Tema que já gerou manifestações e posicionamentos divergentes no plenário da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), o aborto será novamente alvo de debate em plenário. Nesta quarta-feira (23), a Casa Pró-Vida Mãe Imaculada estará na Tribuna Livre para apresentar o trabalho desenvolvido pela entidade no apoio a mulheres grávidas em situação de risco e vulnerabilidade. O espaço é aberto durante a sessão plenária, após o Pequeno Expediente.
A convite do vereador Bruno Rossi (Agir), primeiro-secretário da CMC, o fundador e diretor da instituição, padre Silvio Roberto, terá a tarefa de conversar com os parlamentares de Curitiba. A justificativa da presença da entidade tem como argumento a necessidade de se propagar ações e informações que defendam o direito à vida do feto em gestação (076.00015.2025).
Padre Silvio é especializado em Filosofia e Direitos Humanos pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), trabalha como pregador, autor e palestrante em eventos voltados para a defesa da vida. A Casa Pró-Vida já esteve presente em outras audiências públicas e debates legislativos. A instituição oferece atendimento gratuito a gestantes que enfrentam situações de pressão ou abandono durante a gravidez – através do suporte jurídico, médico, psicológico, espiritual e material, de acordo com as necessidades de cada caso.
Além de acolher mulheres em risco de aborto, a Casa Pró-Vida também recebe aquelas que já passaram pelo procedimento e precisam de apoio para se curar emocionalmente. A entidade ainda promove uma formação contínua para divulgar a “cultura da vida”, realizando ações educativas em paróquias, comunidades e instituições que desejam aumentar a conscientização sobre o valor da vida desde a concepção.
O que é a Tribuna Livre da Câmara de Curitiba?
A Tribuna Livre é um espaço democrático de debates mantido pela CMC, para ser canal de interlocução entre a sociedade e os parlamentares. Os temas discutidos na Tribuna Livre são sugeridos pelos vereadores, que por meio de um requerimento indicam uma pessoa ou entidade para discursar e dialogar no plenário. As falas neste espaço podem servir de prestação de contas de uma entidade que recebe recursos públicos, apresentação de uma campanha de conscientização, discussão sobre projeto de lei em trâmite na Casa etc.
Conforme o Regimento Interno (RI) do Legislativo, as Tribunas Livres ocorrem nas quartas-feiras, durante a sessão plenária – geralmente, após a votação dos projetos de lei e demais proposições, a menos que ocorra a inversão da pauta. Se você participa de uma entidade, representa uma causa ou atividade coletiva, entre em contato com um dos vereadores para sugerir a realização da Tribuna Livre. O RI veda o uso desse espaço por representantes de partidos políticos; candidatos a cargos eletivos; e integrantes de chapas aprovadas em convenção partidária.
As transmissões da Tribuna Livre podem ser acompanhadas ao vivo pelos canais oficiais do Legislativo no YouTube. Clique aqui para consultar todos os temas já abordados este ano, na CMC.
*Matéria elaborada pela estudante de Jornalismo Mariana Aquino*, especial para a CMC.
Supervisão do estágio: Pedritta Marihá Garcia.
Edição: Pedritta Marihá Garcia.
Revisão: Ricardo Marques