As notas da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) registram os pronunciamentos dos vereadores, requerimentos, visitas e outros acontecimentos das sessões plenárias do Legislativo da capital do Paraná.
Contornos Leste e Sul: vereador cobra providências**
O vereador Marcos Vieira (PDT) criticou os congestionamentos diários e a falta de acesso adequado aos contornos Leste e do Contorno Sul, problemas que estariam impactando diretamente os moradores de bairros como Sítio Cercado, Umbará, Ganchinho e Alto Boqueirão. Segundo ele, trabalhadores enfrentam deslocamentos de até 6 quilômetros apenas para acessar a rodovia, o que aumenta custos e o tempo de trajeto. “É desumano o que as pessoas que precisam fazer uso dessas vias estão enfrentando”, afirmou. Vieira cobrou a concessionária Arteris, denunciando a falta de manutenção e os frequentes acidentes na região. Ele ainda pediu a ação imediata do Estado e da Prefeitura para garantir soluções ao problema.
>> Veja a íntegra dos debates no YouTube da CMC.
Críticas ao Governo Federal e ao Judiciário**
O vereador Eder Borges (PL) afirmou, em discurso no pequeno expediente, que “estamos vivendo uma ditadura”, citando casos de exílio e perseguição política contra opositores do governo atual e jornalistas. O parlamentar mencionou a licença do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que, segundo ele, não pode retornar ao país pela ameaça de ter seu passaporte apreendido, além de nomes como Allan dos Santos e Daniel Silveira. Borges criticou o Judiciário, chamando-o de “falido e politizado”, e classificou as investigações contra o ex-presidente Jair Bolsonaro como ilegais e sem provas concretas. O vereador também questionou a existência de “crimes de opinião” no Brasil e movimentos feministas por, segundo ele, não defenderem todas as mulheres igualmente.
Aniversário de São José dos Pinhais e do CIC**
Jasson Goulart (Republicanos) aproveitou seu momento na tribuna, durante o pequeno expediente da sessão plenária, para desejar feliz aniversário para a cidade de São José dos Pinhais, que nesta quarta (19) completou 335 anos de história. O vereador também destacou o aniversário do bairro Cidade Industrial de Curitiba (CIC), que comemora 52 anos no dia 5 de abril. A data, informou, será celebrada no parque Municipal dos Tropeiros (rua Maria Lúcia Locher de Athayde, CIC).
Primeiro culto evangélico da CMC recebe elogios**
Durante o pequeno expediente, Jasson Goulart (Republicanos) cumprimentou a terceira-secretária da Câmara de Curitiba, Meri Martins (Republicanos), e o marido dela, bispo Aroldo, que conduziu o primeiro culto evangélico da Câmara de Curitiba, na manhã desta quarta (19). “Foi o primeiro culto que nós tivemos aqui, neste ano de 2025, […] uma cerimônia belíssima que tocou os nossos corações e que nos dá força para seguirmos durante todo o dia com muita alegria e disposição”, elogiou. Goulart e o presidente Tico Kuzma (PSD) também saudaram os pastores presentes em plenário.
Alunos do Colégio Estadual Guaíra conhecem a CMC
A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) recebeu, durante a sessão plenária, a visita de 20 alunos do Colégio Estadual Guaíra. Os alunos, do 6º e 7º ano do Ensino Fundamental II, estavam acompanhados dos professores Raphael Christian Pereira Barth e Márcia Ferreira Moura. Coordenado pela Escola do Legislativo Maria Olympia Carneiro Mochel, o Programa de Visitação é aberto não apenas a estudantes, mas a qualquer grupo (entenda).
