Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Informe Curitiba
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Informe CuritibaInforme Curitiba
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Câmara

Notas da CMC: 15 pautas debatidas na Câmara de Curitiba neste 5 de maio

5 de maio de 2025
Compartilhar

As notas da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) registram os pronunciamentos dos vereadores, requerimentos, visitas e outros acontecimentos da sessão plenária do Legislativo da capital do Paraná desta segunda-feira (5).

Contents
Renan Ceschin fala sobre o nascimento do filho**Apoio a Renan Ceschin e a sua família**Maio Amarelo é destaque na CMC**Proposições pela saúde da mulher com endometriose**Projeto Caminho do Karatê, da PUCPR, visita a CMC**Audiência pública do SUS será no dia 26 de maioUPAs de Curitiba motivam pedidos de informações*Segurança em passarela na BR-277 norteia requerimento*Transtornos de aprendizagem e lei federal*Solicitado o relatório operacional de linha de ônibus*Questionada a inclusão de obras no Fazendinha na LOA*Vereador questiona a regularização de imóvel no Orleans*Registrada a presença de jornalistasVereadora lamenta o falecimento de Luiz Cláudio MehlVereador ingressa na coautoria de projeto de lei*

Renan Ceschin fala sobre o nascimento do filho**

O vereador Renan Ceschin (Pode) participou do pequeno expediente para agradecer os vereadores da Câmara de Curitiba e seus eleitores pelo carinho e pelas orações que segue recebendo após o nascimento de seu segundo filho, Filippo, no dia 25 de abril. O parlamentar relatou que a criança precisou passar por uma cirurgia para corrigir um problema grave no coração, com apenas 4 dias de vida, e que segue entubado, se recuperando. “Ele está ensinando a gente todo dia a lutar pela vida”, afirmou. O vereador destacou a força de sua esposa, Luiza, e agradeceu aos médicos e enfermeiros da UTI de Cardiologia Pediátrica do Hospital Pequeno Príncipe, onde Filippo está internado.

Apoio a Renan Ceschin e a sua família**

Após o relato sobre o nascimento e a cirurgia de Filippo, o presidente Tico Kuzma (PSD) suspendeu brevemente a sessão plenária para que os vereadores pudessem prestar solidariedade a Ceschin e a sua família. “Logo estaremos todos juntos para comemorar”, disse Kuzma sobre a celebração do aniversário de Renan Ceschin, na próxima semana. “Tenho certeza de que ele vai vencer essa batalha”, complementou Laís Leão (PDT).

Maio Amarelo é destaque na CMC**

No horário das lideranças partidárias, Jasson Goulart (Republicanos) subiu à tribuna para ressaltar o início das ações ligadas ao Maio Amarelo em Curitiba. A campanha, criada em 2014, visa diminuir o número de mortes no trânsito com a realização de ações de conscientização. O vereador salientou que hoje (5) é o Dia Mundial do Trânsito e da Cortesia ao Volante, e afirmou que o prefeito Eduardo Pimentel (PSD) deu início à programação especial de educação no trânsito na cidade durante um evento no parque Barigui, nesta manhã. Apoiando o lema da campanha deste ano, “Desacelere, seu bem maior é a vida”, Goulart aproveitou para ressaltar as iniciativas da Prefeitura para combater as mortes no trânsito, como as vias calmas no Centro da cidade, assim como a preocupação do Executivo e do Legislativo com os acidentes nas canaletas de ônibus de Curitiba. “Se fizermos nossa parte, muitas vidas serão salvas”, destacou.

Proposições pela saúde da mulher com endometriose**

Meri Martins (Republicanos) participou do pequeno expediente para destacar duas proposições que buscam “ampliar o debate e diminuir os preconceitos” em relação à endometriose, uma condição de saúde crônica que atinge 10% das mulheres do mundo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). A primeira proposta apresentada foi o projeto de lei que cria a Semana Municipal de Conscientização e Enfrentamento à Endometriose (005.00358.2025). Além disso, a vereadora protocolou uma sugestão ao Poder Executivo para instituir uma licença especial para servidoras municipais diagnosticadas com tal condição (205.00395.2025). “Precisamos combater a invisibilidade da endometriose, que gera implicações sociais, psicológicas e reprodutivas nas vidas de muitas mulheres”, defendeu Martins.

 >> Veja os debates na íntegra no YouTube da CMC.

Projeto Caminho do Karatê, da PUCPR, visita a CMC**

A parlamentar Meri Martins (Republicanos) também aproveitou o pequeno expediente para destacar a presença de Osvalter Urbinati, Elisa Shimoda, Matheus Shimoda, Tomomi Shimoda, Sameli Gullin, Keith Sato e Priscila Cristina Ribeiro Gonçalves, integrantes do projeto Caminho do Karatê, programa de extensão da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). O grupo participou de uma visita guiada à Câmara de Curitiba. Martins afirmou que é madrinha do projeto, declarando que deseja que ele “prospere ainda mais e que mais jovens sejam impactados positivamente pelas artes marciais em Curitiba”.

Audiência pública do SUS será no dia 26 de maio

Requerimento acatado pelos vereadores de Curitiba reserva os espaços da ordem do dia, do grande expediente e das explicações pessoais, na sessão plenária do dia 26 de maio, à audiência pública de prestação de contas da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). O balanço em plenário trará os indicadores do Sistema Único de Saúde (SUS) de Curitiba referentes aos quatro primeiros meses do ano. O requerimento é de autoria da Comissão de Saúde e Bem Estar Social (054.00004.2025).

