As notas da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) registram os pronunciamentos dos vereadores, requerimentos, visitas e outros acontecimentos das sessões plenárias do Legislativo da capital do Paraná.
Emendas podem acelerar reconhecimento facial no Mesa Solidária I
Na quarta-feira (16), a vereadora Delegada Tathiana Guzella (União) foi à tribuna da Câmara de Curitiba para anunciar que o deputado estadual Tito Barrichello (União) se dispôs a enviar emenda parlamentar à Curitiba para acelerar a implantação do reconhecimento facial nas unidades do programa Mesa Solidária. “Tenho constatado que o esforço da FAS [Fundação de Ação Social] de ter uma solução para cada tipo de pessoa em situação de rua. Mas há uma falha, que pode ser consertada com um pequeno valor, que o deputado Xerifão já se predispôs a encaminhar, que é reconhecimento facial interligado com o sistema de mandados de prisão do CNJ [Conselho Nacional de Justiça].”
Emendas podem acelerar reconhecimento facial no Mesa Solidária II
“Hoje, embora exista um cadastro da FAS, não temos um software e hardware que identifique se aquela pessoa tem mandado de prisão em aberto”, justificou Delegada Tathiana, dizendo que conversou com secretários municipais e ouviu de Rafael Vianna, da SMDT, que o sistema será implantado progressivamente em Curitiba. O assunto recebeu o apoio em plenário de Eder Borges (PL), que culpou antigos prefeitos pelo quadro atual. “É um problema difícil de resolver, três gestões fecharam os olhos para isso, tornando Curitiba acolhedora para dependentes químicos e em conflito com a lei. João Bettega (União) concordou com a parlamentar, alertando que “tem pessoas com histórico de crimes graves sendo alimentados [pelo poder público]”, complementou o vereador.
Clube amador da Vila Guaíra tem aniversário comemorado na Câmara de Curitiba
Saudando o dirigente de futebol Erlei Jorge Bassan, o vereador Sidnei Toaldo (PRD) deu os parabéns, em plenário, ao time amador Esporte Clube Sergipe, fundado há 62 anos no bairro Vila Guaíra, em Curitiba. Neste ano, os jogadores disputarão a 3ª Divisão do Campeonato Amador da capital do Paraná. Ao final da fala, o presidente da CMC, Tico Kuzma (PSD), brincou com Toaldo, lembrando que na quarta à noite teria jogo da Recopa, entre Pilarzinho (atual campeão da Série A) e Grêmio Ipiranga (campeão da Série B), “e estaremos lá em lados opostos”. No jogo, o Pilarzinho venceu por 2 a 1, com um gol nos acréscimos.
Camilla Gonda sugere distribuição de uniformes e merenda nas férias em Curitiba
A distribuição de kits de material escolar e uniformes a todas as crianças matriculadas na rede pública municipal de Curitiba foi um dos destaques na fala da vereadora Camilla Gonda (PSB) na quarta-feira, quando ela fez um balanço das ações de seu mandato na área da Educação. A ideia foi objeto de uma sugestão da parlamentar à Prefeitura de Curitiba (205.00053.2025), assim com o outro destaque feito por ela, de continuar a oferta da merenda escolar fora do ano ano letivo, também foi oficializada, só que por projeto de lei (005.00078.2025). “É uma ideia para combater a insegurança alimentar e promover o bem-estar das crianças mesmo fora do calendário letivo”, justificou.
Projeto de lei regulamenta prerrogativa de fiscalização dos vereadores de Curitiba
Ecoando pedidos feitos nos dias anteriores, Bruno Secco (PMB) insistiu com os colegas vereadores para que eles entrem como coautores no projeto de lei que regulamenta a prerrogativa de fiscalização dos vereadores de Curitiba. No entendimento do parlamentar, a proposição, aberta para assinaturas no Sistema de Proposições Legislativas, deveria ser apoiada por todos os parlamentares, por ser “suprapartidária e supra ideológica” (005.00250.2025, com substitutivo geral (031.00031.2025). Secco disse que o projeto é uma resposta a vereadores estarem sendo barrados em fiscalizações em unidades de saúde.
Marcos Vieira convida vereadores para encenação da Paixão de Cristo
Elogiando o esforço de “evangelização pela arte” do Grupo de Teatro Arte e Vida, Marcos Vieira (PDT) convidou os vereadores para a encenação da Paixão de Cristo, nesta sexta-feira (18), na Rua da Cidadania do Bairro Novo. Ele destacou que o espetáculo é realizado há 25 anos e que, neste ano, terá 35 cenas, com cerca de duas horas, envolvendo 240 integrantes, dentre os quais “muitos jovens da região”. A peça reconta os principais momentos da vida de Jesus, do nascimento à ascensão. A apresentação será às 20h.