O Paraná é o único estado do Brasil com um estande na 37ª Conferência Anual da Associação Brasileira de Educação Internacional (Faubai 2025), que começou no domingo (27) e segue até esta quarta-feira (30), em Brasília. O espaço paranaense, um dos mais visitados do evento, está atraindo o interesse de representantes de instituições de ensino superior, agências de fomento e especialistas em internacionalização, que buscam conhecer as oportunidades de cooperação acadêmica e científica com as universidades do Estado.
O secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Nelson Bona, coordena a comitiva paranaense, que conta com assessores da área de relações institucionais e cooperação internacional da pasta, da Fundação Araucária e das universidades estaduais do Paraná.
O objetivo é fortalecer parcerias que ampliem a inserção global das instituições estaduais de ensino superior, promovendo mais oportunidades de pesquisa e intercâmbio para estudantes e professores de graduação e pós-graduação em diferentes campos do conhecimento.
No estande do Governo do Paraná, os participantes do evento podem conhecer as principais iniciativas de internacionalização desenvolvidas pelo Estado, incluindo programas de mobilidade acadêmica, projetos de pesquisa em colaboração com instituições estrangeiras e ações de atração de estudantes internacionais. A presença do governo estadual nessa conferência reforça o compromisso em transformar o Paraná em um polo de referência em educação globalizada.
Segundo o secretário Aldo Bona, a participação na Faubai 2025 reflete uma estratégia para consolidar o Paraná no cenário educacional global. “Essa conferência nos permite ampliar as conexões acadêmicas e estabelecer diálogos com instituições internacionais para identificar oportunidades de colaboração em pesquisa e inovação e atrair novos acordos de cooperação que beneficiem as universidades estaduais, abrindo caminhos para mobilidade estudantil e docente”, afirma.
Considerado um dos principais eventos da América Latina dedicado à internacionalização da educação superior, a conferência da Faubai reúne, todos os anos, mais de 600 participantes de diversas partes do mundo. A presença do Paraná no encontro consolida a política estadual de internacionalização do ensino superior, alinhada às diretrizes de desenvolvimento científico e tecnológico do governo estadual.
INTERNACIONALIZAÇÃO – Atualmente, a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) conta com dois acordos internacionais vigentes, sendo um com a Secretaria da Educação de Utah, nos Estados Unidos, e o outro envolvendo universidades do Japão. Já as sete universidades estaduais somam mais de 40 acordos de cooperação com instituições de ensino superior de países em diferentes continentes, o que posiciona o Estado como hub de educação internacional no Brasil.
Para fortalecer a troca de conhecimento e a pesquisa colaborativa internacional, o Governo do Paraná lançou o Programa Ganhando o Mundo da Ciência. Baseado no programa existente nas escolas da rede estadual, a iniciativa pretende levar universitários pesquisadores de iniciação científica do Sistema Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná para intercâmbios de até oito meses no Exterior.