UPAs de Curitiba motivam pedidos de informações*

À Secretaria Municipal da Saúde (SMS), João Bettega (União) realizou nove pedidos de informações oficiais sobre o plano operacional e a qualidade dos atendimentos nas Unidades de Pronto (UPAs) de Curitiba. São elas: Boqueirão, Boa Vista, Cajuru, CIC, Campo Comprido, Fazendinha, Pinheirinho, Sítio Cercado e Tatuquara. Ele pergunta, por exemplo, sobre a suposta redução de profissionais no período noturno (respectivamente 062.00962.2025, 062.00964.2025, 062.00965.2025, 062.00963.2025, 062.00966.2025, 062.00970.2025, 062.00969.2025, 062.00967.2025 e 062.00968.2025). O parlamentar também requer detalhes sobre todas as multas aplicadas nos últimos seis meses na Rodoviária de Curitiba, incluindo o valor arrecadado e o total de infrações, além da descrição de cada uma delas (062.00974.2025). 

Segurança em passarela na BR-277 norteia requerimento*

Em pedido de informações externas, isto é, a órgãos que não fazem parte da administração municipal, o vereador Nori Seto (PP) solicita dados ao Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) sobre a passarela Marco Aurélio Malucelli, localizada na BR-277, próxima ao parque Barigui. O parlamentar indaga sobre a manutenção, fiscalização e segurança do local. “A passarela […] tem enfrentado problemas de falta de segurança, com a ocorrência de muitos assaltos aos funcionários do Shopping e moradores que a utilizam”, justifica o requerimento (074.00024.2025).

Transtornos de aprendizagem e lei federal*

Medidas adotadas pela rede pública de ensino para a implantação da lei federal 14.254/2021, que dispõe sobre o acompanhamento integral de educandos com dislexia, TDAH ou outros transtornos de aprendizagem, são o tema do requerimento de informações oficiais apresentado por Vanda de Assis (PT). A vereadora questiona, por exemplo, se o Município possui dados atualizados dos estudantes da rede pública com transtornos de aprendizagem (062.00975.2025).

Solicitado o relatório operacional de linha de ônibus*

Em relação ao transporte público, Laís Leão (PDT) requer à Urbs o relatório operacional da linha de ônibus 203-Santa Cândida/Capão Raso, com dados de 2017 a 2023. “O objetivo é realizar uma análise comparativa da operação da linha ao longo desse período”, justifica a parlamentar (062.00972.2025).

Questionada a inclusão de obras no Fazendinha na LOA*

À Prefeitura de Curitiba, Jasson Goulart (Republicanos) solicita detalhes sobre os procedimentos e prazos necessários para viabilizar a inclusão de obras de drenagem e troca de manilhamento na rua Olegário Maciel, no Fazendinha, na próxima Lei Orçamentária Anual (LOA). O parlamentar também pergunta quais são os critérios técnicos adotados pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) para avaliar e priorizar demandas de microdrenagem submetidas ao Orçamento da cidade (062.00973.2025).

Vereador questiona a regularização de imóvel no Orleans*

Junto à Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab), Nori Seto (PP) solicita detalhes sobre o andamento do processo de regularização de um imóvel no bairro Orleans. “Qual é o estágio atual da regularização? Existem estudos técnicos ou planos de ação específicos para viabilizar a regularização?”, questiona a proposição, entre outros pontos (062.00971.2025).

Registrada a presença de jornalistas

Vanda de Assis (PT) registrou a presença do jornalista Rogerio Galindo e da fotojornalista Tami Taketani, do Plural, parabenizando o trabalho do veículo de comunicação. 

Vereadora lamenta o falecimento de Luiz Cláudio Mehl

A pedido da vereadora Laís Leão (PDT), a Câmara de Curitiba observou um instante em respeito ao falecimento do engenheiro civil Luiz Cláudio Mehl, na última sexta-feira (2).

Vereador ingressa na coautoria de projeto de lei*

O vereador Bruno Rossi (Agir) solicitou o ingresso na coautoria do projeto de lei em discussão na Câmara de Curitiba (414.00113.2025). A proposição, de autoria de Eder Borges (PL), tem como mote criar o Dia Pró-Vida, em 7 de maio (005.00357.2025). A matéria aguarda a instrução da Procuradoria Jurídica (Projuris).

Notas elaboradas pelas estudantes de Jornalismo Julia Yamane* e Pietra Hara**, especial para a CMC
*Supervisão do estágio: Fernanda Foggiato
**Supervisão do estágio: Michelle Stival
Edição: Fernanda Foggiato
Revisão: Ricardo Marques

Leia também

Projeto proíbe uso de bebês reborn para acesso a prioridades em Curitiba

Notas da CMC: 14 pontos levantados na Câmara de Curitiba neste 20 de maio

Fraude do INSS: Câmara de Curitiba aprova moção de protesto do Partido Novo

Câmara conclui debate do Cadastro de Pessoas com Deficiência de Curitiba

Câmara de Curitiba se torna ponto de coleta da Campanha do Agasalho 2025

Assuntos Câmara
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Projeto proíbe uso de bebês reborn para acesso a prioridades em Curitiba
Câmara

Projeto proíbe uso de bebês reborn para acesso a prioridades em Curitiba

20 de maio de 2025

Notas da CMC: 14 pontos levantados na Câmara de Curitiba neste 20 de maio

20 de maio de 2025

Fraude do INSS: Câmara de Curitiba aprova moção de protesto do Partido Novo

20 de maio de 2025

Câmara conclui debate do Cadastro de Pessoas com Deficiência de Curitiba

20 de maio de 2025

Câmara de Curitiba se torna ponto de coleta da Campanha do Agasalho 2025

20 de maio de 2025

Morador do bairro Capão Raso dará nome a um dos endereços de Curitiba

20 de maio de 2025
Informe CuritibaInforme Curitiba