A Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR) marca presença na conferência CIO Brasil GOV 2025, evento voltado a líderes de tecnologia da informação do setor público no País, que ocorre de 21 a 25 de maio, em Florianópolis (SC). Reconhecido como espaço estratégico para a apresentação de soluções tecnológicas que impactam positivamente a gestão pública, o evento reúne profissionais de todo o Brasil para discutir tendências, trocar experiências e fortalecer a transformação digital no serviço público.
O principal destaque da participação da Seed-PR é a aplicação da Inteligência Artificial na educação pública, com a apresentação do Recurso Educacional Digital (RED) Redação Paraná, com uso de IA, como case de sucesso. A ferramenta, desenvolvida para apoiar a prática da escrita entre estudantes da rede estadual, representa um avanço significativo na personalização do ensino, ao permitir correções automáticas, devolutivas personalizadas e suporte pedagógico com base em algoritmos inteligentes.
Para o diretor de Tecnologia e Inovação da Seed-PR, Claudio Aparecido de Oliveira, a iniciativa posiciona o Paraná na liderança do uso responsável e estratégico da IA no setor educacional. “A participação no CIO GOV 2025 é crucial para líderes e profissionais de tecnologia no setor público. Este evento oferece uma oportunidade ímpar para networking, troca de conhecimentos e atualização sobre as últimas tendências e inovações que podem transformar a gestão governamental”, afirmou.
O Paraná se destacou durante o evento como um dos estados mais avançados na incorporação da tecnologia na educação, apresentando soluções concretas que, por meio da IA, já impactam diariamente a rotina dos estudantes e professores da rede estadual.
Com destaque para o Redação Paraná, recurso digital implementado para auxiliar estudantes da rede estadual no desenvolvimento de habilidades de escrita, especialmente voltadas para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e vestibulares, os porta-vozes da Seed-PR apresentaram o impacto do recurso como case de sucesso.
“Com mais de 1 milhão de redações realizadas somente neste primeiro trimestre, o recurso se tornou importante aliado dos estudantes no desenvolvimento da escrita. Fundamental neste processo, o uso da IA permite analisar os textos produzidos, oferecendo correções automáticas e feedbacks em tempo real sobre aspectos como gramática, ortografia, pontuação, semântica e estrutura textual. Isso possibilita uma aprendizagem mais personalizada e eficiente, pois cada estudante pode identificar suas dificuldades específicas e aprimorar suas habilidades de forma contínua, contribuindo para a melhoria da produção textual e para o fortalecimento do pensamento crítico”, afirmou Oliveira.
Além destas funcionalidades, o sistema fornece pontuações preliminares e explicações detalhadas sobre os erros identificados, promovendo uma aprendizagem mais autônoma e eficaz.
Servindo como apoio também para os professores, o recurso também oferece suporte na correção das redações dos alunos. “Ela utiliza inteligência artificial para realizar correções automáticas, destacando aspectos como ortografia, pontuação, concordância e estrutura textual. Isso permite que os docentes concentrem seus esforços em análises mais profundas, como argumentação, coesão, coerência e adequação ao tema proposto. Isso permite ao professor acompanhar o progresso dos alunos, identificar áreas de dificuldade e fornecer feedback personalizado, otimizando o processo de ensino-aprendizagem”, explicou.
Somente neste ano, segundo Claudio Oliveira, mais de um milhão de redações, produzidas por mais de 800 mil alunos, já foram corrigidas, otimizando a rotina escolar de mais de 11 mil professores em toda a rede. “Temos orgulho de mostrar ao país que investir em tecnologia educacional, com recursos como o Redação Paraná, gera resultados concretos e transforma o aprendizado, tornando-o mais inclusivo, dinâmico e eficaz”, finalizou.
EVENTO – Ao longo dos cinco dias de programação, serão discutidos temas centrais para o setor da tecnologia, em diversas frentes do mercado. Com foco em inovação, cibersegurança, transformação digital e inteligência artificial, o evento conta com a presença de CEOs, profissionais da TI, líderes em tecnologia e demais profissionais da área. O encontro oferece uma programação diversificada que inclui palestras, painéis de discussão, workshops, atividades de networking e apresentações de cases de sucesso.