As notas da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) registram os pronunciamentos dos vereadores, requerimentos, visitas e outros acontecimentos da sessão plenária desta terça-feira (13) do Legislativo da capital do Paraná.
Vereadora critica “recorde de corrupção” no INSS**
Durante o pequeno expediente, Indiara Barbosa (Novo) manifestou sua indignação com as denúncias de corrupção no Instituto Nacional do Seguro Social (NSS). Ela classificou o caso como “a maior corrupção do mundo e da história” e afirmou que “o PT bate recorde de corrupção atrás de recorde”. A vereadora ainda criticou a demora na demissão do ex-ministro da Previdência Social, Carlos Lupi (PDT), e a escolha do novo titular da pasta, chamando a situação de “absurda”. Barbosa declarou apoio à abertura de uma CPI no Congresso Nacional para apurar os fatos, além de comentar sobre a moção de protesto ao escândalo de fraudes no INSS que protocolou na Câmara de Curitiba, à espera da votação em plenário (413.00023.2025).
>> Confira as discussões na íntegra no YouTube da CMC.
Em resposta às críticas, vereadora defende o Governo**
Vanda de Assis (PT) participou do pequeno expediente, em seguida, e respondeu às acusações de má conduta do Governo Federal na condução do caso do INSS. Em defesa da atual gestão, ela afirmou que “se o golpe de 8 de janeiro tivesse dado certo, hoje não teríamos esse escândalo revelado”. A parlamentar argumentou que o próprio governo investiga, pune e aceita a apuração dos fatos. Segundo Assis, a Polícia Federal identificou que o “roubo do INSS” começou em 2019, ainda durante o governo Bolsonaro. “Idosos vão ter seu dinheiro devolvido”, complementou.
Alunos de Relações Públicas da UFPR visitam a CMC
Marcos Vieira (PDT) registrou a visita de alunos do curso de Relações Públicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR). A atividade fez parte da disciplina de “Marketing político e pesquisa institucional”, ministrada pela professora Camila Tavares. O Programa de Visitação à Câmara de Curitiba é coordenado pela Escola do Legislativo Maria Olympia Carneiro Mochel e o agendamento é on-line, no portal institucional.
Solicitado relatório das enchentes de 2014 a 2024*
Em pedido de informações oficiais ao Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Giorgia Prates – Mandata Preta (PT) requer os dados georreferenciados das enchentes e inundações que aconteceram na cidade entre os anos de 2014 e 2024. A vereadora pede que a série histórica indique, por exemplo, a delimitação das áreas afetadas em cada episódio, a classificação do evento climático e as respostas adotada pelo Município (062.01051.2025).
>> Confira no SPL todas as proposições do pequeno expediente.
Quantas escolas de Curitiba têm quadras cobertas?*
À Prefeitura de Curitiba, Tiago Zeglin (MDB) solicita informações oficiais sobre as escolas municipais da cidade. O vereador questiona quantas são as unidades em pleno funcionamento e requer levantamento de quais delas possuem quadra poliesportiva coberta (062.01049.2025).
Impacto financeiro é anexado a projeto de lei*
A vereadora Delegada Tathiana Guzella (União) protocolou um requerimento para anexar de estimativa de impacto orçamentário a projeto de lei de sua autoria com o objetivo de isentar pessoas com deficiência do Estacionamento Regulamentado (EstaR). Ela projeta que a implementação da proposta traria uma renúncia anual de cerca de R$ 4,3 milhões (005.00186.2025 e 045.00067.2025). Admitida pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), a iniciativa aguarda o parecer do colegiado de Economia, Finanças e Fiscalização.
Projeto de viaduto na Linha Verde pauta requerimento*
À Prefeitura de Curitiba, Camilla Gonda (PSB) realizou quatro novos pedidos de informações oficiais. Em um deles, a vereadora busca detalhes sobre o projeto de viaduto na interseção da Linha Verde com a rua Anne Frank. A parlamentar questiona, entre outros tópicos, quais serviços e trechos foram contemplados no convênio firmado pelo Poder Executivo e novas datas-chave para a licitação e o início das obras (062.01055.2025).
Execução do Programa Asfalto no Saibro*
Eder Borges (PL) requer informações oficiais sobre obra do Programa Asfalto no Saibro na rua Professora Ana Maria Pelanda, no bairro Umbará. O parlamentar indaga à Prefeitura de Curitiba sobre a previsão de início e de término das obras. De acordo com a proposição, o objetivo é responder aos “questionamentos da comunidade local e informar os moradores sobre os próximos passos relativos à pavimentação da via” (062.01050.2025).
Fechamento do cruzamento no Boqueirão*
À Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito (SMDT), Beto Moraes (PSD) realizou um requerimento de informações sobre o fechamento do cruzamento das ruas Paulo Setúbal e Wilson Dacheux Pereira, no Boqueirão. O parlamentar questiona o que motivou a medida e se a comunidade local foi consultada sobre a decisão (062.01056.2025).
Vereador é parabenizado por seu aniversário
O presidente Tico Kuzma (PSD) parabenizou o vereador Fernando Klinger (PL) pela comemoração de seu aniversário, nesta terça-feira (13).
*Supervisão do estágio: Fernanda Foggiato
**Supervisão do estágio: Michelle Stival
Edição: Fernanda Foggiato