As notas da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) registram os pronunciamentos dos vereadores, requerimentos, visitas e outros acontecimentos das sessões plenárias do Legislativo da capital do Paraná.
Atendimento veterinário gratuito para animais adotados**
A vereadora Andressa Bianchessi (União) celebrou, durante o pequeno expediente, a resposta positivo do Executivo à sua sugestão de que os animais adotados no Centro de Referência de Animais em Risco (CRAR) recebam atendimento prioritário e vitalício no Hospital Público Veterinário de Curitiba (205.00237.2025). Para ela, a medida busca “fomentar as adoções no CRAR”, que recebe animais vítimas de acidentes e abandonos, e, por consequência, muitas vezes precisam de atendimentos médicos. Bianchessi agradeceu ao prefeito Eduardo Pimentel (PSD) e à secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza Dias, por terem acolhido a sua proposta. A sugestão também foi tema de uma moção de autoria da parlamentar, aprovada na sessão desta terça-feira (8).
>> Assista à íntegra dos debates no Youtube da CMC.
Vereadora defende projeto para escolas de Curitiba**
A vereadora Delegada Tathiana Guzella (União) defendeu, no pequeno expediente, a importância de seu projeto de lei que propõe a instalação de câmeras de reconhecimento facial nas escolas de Curitiba. Ela disse ter apresentado a proposição ao secretário municipal da Educação, Jean Pierre Neto, e que recebeu o apoio dele para seguir com o levantamento de custos da implementação da medida. A vereadora argumentou que, caso a iniciativa seja aprovada, trará muito mais “segurança para todos os estudantes”. O projeto atualmente aguarda parecer favorável da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) para seguir a tramitação na Câmara (005.00148.2025).
Vereador comenta sobre serviços e obras no CIC**
Toninho da Farmácia (PSD) subiu à tribuna para agradecer à Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA), ao Distrito Sanitário CIC e ao prefeito Eduardo Pimentel (PSD) pelos trabalhos de roçada e limpeza nos cinco canais do conjunto Vitória Régia, na Cidade Industrial de Curitiba (CIC). Por outro lado, o vereador solicitou ao Executivo mais agilidade à execução das obras de pavimentação asfáltica no bairro em questão, revelando preocupação com o andamento das solicitações após ter se reunido com o secretário de Obras Públicas, Luiz Fernando Jamur.
Críticas ao ministro Alexandre de Moraes e ao Judiciário**
Rodrigo Marcial (Novo) participou do pequeno expediente para comentar sobre a entrevista do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), ao jornal “New Yorker”, publicada na última segunda (7). O vereador afirmou que Moraes comparou os “críticos do governo atual” a “nazistas”, além de atacar o livre uso das redes sociais. “Essas declarações do ministro tentam tirar a legitimidade dos opositores ao governo, e revelam uma realidade preocupante”, declarou. Marcial também avaliou que as ações do Judiciário têm ultrapassado os demais poderes. “Vivemos em um regime autoritário, com características preocupantes que minam a segurança jurídica dos cidadãos”, opinou.
Críticas à PEC da Segurança Pública I
A vereadora Delegada Tathiana Guzella (União) utilizou o espaço do Grande expediente para fazer duras críticas à Proposta de Emenda Constitucional da Segurança Pública. O texto ainda não foi protocolado oficialmente, mas a minuta da proposta foi apresentada nesta terça-feira (8) pelo ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, ao presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB).
Críticas à PEC da Segurança Pública II
Na opinião da vereadora, o texto apresentado tem várias “situações esdrúxulas” e seria uma tentativa de “monopolizar” a segurança pública e concentrá-la em Brasília, ao retirar poder decisório dos estados sobre o assunto. A parlamentar entende que esse tipo de política é adotada em “governos ditatoriais”: “a concentração de poder, que é muito perigosa e autoritária, normalmente é ineficaz para o povo”.
Críticas à PEC da Segurança Pública III
Tathiana Guzella lamentou ainda a falta de medidas de combate ao crime organizado. Ela questionou a possibilidade de aumento das atribuições da Polícia Federal e se o órgão tem sido efetivo no combate aos crimes realizados nas fronteiras. A vereadora também comentou mudanças sugeridas na atuação das guardas municipais, que considerou pouco abrangentes, além de possíveis alterações na gestão de fundos federais relacionados à segurança pública.
Apoio para projeto de lei I
No tempo da liderança do bloco parlamentar União/Agir/PMB, Da Costa (União) reforçou seu pedido para que os demais vereadores assinem requerimento para que tramite com urgência o projeto de lei de sua autoria que propõe multa de até R$ 50 mil para os órgãos públicos municipais que dificultarem ou impedirem a fiscalização dos vereadores sobre os serviços públicos.
Apoio para projeto de lei II
O projeto de lei (005.00250.2025, com o substitutivo 031.00031.2025) atualmente está sob análise da Procuradoria Jurídica da Câmara. “O papel do vereador é legislar e fiscalizar. Mas, infelizmente, a grande maioria dos vereadores ainda não assinaram um projeto importante para todos nós, independente de ser base, de ser esquerda, de ser direita. É um direito de todos os vereadores, e poucos assinaram”, alertou o parlamentar. Da Costa agradeceu colegas que já teriam concordado com a urgência: Lórens Nogueira (PP), Eder Borges (PL), Bruno Secco (PMB) e João Bettega (União).
