orquestra Sinfônica do Paraná em Araucária – No dia 8 de maio (quinta-feira), o Teatro da Praça, em Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba, será palco de um concerto gratuito da Orquestra Sinfônica do Paraná (OSP). A apresentação, que terá regência do maestro convidado Alexandre Brasolim, será às 20 horas, e trará um repertório eclético que une clássicos atemporais e sucessos populares.
Na quarta-feira (7) pela manhã, haverá um concerto fechado, voltado para crianças de escolas da cidade. Será um concerto didático, especialmente preparado para os pequenos.
A entrada é gratuita. Pessoas com 16 anos ou mais poderão retirar até dois ingressos gratuitos na bilheteria do Teatro da Praça, das 8h30 às 12h e das 13h às 16h30, conforme a disponibilidade. Caso ainda haja ingressos no dia do concerto, será possível retirá-los antes do início da apresentação.
ENDEREÇOS:
Museu do Expedicionário
R. Comendador Macedo, 655 – Alto da XV, Curitiba
Museu Oscar Niemeyer (MON)
Rua Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico, Curitiba
(41) 3350-4468 / 3350-4448
Museu Paranaense (MUPA)
Rua Kellers, 289 – São Francisco, Curitiba
(41) 3304-3300
Museu da Imagem e do Som (MIS-PR)
Rua Barão do Rio Branco, 395 – Centro, Curitiba
(41) 3232-9113
Biblioteca Pública do Paraná (BPP)
Rua Cândido Lopes, 133 – Centro, Curitiba
(41) 3221-4951
Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA)
Rua Mateus Leme, 336 – São Francisco, Curitiba
(41) 3222-8262
Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR)
Funcionando temporariamente no Museu Oscar Niemeyer, salas 8 e 9
Rua Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico, Curitiba
(41) 3323-5328 / 3222-5172
Sede Adalice Araújo
Rua Ébano Pereira, 240 – Centro, Curitiba
Canal da Música – Grande Auditório
Rua Julio Perneta, 695 – Mercês, Curitiba
(41) 3331-7579
Casa Gomm
Rua Bruno Filgueira, 850 – Batel, Curitiba
Centro Cultural Teatro Guaíra
Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão) – Rua Conselheiro Laurindo, 175 – Centro, Curitiba
Auditório Salvador de Ferrante (Guairinha) – Rua XV de Novembro, 971 – Centro, Curitiba
Auditório Glauco Flores de Sá Brito (Miniauditório) – Rua Amintas de Barros, 70 – Centro, Curitiba
Teatro Zé Maria – Rua Treze de Maio, 655 – São Francisco, Curitiba.