Questionado o uso de sanitários por cobradores*
Giorgia Prates – Mandata Preta (PT) realizou pedido de informações oficiais, à Prefeitura e à Urbanização de Curitiba S.A. (Urbs), sobre o uso de sanitários pelos cobradores das estações-tubo da cidade (062.00666.2025). Em outros requerimentos, a vereadora questiona o Executivo sobre as ações realizadas da Guarda Municipal na rua Riachuelo e no entorno do Cine Passeio, após a transmissão da cerimônia do Oscar, e pede as imagens de câmeras de monitoramento (062.00667.2025); a permissão do uso de veículos da frota oficial do Município por familiares do prefeito e do vice-prefeito, conforme o decreto 869/2025 (062.00675.2025); e o contrato que visa à permissão do uso de uma loja no Terminal Santa Cândida (062.00665.2025).
Falta de professores em escola municipal*
Lórens Nogueira (PP) questiona a Prefeitura de Curitiba sobre a falta de professores em escola de Ensino Fundamental do bairro Novo Mundo. O requerimento pede informações sobre quais medidas estão sendo adotadas para solucionar o problema. Na justificativa, o parlamentar cita que “a escassez de docentes compromete diretamente o aprendizado dos estudantes, podendo resultar na interrupção de conteúdos programáticos essenciais, na sobrecarga de profissionais que precisam suprir essa demanda e na consequente queda na qualidade do ensino” (062.00668.2025).
Difícil provimento na rede municipal de ensino*
À Secretaria Municipal da Educação (SME), Guilherme Kilter (Novo) solicita informações sobre a regulamentação do difícil provimento na rede municipal de ensino. Ele indaga quais são as unidades escolares e regiões da cidade que possuem o benefício e se existe previsão para a publicação de decreto que atualize as diretrizes do difícil provimento. Na justificativa, Kilter alega que a ideia é “compreender as dificuldades enfrentadas na contratação e manutenção de profissionais da educação” (062.00663.2025).
Limpeza urbana pauta requerimentos*
As vereadoras Giorgia Prates – Mandata Peta (PT) e Camilla Gonda (PSB) realizaram pedidos de informações, direcionados à Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA) e à Prefeitura de Curitiba, sobre a limpeza urbana. No primeiro requerimento, Prates trata das condições de trabalho dos profissionais que atuam na coleta de resíduos (062.00664.2025). No segundo, Gonda pergunta sobre ações de limpeza, coleta de lixo e campanhas de conscientização no bairro Uberaba (062.00670.2025).
Aplicação de lei municipal motiva proposição*
A aplicação da lei municipal 14.199/2012 é tema de pedido de informações oficiais de autoria de Nori Seto (PP). Com base na legislação, o vereador busca saber quais foram as instituições financeiras com as quais o Município de Curitiba firmou contratos referentes à administração da folha de pagamento de seus servidores públicos e a operações de crédito consignado (062.00672.2025).
Zeladoria urbana norteia pedido de informações*
A zeladoria urbana em Curitiba é tema de quatro pedidos de informações oficiais. Requerimentos de Camilla Gonda (PSB) e de Giorgia Prates – Mandata Preta (PT) abordam os critérios e o cronograma das obras de recuperação asfáltica na cidade (respectivamente, 062.00671.2025 e 062.00669.2025). Gonda também questiona o Executivo em relação à manutenção e à inspeção de pontes e viadutos (062.00673.2025) e a poda de árvores na rua Desembargador Motta (062.00674.2025).
Registros da sessão plenária
Sidnei Toaldo (PRD) registrou a visita de assessor parlamentar do deputado estadual Hussein Bakri (PSD). Rodrigo Marcial (Novo) e Eder Borges (PL) parabenizaram o advogado Gabriel Sales, um dos fundadores do Grupo de Estudos Liberalismo e Democracia (GELD), e a esposa, Alessandra Sales, pelo nascimento do filho João Paulo.
Notas elaboradas pelas estudantes de Jornalismo Julia Yamane* e Pietra Hara**, especial para a CMC
*Supervisão do estágio: Fernanda Foggiato
**Supervisão do estágio: Michelle Stival
Edição: Fernanda Foggiato