Vereadora se solidariza com deputada estadual
A vereadora Laís Leão (PDT) registrou o seu voto de solidariedade à deputada estadual Ana Júlia Ribeiro (PT) “que, por pontuar o óbvio do Regimento, na Alep, sofreu violência política de gênero naquela Casa”, comentou ela. “Queria expressar minha solidariedade e dizer que nós mulheres precisamos ocupar a política sempre”, defendeu.
Convite à procissão da Paixão de Cristo
O presidente e o vice-presidente do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) do Água Verde, respectivamente Paulo Roberto Goldbaum e Giácomo Budel, realizaram convite para a procissão da Paixão de Cristo do Santuário Sagrado Coração de Jesus. A atividade será no dia 18 de abril, sexta-feira, às 17 horas.
Câmara recebe alunos de Administração da FAE
A Escola do Escola do Legislativo Maria Olympia Carneiro Mochel recepcionou, na manhã desta quarta-feira (9), a visita de um grupo de 30 alunos do curso de Administração da FAE Centro Universitário. Os estudantes foram acompanhados da professora Edna Cicmanec e do vereador Rodrigo Marcial (Novo). Saiba como participar do Programa de Visitação à Câmara de Curitiba.
Cachorros nas redondezas do Zoológico*
Giorgia Prates – Mandata Preta (PT) solicita informações oficiais sobre o Zoológico de Curitiba. A parlamentar questiona sobre a ocorrência de ataques aos animais e se há alguma ação pública em relação aos cachorros abandonados que habitam nas redondezas do Zoológico (062.00830.2025).
Recursos para o Programa Caminhar Melhor*
Laís Leão (PDT) solicita informações à Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) sobre os recursos do Fundo de Recuperação da Calçada de Curitiba (Funrecal) e a sua aplicação para custear ações do Programa Caminhar Melhor. Ela questiona, por exemplo, qual o valor arrecado em 2023 e no último trimestre, além do montante em caixa. “É dever da vereança fiscalizar a arrecadação, o saldo e a destinação dos recursos do FunrecalL, garantindo transparência e efetividade na implementação de políticas públicas urbanas”, justifica a parlamentar (062.00832.2025).
Vereadora pergunta sobre ação da GM em Santa Felicidade*
À Fundação de Ação Social (FAS) e à Guarda Municipal (GM), Giorgia Prates – Mandata Preta (PT) requer informações oficiais referentes à ação realizada na praça São Marco, ao lado do Terminal Santa Felicidade, no dia 31 de março. Ela indaga, por exemplo, o que motivou a ocorrência e também solicita o acesso às câmeras corporais dos guardas municipais que participaram da ação (062.00831.2025).
Questionada a implantação de calçada no Fazendinha*
Em pedido de informações oficiais ao Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Nori Seto (PP) pergunta sobre a implantação de calçada na rua Alfredo José Pinto, no Fazendinha. “Muitos pedestres têm dificuldade de caminhar pela rua, tendo que dividir espaço com carros, porque não tem calçada na via. Essa situação é perigosa tanto para pedestres quanto para motoristas”, justifica o parlamentar. Ele questiona, por exemplo, se já existe algum projeto para implantação da referida calçada e, caso haja, qual a previsão para o início das obras (062.00833.2025).
Projeto para segurança no trânsito recebe manifestação
Em resposta ao parecer da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Nori Seto (PP) anexou manifestação ao projeto de lei de sua autoria com o objetivo de ampliar as ações educativas relacionadas à segurança no trânsito de Curitiba (005.00128.2024). O vereador cita, entre outros argumentos para defender o trâmite regimental da proposta, que a atualização da legislação busca “ fortalecer as ações pedagógicas em favor do bem-estar no trânsito” (045.00053.2025).
Presidente Tico Kuzma congratula aniversariantes do dia
O presidente Tico Kuzma (PSD) desejou felicidades à segunda-secretária da Casa, Indiara Barbosa (Novo); ao presidente da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), Alexandre Curi (PSD); ao controlador-geral do Município, Bruno Pandini; e aos servidores Nadia Koseko, técnica administrativa da da Diretoria Contábil-Financeira, e Edson Rebello, redator da Diretoria de Plenário.
Cônsul do Reino Unido tem agenda na CMC
Cônsul honorário do Reino Unido em Curitiba, Adam Paul Patterson esteve na Câmara Municipal, na manhã desta quarta-feira (9), para reunião com o presidente Tico Kuzma (PSD) e outros vereadores.
Vereadora retira projeto de lei*
A vereadora Delegada Tathiana Guzella (União) retirou projeto de lei de sua autoria “para adequação da proposta” (072.00146.2025). A matéria previa a isenção do pagamento da tarifa do transporte coletivo municipal para os vigilantes (005.00321.2024).
Notas elaboradas pelas estudantes de Jornalismo Julia Yamane* e Pietra Hara**, especial para a CMC
*Supervisão do estágio: Fernanda Foggiato
**Supervisão do estágio: Michelle Stival
Edição: Fernanda Foggiato