Ao longo das sessões desta semana, cinco vereadores usaram o tempo do pequeno expediente, no qual os inscritos podem se manifestar obre temas de livre escolha, para realizar a entrega de homenagens. Uma delas, nesta quarta-feira (21), reforçou as ações da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) em apoio ao Maio Amarelo, movimento internacional de conscientização sobre a segurança no trânsito. Por iniciativa da Delegada Tathiana Guzella (União), o Legislativo concedeu o diploma de Votos de Congratulações e Aplausos ao Grupo de Trânsito (GTRan) da Guarda Municipal “pelo excepcional serviço prestado à sociedade, especialmente no atendimento a ocorrências de trânsito e na prestação dos primeiros socorros em acidentes”.
“Uma homenagem mais que merecida para o GTran […] já que estamos no Maio Amarelo, que é o mês escolhido para a conscientização do trânsito em Curitiba”, afirmou Guzella. “Muitas vezes, os guardas municipais do GTRan são os primeiros a chegar ao local [do acidente], oferecendo assistência imediata, controlando a situação e prestando os cuidados iniciais, fundamentais para a preservação da vida até a chegada do socorro especializado”, destacou a parlamentar.
O diploma foi entregue ao superintendente do GTRan, Edison Bretas Junior, que também participou na Tribuna Livre desta quarta. Além dele, a homenagem contou com a presença dos guardas municipais José Anderson Cardoso, Leônidas Luiz dos Santos, Marcia Roman Molina, Claudecir Gonçalves da Rocha, Marcelo Marques Hampf, Celio Roberto de Almeida, Giane Mara de Mesquita Dias e Gustavo Rodrigues da Silva, que fazem parte da equipe do Grupo de Trânsito (077.00207.2025).
Dia Municipal do Influenciador Digital inspira homenagens
Em seguida, foi a vez da vereadora Sargento Tânia Guerreiro (Pode) fazer a entrega de três homenagens alusivas ao Dia Municipal do Influenciador Digital, comemorado em 17 de maio. “Reconhecida oficialmente em 2022, essa carreira revolucionou a comunicação, o marketing e até mesmo a economia, conectando marcas, ideias e pessoas em um ecossistema digital vibrante e em constante evolução”, afirmou a parlamentar.
Guerreiro entregou os diplomas de Votos de Congratulações e Aplausos foram entregues aos influenciadores digitais Amanda Rodrigues, que compartilha dicas de moda, beleza e lifestyle, atualmente com 84 mil seguidores (077.00260.2025); Daniela Yumi, consultora de estilo com 15 anos de experiência, possui 27 mil seguidores (077.00259.2025); e Cleberson Dias, músico cristão com mais de 20 mil seguidores (077.00261.2025).
Grazi Coxinhas e Ruan Mansur recebem Votos de Congratulações
Também nesta quarta, Renan Ceschin (Pode) concedeu dois Votos de Congratulações e Aplausos. Autor da lei municipal 16508/2025, que incluiu o Festival da Coxinha no calendário oficial de eventos de Curitiba, ele reconheceu a trajetória da Grazi Coxinhas. “A empresa não apenas se destacou pela inovação no cardápio e pela identidade própria da marca, mas também pelo compromisso com a valorização da culinária local e pelo estímulo ao empreendedorismo“, ressaltou. A homenagem foi entregue à proprietária do estabelecimento, Grazilene Ferreira dos Santos (077.00311.2025).
O vereador também fez a entrega do diploma de Congratulações ao cantor, compositor e arranjador Ruan Mansur, reconhecido, em especial, pela valorização da cena sertaneja curitibana por meio da Violada do Mansur, criada durante a pandemia da covid-19. “O sucesso e o impacto cultural do projeto já somam mais de 15 mil pessoas em público total, reafirmando o compromisso de Ruan Mansur com a música, a arte e a cidade”, afirmou o parlamentar sobre o sucesso do artista e da “Violada” (077.00313.2025).
Vencedora do Universal Fashion Kids é homenageada na CMC
Na sessão desta terça-feira (20) o vereador João da 5 Irmãos (MDB) entregou o diploma dos Votos de Congratulações e Aplausos à vencedora do Universal Fashion Kids, Lorena Blankenheim. Com apenas 12 anos, ela se destacou entre as candidatas do concurso realizado em Curitiba, em janeiro passado. “Ela representa com graça e talento a juventude brasileira, sendo um exemplo de dedicação e perseverança”, destacou o parlamentar.
João da 5 Irmãos explicou que o projeto mobilizou mais de 1500 candidatas durante as seletivas, em sete estados brasileiros. Com a vitória, Lorena representará o país numa competição internacional. “Seu sucesso reflete não apenas sua habilidade individual, mas também o apoio de sua família e comunidade”, congratulou. A entrega também foi acompanhada pela mãe da jovem, Ana Gabriela Masoti Biankenhein, e o organizador do concurso, Paulo Filho (077.00205.2025).
Prêmio Papa João Paulo II é entregue ao padre Soter Schiller
Logo depois, na mesma sessão plenária, foi a vez de Hernani (Republicanos) entregar o diploma e o troféu do Prêmio Papa João Paulo II ao padre Soter Schiller. Com 50 anos de sacerdócio, o homenageado atua nas comunidades católicas de rito ucraniano do Bairro Alto e Abranches. “Como líder espiritual, atuou pela construção e manutenção de uma comunidade cada vez mais numerosa, humana e solidária”, parabenizou o vereador.
Soter é graduado em filosofia, mestre em teologia pelo Pontifício Ateneu de Santo Anselmo, de Roma. Ele também é membro da Ordem de São Basílio Magno. Também foi o coautor de vários livros, como o “O sacrifício de louvor em torno da divina liturgia de São João Crisóstomos”, de 2020, e trabalhou com a tradução de diversas obras litúrgicas (017.00028.2025). Outras homenagens do Prêmio João Paulo II foram entregues na semana passada, em sessão solene na CMC.
Vereadores debatem Votos de Congratulações e Aplausos
Os vereadores também aprovaram, nesta semana, novas proposições de Votos de Congratulações e Aplausos. Na sessão da última terça-feira, por exemplo, Laís Leão (PDT) debateu um requerimento, de sua autoria, em homenagem aos 15 anos de criação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná (CAU/PR).
“Ao homenagear o CAU/PR, a Câmara Municipal de Curitiba reconhece a importância do trabalho desempenhado pelos conselhos no fortalecimento da arquitetura como ferramenta de transformação social, comprometida com a construção de cidades mais justas, acessíveis e democráticas”, destacou a parlamentar. “No momento que os arquitetos decidiram se desvincular do CREA, criaram o CAU, que hoje tem uma atuação bastante forte à assistência técnica de amputação de interesse social”, acrescentou Leão (077.00315.2025).
*Matéria elaborada pela estudante de Jornalismo Julia Yamane*, especial para a CMC
Supervisão do estágio e edição: Fernanda Foggiato