Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Informe Curitiba
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Informe CuritibaInforme Curitiba
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Câmara

“Inclusão Já!”: nova temporada debate acessibilidade para neurodivergentes

9 de maio de 2025
Compartilhar

Inspirado pela Comissão de Acessibilidade e Direitos da Pessoa com Deficiência da Câmara Municipal de Curitiba, o CMC Podcasts acaba de lançar novos episódios do programa Inclusão Já!. A nova temporada, disponível na íntegra no canal do Youtube da instituição a partir de hoje (9), é intitulada “Vozes Atípicas” e busca trabalhar a acessibilidade para pessoas neurodivergentes e suas famílias em Curitiba. 

Contents
Vozes Atípicas: as várias esferas da inclusão (T2E1)Vozes Atípicas: políticas públicas para pessoas atípicas (T2E2)Vozes Atípicas: acessibilidade deve ser pauta primária (T2E3)Inclusão Já!: um produto do CMC Podcasts

O debate dos três episódios contou com a presença de pessoas neuroatípicas e especialistas em Psicologia e Educação Inclusiva, além de representantes de entidades e do poder público que atuam com esta causa. Mediados pela jornalista da Diretoria de Comunicação Social da CMC, Pedritta Marihá Garcia, os convidados trouxeram demandas e propostas para a inclusão efetiva de membros dessa comunidade na sociedade.

Vozes Atípicas: as várias esferas da inclusão (T2E1)

O primeiro episódio da temporada tem como foco debater as diferentes formas de inclusão de crianças e jovens atípicos, juntamente com seus familiares, nas comunidades. Para isso, a bancada contou com a presença da pedagoga, professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e doutora na área de educação inclusiva, Marta Filietaz, da psicóloga e mãe atípica, Bruna Massa, e do presidente do Onda Autismo, ativista e palestrante, Fábio Cordeiro, que é uma pessoa com autismo. 

Marta Filietaz aponta a força da mobilização social para se discutir ainda mais a temática, além de enfatizar a importância do trabalho de multiprofissionais para a inclusão de crianças neurodivergentes nas escolas. Bruna Massa, por sua vez, discorre sobre como o processo de acompanhamento psicológico pode trazer mais qualidade de vida para esses indivíduos e aborda a necessidade de acolhimento dos pais de pessoas atípicas na sociedade. 

Como uma pessoa que recebeu o diagnóstico tardio de transtorno do espectro autista (TEA), Fábio Cordeiro critica o consenso atual de que apenas um laudo médico consegue trazer acolhimento para quem é neurodivergente – visto que muitas vezes ele demora para ser concluído – e traz o Plano de Ensino Individualizado (PEI) como uma alternativa para a educação e inclusão de crianças atípicas nas escolas. O episódio inaugural conta com a visita ao Centro de Ensino Estruturado para o Transtorno do Espectro Autista (CEETEA), um exemplo de centro de assistência para jovens atípicos de Curitiba. 

Vozes Atípicas: políticas públicas para pessoas atípicas (T2E2)

O que o poder público e outras entidades fazem e podem fazer para ampliar a inclusão em Curitiba? Para continuar a discussão, a secretária de Desenvolvimento Humano do município de Curitiba, Amália Tortato, a atriz e influencer, Pietra Silvestri – acompanhada de sua mãe, Noemi Silvestri –, e a coordenadora de serviços de saúde da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Laura Tilly, foram as convidadas do segundo episódio da temporada “Vozes Atípicas”. 

Na mesa do CMC Podcasts, Amália Tortato fala das ações que a Secretaria de Desenvolvimento Humano realiza na cidade para combater o capacitismo e realizar apoio psicossocial para deficientes e seus familiares. Já Tilly discute sobre a atuação histórica da APAE na inclusão de pessoas atípicas, assim como destaca a importância da oportunidade de experiências diversas e da desmistificação das deficiências na sociedade.

