Falecido em outubro de 2019, Laercio Borba, que era morador do bairro Capão Raso, dará seu nome para um dos logradouros públicos de Curitiba. Nesta terça-feira (20), a Câmara de Vereadores aprovou esta homenagem póstuma, de autoria de Angelo Vanhoni (PT). O projeto de lei foi aprovado em primeiro turno, com 26 votos favoráveis.
Natural da capital paranaense, ele era filho de Manoel Borba e Zilá de Oliveira. Segundo o vereador, Borba “construiu sua história na Vila Parque Industrial, no Capão Raso, onde atuou na construção civil e, principalmente, onde construiu um legado de amizade, integralidade e solidariedade”. “Era conhecido e respeitado por todos que com ele conviveram”, complementou.
Vanhoni explicou, também, que o nome de Laercio Borba foi apresentado em 2023, para avaliação da CMC, a pedido de um dos familiares do homenageado, Célio Borba, “movido por um legítimo desejo de ver reconhecida a história e os valores” dele. “Ele deixou um legado de um bom samaritano, sempre atento a dar um braço amigo a quem precisar”, finalizou.
Conforme o projeto de lei (009.00010.2023, com emenda 032.00059.2023), a descrição sintética da denominação deverá constar os seguintes dizeres: “Laercio Borba, cidadão humanista, empreendedor social e idealista comunitário”. Com a aprovação do texto, a homenagem póstuma retornará à pauta desta quarta-feira (21), em segundo turno.