A Controladoria-Geral do Estado (CGE) tem nova coordenadora de Ouvidoria, que assume a função de ouvidora-geral. Letícia Dohms é servidora efetiva do Estado e começou na Ouvidoria da Secretaria da Saúde. Entre suas diretrizes ao assumir o novo cargo, está o fortalecimento da atuação em rede das ouvidorias do Estado e a consolidação do setor como ferramenta estratégica de gestão para a administração pública.
A função da ouvidora-geral será coordenar 77 ouvidorias setoriais, distribuídas em órgãos e entidades do Estado, além de ser responsável pelas demandas da Ouvidoria-Geral. O serviço de ouvidoria atende, em média, 16 mil manifestações mensais.
“Acreditamos na importância de lideranças qualificadas e comprometidas com a escuta ativa, o diálogo institucional e a promoção de um serviço público mais eficiente e humano”, afirmou a controladora-geral do Estado, Leticia Ferreira da Silva.
Letícia Dohms é formada em Comunicação Institucional e é habilitada como avaliadora externa de ouvidorias, pela Fiocruz. Ela disse que o trabalho principal se voltará ao atendimento nas ouvidorias setoriais e, dessa forma, atender o cidadão cada vez melhor e com mais agilidade.
“Ao mesmo tempo, as informações registradas nas manifestações serão consolidadas em relatórios aos gestores. Com a voz do cidadão traduzida nesses documentos, o gestor poderá direcionar ou aprimorar políticas públicas, programas e o atendimento à população”, disse.
INFORMAÇÕES – Dos 194.612 atendimentos realizados no ano passado, 36,2% foram solicitações de informações ou serviços, e 32%, reclamações. Denúncias representaram 25,6% das manifestações, enquanto elogios, 4,2%; e sugestões e pedidos de acesso à informação 1%, cada. Os dados estão disponíveis no painel interativo CGEOuv+, também acessível pelo site da CGE.
Todo registro na Ouvidoria-Geral é tratado e atribuído ao órgão ou entidade relacionado na manifestação, para que adote as providências necessárias. “Nós temos a preocupação de qualificar melhor as manifestações na ouvidoria, orientando o cidadão e mesmo o servidor a fornecer informações suficientes para que o gestor possa tomar alguma medida, quer em se tratando de denúncias, reclamações e outras naturezas”, comentou a nova ouvidora-geral.
FUNCIONAMENTO – Trabalham na Ouvidoria-Geral, vinculada à CGE, três servidores efetivos, dois comissionados e cinco estagiários. Recentemente, a Ouvidoria-Geral assumiu a Ouvidoria da Mulher Servidora, para prestar atendimento acolhedor e privativo às servidoras do Estado, e o SOS Racismo, serviço de orientação e registro de denúncia administrativa.
Serviço
Site: https://www.cge.pr.gov.br/Pagina/Registre-sua-Manifestacao
Telefone: 0800-041-1113 – OPÇÃO 2
Aplicativo: WhatsApp 41 3883-4014Presencialmente: Rua Mateus Leme, 2.018 – Centro Cívico. Curitiba-PR