Sendo a primeira mulher brasileira com Síndrome de Down e autismo a conquistar o DRT de atriz por escola pública regular, Pietra Silvestri comenta sobre o papel da inclusão nas escolas e trabalhos que fez parte. Junto de sua mãe, Noemi Silvestri, ressalta que “a inclusão é atitude de amor, e amor é tudo”. O episódio também contou com relatos de mães atípicas e suas lutas diárias.

Vozes Atípicas: acessibilidade deve ser pauta primária (T2E3)

No terceiro e último episódio de “Vozes Atípicas”, os vereadores Pier Petruzziello (PP), presidente da Comissão de Acessibilidade e Direitos da Pessoa com Deficiência, Renan Ceschin (Republicanos), vice, e Marcos Vieira (PDT) comentam sugestões dos convidados anteriores e discutem medidas futuras para uma Curitiba mais inclusiva. 

Para Pier Petruzziello, o poder público deve acatar questões de acessibilidade e inclusão como pautas primárias dos governos. Além disso, promove ideias para agilizar o atendimento de pessoas atípicas nos centros especializados e valorizar a intervenção efetiva desde os primeiros anos de idade. 

Na visão de Renan Ceschin, a formação continuada e capacitação especializada de profissionais da educação é um caminho essencial para a inclusão nas escolas. Ele também defende medidas para aumentar a conscientização parental sobre deficiências e neuroatipicidades. 

Marcos Vieira, por sua vez, ressalta a importância de políticas públicas que abracem familiares de pessoas com neurodivergências mais invisibilizadas. O vereador também traz a urgência do acesso ao laudo médico de qualidade como uma medida para aumentar a acessibilidade em Curitiba. 

Inclusão Já!: um produto do CMC Podcasts

Na segunda temporada, a acessibilidade para crianças, jovens e adultos atípicos é o tema central do programa Inclusão Já!. O CMC Podcasts conta também com outros nove programas temáticos produzidos pela Diretoria de Comunicação Social (DCS) da Câmara de Curitiba e que são inspirados na atuação de outras nove comissões permanentes da Casa. Há também o Curitibou?, programa de entretenimento para falar de curiosidades e de curitibanices, e o Tribuna Livre, espaço para que vereadoras e vereadores tragam convidados para debaterem assuntos relacionados às suas respectivas atuações de mandato. Por último, o Você Me Representa é um programa que mostra o perfil dos representantes eleitos e suas principais bandeiras. Os episódios podem ser acompanhados no YouTube ou no Spotify.

*Notícia elaborada pela estudante de Jornalismo Pietra Hara, especial para a CMC.
Supervisão do estágio: Michelle Stival
Edição e revisão: Brunno Sant’Ana

Leia também

Projeto proíbe uso de bebês reborn para acesso a prioridades em Curitiba

Notas da CMC: 14 pontos levantados na Câmara de Curitiba neste 20 de maio

Fraude do INSS: Câmara de Curitiba aprova moção de protesto do Partido Novo

Câmara conclui debate do Cadastro de Pessoas com Deficiência de Curitiba

Câmara de Curitiba se torna ponto de coleta da Campanha do Agasalho 2025

Assuntos Câmara
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Projeto proíbe uso de bebês reborn para acesso a prioridades em Curitiba
Câmara

Projeto proíbe uso de bebês reborn para acesso a prioridades em Curitiba

20 de maio de 2025

Notas da CMC: 14 pontos levantados na Câmara de Curitiba neste 20 de maio

20 de maio de 2025

Fraude do INSS: Câmara de Curitiba aprova moção de protesto do Partido Novo

20 de maio de 2025

Câmara conclui debate do Cadastro de Pessoas com Deficiência de Curitiba

20 de maio de 2025

Câmara de Curitiba se torna ponto de coleta da Campanha do Agasalho 2025

20 de maio de 2025

Morador do bairro Capão Raso dará nome a um dos endereços de Curitiba

20 de maio de 2025
Informe CuritibaInforme Curitiba