As notas da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) registram os pronunciamentos dos vereadores, requerimentos, visitas e outros acontecimentos da sessão plenária do Legislativo da capital do Paraná desta quarta-feira (23).
Vereadora propõe solução para a mobilidade urbana
Presidente da Frente Parlamentar do Trânsito e Mobilidade Urbana, Delegada Tathiana Guzella (União) repercutiu em plenário os problemas da mobilidade urbana da capital. “É um grande desafio, e soluções [para mobilidade urbana] custam muito ao Poder Público. Nós sabemos quanto custa uma trincheira, um viaduto, um trem. […] Então venho aqui trazer uma proposição que já apresentei ao Executivo, no sentido de trazer um projeto de lei para diminuir o tráfego de veículos interbairros, que seria um incentivo fiscal, para que empresas, comércios, condomínios, contratem pessoas [que moram] no seu bairro para trabalhar”, sugeriu a vereadora. Segundo ela, o “desconto” nos impostos a ser aplicado poderia ser proporcional, conforme o tamanho da empresa – micro, pequena, média ou grande.
Destaques para obras na zona leste e Região Metropolitana**
O vereador João a 5 Irmãos (MDB) participou do pequeno expediente para agradecer ao presidente da Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (AMEP), Gilson dos Santos, pelos avanços em obras de mobilidade urbana na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). Ele destacou o progresso na estrada que liga Mandirituba a São José dos Pinhais e o início da obra de ligação entre Curitiba e Pinhais, previstas na criação do Parc Autódromo – o novo bairro da cidade metropolitana. “Essas obras não só auxiliarão no deslocamento em Pinhais, mas afetará positivamente as regiões do Cajuru e do Capão da Imbuia”, ressaltou o vereador.
Pedidos de obras no Cajuru**
João da 5 Irmãos (MDB) também aproveitou seu tempo na tribuna para divulgar um pedido da comunidade do Cajuru: a implantação de uma ponte e de um binário viário ligando Curitiba e Pinhais, com o objetivo de aliviar o tráfego excessivo na rua Rutildo Pulido (205.00390.2025). “É uma rua com tráfego intenso de veículos, que compromete a segurança viária da região”, apontou o vereador. Ele sinalizou que o presidente da Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep) já se mostrou favorável à realização desta obra.
>> Veja os debates completos no nosso YouTube.
Vereadores têm a 1ª oficina do Plano Diretor de Curitiba
O presidente Tico Kuzma (PSD) lembrou aos vereadores da realização, nesta quinta-feira (24), da primeira oficina do novo Plano Diretor. A atividade será às 14h, na sede do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc). Às 19h, no Salão de Atos do parque Barigui, reforçou Kuzma, será a abertura da 7ª Conferência Municipal da Cidade de Curitiba (7ª Comcuritiba).
Registros de presença na CMC**
Tico Kuzma (PSD) subiu à tribuna para registrar a presença do presidente da Câmara de Cascavel, Tiago Almeida (Republicanos), e de sua tia, Ana, na sessão plenária. Ele ressaltou que os dois acompanharam a missa do Legislativo desta manhã (23), celebrada pelo bispo auxiliar de Curitiba, Dom Reginei José Modolo, no Espaço Ecumênico.
Notificações à empresa responsável por lote do Novo Inter 2
Em pedido de informações oficiais à Prefeitura de Curitiba, Vanda de Assis (PT) e Laís Leão (PDT) perguntam sobre as notificações aplicadas à empresa responsável pelo lote 5 da obra do Novo Inter 2. As parlamentares indagam, por exemplo, quantas foram as notificações e se o Executivo considera a conduta da empresa compatível com o cumprimento do cronograma. “Diante do número expressivo de notificações, é necessário compreender se houve consequências administrativas efetivas, como aplicação de multas ou outras sanções, bem como avaliar o grau de comprometimento da empresa com a continuidade, o prazo e a qualidade da obra”, justifica o requerimento (062.00917.2025).
Aplicação da lei que restringe uso do celular nas escolas*
Em pedido de informações oficiais à Prefeitura de Curitiba, Nori Seto (PP) pergunta sobre a aplicação da lei federal 15.100/2025, que restringe o uso do telefone celular nas escolas públicas e privadas de educação básica de todo o país. O vereador quer saber, entre outros pontos, os casos em que o uso é permitido para fins pedagógicos (062.00911.2025). Em outro requerimento, o parlamentar requer informações sobre aposentadorias, afastamentos e eventuais cessões de professores da rede municipal de ensino de Curitiba (062.00915.2025).
Quantas crianças têm a Síndrome Alcoólica Fetal?*
Delegada Tathiana Guzella (União) solicita informações à Secretaria Municipal da Saúde (SMS) sobre a Síndrome Alcoólica Fetal (SAF). A parlamentar pergunta, por exemplo, quantas são as crianças diagnosticadas com a condição, se há protocolo para o diagnóstico e quais unidades de saúde realizam o atendimento especializado das crianças com SAF (062.00910.2025).
Metragem permitida em rua e revitalização de via pública*
Bruno Rossi (Agir) realizou pedido de informações oficiais sobre metragem permitida para a construção em terreno na rua José Armando Correia, no Sítio Cercado. Ele questiona se há uma orientação para a metragem mínima e qual seria a correta (062.00913.2025). Ele também realizou outro pedido relacionado aos projetos de revitalização de vias públicas, especificamente na rua Pedro Siemens, no Xaxim (062.00914.2025).
Médicos aprovados no concurso público de 2023*
Giorgia Prates – Mandata Preta (PT) requer informações sobre os médicos aprovados em concurso público realizado em 2023, pela Fundação Estatal de Atenção à Saúde de Curitiba (Feas). Ela busca saber o motivo pelo qual candidatos ainda não foram convocados e a justificativa para a abertura de Processo Seletivo Simplificado (PSS). O requerimento aponta que o pedido se justifica pela demanda de médicos “que aguardam a convocação para a atuação na rede pública municipal ” (062.00918.2025).
Questionada a implantação de rampas em estações-tubo*
Laís Leão (PDT) realizou dois pedidos de informações oficiais. Ao Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), a vereadora indaga sobre o cronograma para a implantação de rampas em substituição aos elevadores das estações-tubo do eixo Norte-Sul. “A solicitação fundamenta-se na importância de se garantir acessibilidade plena e segura para pessoas com mobilidade reduzida, idosos, gestantes e demais usuários”, cita a proposição (062.00912.2025). À Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA), Leão aborda o cronograma e o itinerário da coleta de resíduos entre as ruas Vila Guaíra, Brigadeiro franco e João Parolin, localizadas no bairro Parolin (062.00916.2025).
Vereadores de Apucarana visitam a CMC
Guilherme Kilter (Novo) registrou a visita dos vereadores de Apucarana Guilherme Mercadante Livoti e Gabriel Caldeira, ambos do União, acompanhados de assessores parlamentares.
Registrado o incêndio no Complexo Esportivo Peladeiro
João da 5 Irmãos (MDB) falou do incêndio no Complexo Esportivo Peladeiro, no bairro Cajuru, na última segunda-feira (21). Conforme o vereador, o Executivo trabalha para deixar o local adequado para competição internacional, no próximo dia 16.
Notas elaboradas pelas estudantes de Jornalismo Julia Yamane* e Pietra Hara**, especial para a CMC
*Supervisão do estágio: Fernanda Foggiato
**Supervisão do estágio: Michelle Stival
Edição: Fernanda Foggiato
Revisão: Ricardo Marques